Unico SENHOR E SALVADOR

Unico SENHOR E SALVADOR

terça-feira, 29 de novembro de 2016

Acidente com avião que levava Chapecoense para final da Copa Sul-Americana deixa 76 mortos; 5 sobrevivem

Equipe da Chapecoense

Um avião que transportava o time de futebol da Chapecoense caiu na madrugada desta terça-feira na Colômbia, para onde a equipe viajava para disputar a final da Copa Sul-Americana contra o Atlético Nacional de Medellín.


Oitenta e uma pessoas estavam a bordo, entre jogadores, jornalistas e tripulantes.

A Polícia do Departamento (Estado) de Antióquia, informou à agência de notícias Reuters que 76 pessoas morreram e cinco sobreviveram.

O avião da companhia boliviana Lamia caiu numa área de montanhas quando se aproximava da cidade de Medellín

Entre os sobreviventes confirmados estariam o goleiro Follmann, o lateral esquerdo Alan
Ruschel, o zagueiro Neto e o jornalista Rafael Henzel, assim como uma aeromoça, identificada como Ximena Suarez.

A Cruz Vermelha colombiana e a imprensa local confirmaram que o goleiro Marcos Danilo Padilha, conhecido como Danilo, não sobreviveu aos ferimentos. Ele havia sido resgatado com vida e seu nome ainda estaria na lista de sobreviventes divulgada pelas autoridades de aviação civil colombiana.

O zagueiro Neto foi encontrado pelos bombeiros colombianos no começo da manhã, em meio aos destroços do avião. Ele teria sofrido traumatismo craniano.

Mau tempo dificulta resgate

O mau tempo na região torna mais difícil o trabalho de resgate, que chegou a ser suspenso por causa da forte chuva.

Saiba Mais: Emocionante: Um minuto de silêncio mesmo! Liverpool x Leeds fazem tributo ao time da Chapecoense. Assista!!

O avião partiu-se em três pedaços. O local da queda, a cerca de 50 quilômetros da cidade de Medellín, no Departamento (Estado) de Antióquia, é montanhoso e de difícil acesso.

O voo RJ85 da Lamia fez uma escala em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, e sofreu o acidente quando se aproximava do destino, Medellín, na Colômbia

Mais cedo, o prefeito da cidade de Medellín, Federico Gutierrez, informara à agência de notícias France Presse que 25 pessoas tiveram a morte confirmada e que ao menos cinco pessoas haviam sido resgatadas com vida.

Piloto comunicou emergência


O avião, um RJ85 da companhia boliviana Lamia, com 17 anos de uso, havia feito uma escala em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, e seguia para Medellín.

Segundo um comunicado do Aeroporto José María Córdoba, de Medellín, a tripulação comunicou uma emergência por "falhas elétricas" por volta das 22h15 locais (1h15 de Brasília).

As equipes de resgate só conseguem chegar ao local do acidente por terra. O mau tempo prejudica os trabalhos.

A Confederação Sul-Americana de Futebol anunciou a suspensão da competição e de todas as suas atividades esportivas.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou o adiamento da final da Copa do Brasil, entre Grêmio e Atlético Mineiro, que estava prevista para amanhã, em Porto Alegre.

"Definições a respeito deste jogo serão informadas ao longo do dia", informou a CBF, que está enviando uma delegação à Colômbia para ajudar na liberação dos corpos.

Dois jogadores hospitalizados

O zagueiro Hélio Neto, de 32 anos, foi localizado com vida pelos bombeiros às 5h04 locais (8h04 de Brasília) e levado para o hospital San Juan de Dios, na cidade de La Ceja, na Colômbia.

O lateral Alan Ruschel (dir.) postou uma foto com o goleiro Danilo (esq.) a bordo do avião, festejando o pouco tempo de voo até Medellín. Alan está hospitalizado e Danilo foi levado com vida ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos, segundo a clínica.

A emissora colombiana Telemedellín mostrou imagens do que seria a chegada da ambulância com Neto ao hospital.

Também estava internado no hospital San Juan de Dios o lateral-esquerdo Alan Ruschel, de 27 anos. O estado dele é "estável", mas ele seria transferido porque sofreu várias fraturas nas pernas e na coluna, e deverá ser operado, segundo o hospital.

A mulher do jogador, Amanda, falou sobre o estado de Ruschel no Instagram.

O avião caiu numa região de montanhas. O diretor do departamento de aviação civil da Colômbia pediu às equipes de resgate que continuem mobilizadas e trabalhando no local.

"Graças a Deus o Alan está no hospital, estado estável. Estamos orando por todos que ainda não foram socorridos, e força para todos os familiares. Situação complicada, difícil. Só Deus para dar força mesmo", escreveu.

Uma equipe da agência de notícias EFE acompanhou a chegada dele ao hospital em La Ceja. O jogador perguntava insistentemente sobre a família e pedia que guardassem sua aliança de casamento.

