Unico SENHOR E SALVADOR

Unico SENHOR E SALVADOR

sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Nem só de Pão viverá o Homem


Jesus respondeu: “Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus’”. 

Mateus 4:4

Quando Jesus foi tentado por Satanás no deserto, Ele repreendeu o diabo com as palavras: “O homem não vive só de pão, mas de toda palavra que procede da boca de Deus” ( Mateus 4:4).

Historicamente, a igreja tem ecoado o ensinamento de Jesus, afirmando que a Bíblia é a vox Dei, a “voz de Deus” ou o verbum Dei, a “Palavra de Deus”.

Chamar a Bíblia de a Palavra de Deus não é sugerir que ela foi escrita pela própria mão divina de Deus ou que caiu do céu em um pára-quedas. A própria Bíblia chama claramente a atenção
para seus muitos autores humanos. 

Em um estudo cuidadoso da Escritura notamos que cada autor humano tem seu próprio estilo literário peculiar, vocabulário, ênfase especial, perspectiva e coisas do gênero.

Como a produção da Bíblia envolveu o esforço humano, como pode ser considerada a Palavra de Deus?

A Bíblia é chamada a Palavra de Deus por causa de sua afirmação, acreditada pela igreja, de que os escritores humanos não apenas escreveram suas próprias opiniões, mas que suas palavras foram inspiradas por Deus.

O apóstolo Paulo escreve: Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, 2 Timóteo 3:16.

A palavra inspiração é uma tradução da palavra grega que significa “sopro de Deus”. Deus exalou a Bíblia. Assim como devemos expelir o fôlego de nossas bocas quando falamos, então, finalmente, a Escritura é Deus falando.

Embora a Escritura veio até nós das penas dos autores humanos, a fonte da Escritura é Deus. É por isso que os profetas podem fazer o prefácio de suas palavras dizendo: “Assim diz o Senhor”. É também por isso que Jesus podia dizer: “A tua palavra é a verdade” ( João 17:17 ), e “a Escritura não pode ser anulada” ( João 10:35 ).

A palavra inspiração também chama a atenção para o processo pelo qual o Espírito Santo supervisionou a produção da Escritura. O Espírito Santo guiou os autores humanos para que suas palavras fossem nada menos que a palavra de Deus.

Como Deus supervisionou os escritos originais da Bíblia não é conhecido. Mas a inspiração não significa que Deus ditou suas mensagens para aqueles que escreveram a Bíblia. Pelo contrário, o Espírito Santo comunicou através dos escritores humanos as próprias palavras de Deus.

Os cristãos afirmam a infalibilidade e a inerrância da Bíblia porque Deus é, em última instância, o Autor da Bíblia. E porque Deus é incapaz de inspirar falsidade, Sua palavra é completamente verdadeira e digna de confiança. Qualquer produto literário humano normalmente preparado é passível de erro. Mas a Bíblia não é um projeto humano normal. Se a Bíblia é inspirada e supervisionada por Deus, então ela não pode errar.

Isso não significa que as traduções da Bíblia que temos hoje não possuem erros, mas que os manuscritos originais estavam absolutamente corretos. Nem significa que cada afirmação na Bíblia é verdadeira. O escritor do livro de Eclesiastes, por exemplo, declara que “não há trabalho ou dispositivo nem conhecimento, nem sabedoria na sepultura onde você está indo” ( Eclesiastes 9:10 ).

O escritor estava falando do ponto de vista do desespero humano, e sabemos que sua declaração é falsa a partir de outras partes da Escritura. Mesmo na revelação dos falsos raciocínios de um homem desesperado, a Bíblia fala a verdade.

Portanto, confie na Palavra, estude-a e se aproxime cada vez mais do Pai.

1 – Inspiração é o processo pelo qual Deus expirou Sua palavra.
2 – Deus é a fonte da Bíblia.
3 – Deus é o supervisor da Bíblia.
4 – Somente os manuscritos originais da Bíblia não possuem erros.



Phonte: Verdades Essenciais da Fé Cristã

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...