Unico SENHOR E SALVADOR

Unico SENHOR E SALVADOR

quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

Sermões apenas sobre “saúde e riqueza” deixam fiéis mais deprimidos

Resultado de imagem

Pesquisa mostra que aumentou o número de pessoas que leem a Bíblia apenas para achar "bênçãos"

Diferentes teólogos apontam para a ideia bastante comum no chamado “Evangelho da Prosperidade” de que muitas promessas para os pobres e os doentes acabam não se cumprindo, o que gera frustração nos ouvintes.

Uma pesquisa publicada este mês nos EUA concluiu que os éis com saúde física precária e baixo nível socioeconômico cada vez mais estão lendo a Bíblia apenas para alcançar “saúde e riqueza”, embora isso muitas vezes acabe fazendo com que se sintam pior.

“À primeira vista, pode parecer óbvio que pessoas com maiores privações em algum aspecto da vida têm maior probabilidade de recorrer às Escrituras para buscar orientação”, destacam
os sociólogos Reed DeAngelis, John Bartowski e Xiahe Xu. 

Eles publicaram os resultados de seu levantamento na revista cientíca Journal for the Scientic Study of Religion https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/jssr.12576).

Com base nas respostas de 1.500 entrevistados, os pesquisadores descobriram que as pessoas com problemas de saúde eram “28% mais propensas” a procurar promessas sobre saúde nas Escrituras, enquanto aquelas que passam por privações econômicas tinham 62,5% mais probabilidade de buscar “dicar” sobre como obter riqueza. Eles demonstravam que não recorriam à Bíblia por outras razões, como devoção pessoal ou estudo individual.

“Juntas, nossas análises indicam que certos segmentos desfavorecidos da população cada vez mais estão olhando para as Escrituras estritamente como uma busca personalizada para a autoajuda e à exclusão de outras formas de estudo religioso”, relataram os pesquisadores em seu estudo.

De acordo com a análise deles, cerca de 20% das pessoas que declaram ler a Bíblia frequentemente recorreram às Escrituras para ‘revelações’ sobre saúde e 30% para saber o que ela diz sobre a riqueza. Esse é um resultado direto dos sermões que ouvem sobre os temas nas igrejas ou na televisão.

Depressão

Embora seja uma questão complexa, que depende de diferentes contextos, os pesquisadores descobriram que esse tipo de abordagem das Escrituras pode fazer as pessoas se sentirem frustradas e até deprimidas.

“Nossas análises sugerem que a leitura das Escrituras focadas apenas em saúde e cura exacerbou os efeitos adversos, gerando sintomas depressivos. Nossa conclusão é consistente com a literatura já existente sobre o ‘lado negro’ desse enfrentamento espiritual”, escreveram.

As recentes descobertas sobre esses leitores da Bíblia focados em “saúde e riqueza” corroboram com a teoria hermenêutica que aponta para conceitos pré-estabelecidos sobre vivências que afetam a interpretação das Escrituras.

Neste caso, as pessoas que enfrentam problemas de saúde ou diculdades nanceiras leem trechos bíblicos buscando respostas com expectativas e suposições especícas, que não se sustentam teologicamente.

Os autores do estudo concluem: “As ideias preconcebidas, comumente enraizadas em experiências pessoais, são necessárias para que se inicie o processo de compreensão mais amplo”.

Uma pesquisa (https://lifewayresearch.com/2018/07/31/most-churchgoers-say-god-wants-them-to-prosper- nancially/) do instituto LifeWay Research, de Nashville (EUA) divulgada em agosto, indica que 69% dos evangélicos acredita que Deus deseja prosperidade nanceira dos éis.

Ao mesmo tempo, 16% dizem que “é preciso fazer algo para Deus se quiser receber bênçãos materiais em troca” e 38% aprenderam em sua congregação que “seu eu doar mais dinheiro para a Igreja, Deus irá me recompensar”.

Conforme ressalta Scott McConnell (https://noticias.gospelprime.com.br/maioria-acredita-que-deus-deseja-darprosperidade-nanceira/), diretor executivo da LifeWay, “um grupo signicativo de igrejas ensina que as doações desencadeiam uma resposta nanceira de Deus”. E isso inuencia a maneira como as pessoas veem seu relacionamento com Deus.

O estudioso acredita que ainda há uma diferença entre o púlpito e os bancos. “Vários líderes evangélicos influentes já condenaram a teologia da prosperidade”, lembra, “mas a maioria dos crentes ainda pensa que existe essa relação direta entre dar dinheiro e receber bênçãos”.

Phonte: Gospel Prime

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...