Chapecoense de luto

A Chapecoense trocou o escudo verde do clube por outro preto, na sua página no Facebook, na qual escreveu:

"Em função do desencontro das notícias que chegam das mais diversas fontes jornalisticas, dando conta de um acidente com a aeronave que transportava a delegação da Chapecoense, a Associação Chapecoense de Futebol, através de seu vice-presidente Ivan Tozzo, reserva-se o direito de aguardar o pronunciamento oficial da autoridade aérea colombiana, a fim de emitir qualquer nota oficial sobre o acidente. 

Que Deus esteja com nossos atletas, dirigentes, jornalistas e demais convidados que estão junto com a delegação."

O lateral-esquerdo Alan Ruschel sofreu várias fraturas, foi operado e deve ser transferido do hospital San Juan de Dios, na cidade de La Ceja

O clube brasileiro está fretando um voo para levar uma comissão de médicos e advogados até a Colômbia.

Presidente Temer decreta 3 dias de luto

O presidente Michel Temer usou o Twitter e a hastag "Força Chape" para lamentar o acidente.

"Nesta hora triste que a tragédia se abate sobre dezenas de famílias brasileiras, expresso minha solidariedade."

Centenas de torcedores e moradores se concentram na sede da Chapecoense, na cidade catarinense de Chapecó.

"Estamos colocando todos meios para auxiliar familiares e dar toda a assistência possível. A aeronáutica e o Itamaraty já foram acionados."

"O governo fará todo o possível para aliviar a dor dos amigos e familiares do esporte e do jornalismo nacional", tuitou o presidente do Brasil.

O prefeito colombiano Elkin Ospina, da cidade de La Ceja, que fica próxima ao local do acidente, está na região e disse que a prioridade é a busca por sobreviventes.

O diretor do departamento de Aeronáutica Civil da Colômbia, Alfredo Bocanegra, fez um apelo para que as buscas não sejam suspensas e que as equipes continuem mobilizadas.

De acordo com a imprensa colombiana, o piloto do avião teria conseguido descartar todo o combustível para evitar uma explosão e tentar o pouso de emergência.

A Força Aérea da Colômbia informou que o mau tempo impediu que um helicóptero militar fosse enviado para ajudar no resgate.

A Chapecoense enfrentaria o Atletico Nacional de Medellín na final da Copa Sul-Americana, na quarta-feira, em Medellín.

O clube colombiano divulgou uma breve mensagem no Twitter.

"O Nacional lamenta profundamente e se solidariza com @chapecoensereal pelo acidente ocorrido e espera informações das autoridades".

Prefeito de Chapecó escapou por acaso

O prefeito da cidade de Chapecó, Luciano Buligon, deveria ter embarcado no mesmo voo, mas acabou não indo porque teve um compromisso em São Paulo.

Ele lamentou o acidente e contou que seu nome estava na lista de passageiros por engano.

A ex-presidente Dilma Rousseff também tuitou sobre o acidente com a equipe da Chapecoense.

"Foi com grande pesar q recebi a notícia do acidente com o avião q transportava atletas do @chapecoensereal, jornalistas e tripulantes", escreveu Dilma.

"Às famílias brasileiras atingidas por essa tragédia, presto minhas condolências e solidariedade. Estamos unidos nesse momento difícil."

"Vamos reverenciar a memória dos nossos esportistas q trouxeram tanto orgulho e alegria aos brasileiros".

Mundo do esporte lamenta

O clube espanhol Atlético de Madri, que de 2007 a 2010 teve nos seus quadros um jogador da Chapecoense, divulgou mensagens de solidariedade no Twitter.

"Nossas condolências às famílias dos falecidos no acidente com o avião da @ChapecoenseReal. Descansem em paz."

"Comovidos pelo acidente com o avião em que viajava a @ChapecoenseReal e o nosso ex-jogador Cléber Santana."

O jogador Neymar homenageou os jogadores da Chapecoense com um post na sua página no Facebook. Ele publicou uma foto do escudo da equipe catarinense, com a hastag "Força Chape" e emojis de mãos em prece.

O atacante inglês Wayne Rooney também usou as redes sociais para lamentar o acidente com o avião da Chapecoense.

"Notícia triste ao acordar hoje. Meus pensamentos estão com @ChapecoenseReal e suas famílias e amigos."

O goleiro do Porto, o espanhol Iker Casillas escreveu na sua conta no Twitter: "Minhas condolências pelo acidente de avião onde viajava a @ChapecoenseReal. Momento duro para o futebol! Muita coragem e força!"

A Chapecoense viajou para a Colômbia onde disputaria a final da Copa Sul-Americana com o Atletico Nacional de Medellín, na próxima quarta-feira.

Phonte: BBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...