Unico SENHOR E SALVADOR

Unico SENHOR E SALVADOR

domingo, 4 de outubro de 2015

Reverência & Respeito no Culto


Nós precisamos entender uma coisa se queremos ser visitados por JEOVÁ, Ele exige respeito ao local da Sua Presença, Reverência. Isso quer dizer que você não pode andar onde a Presença do SENHOR está da mesma maneira como você anda em qualquer outro lugar.

Imediatamente a Presença de DEUS se manifesta em um local aquele local se torna TERRA SANTA, e então como o SENHOR ordenou a Moisés, algumas sandálias precisam ser removidas para podermos nos aproximar do SENHOR e lhe prestar um culto que seja agradável e aceitável diante do Seu Trono no Céu.

“O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução.” Provérbios 1:7


DEUS é também misericordioso, e então ELE vem e nos ensina. Vamos ver o que ELE fez com Moisés:

“E apascentava Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote em Midiã; e levou o rebanho atrás do deserto, e chegou ao monte de Deus, a Horebe. E apareceu-lhe o anjo do Senhor em uma chama de fogo do meio duma sarça; e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia.

E Moisés disse: Agora me virarei para lá, e verei esta grande visão, porque a sarça não se queima. E vendo o Senhor que se virava para ver, bradou Deus a ele do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés. Respondeu ele: Eis-me aqui. E disse: Não te chegues para cá; tira os sapatos de teus pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa.”
Êxodo 3:1-5



As sandálias que antes Moisés usava todos os dias, onde ele passeava naquele lugar em que estava acostumado sempre a estar, agora que o SENHOR está visitando, elas precisam ser removidas pois o lugar em que o SENHOR visitava agora se torna TERRA SANTA.

Remover as sandálias significa muitas coisas:

- Temor;
- Tremor;
- Respeito;
- Reverência;
- Humildade;
- Separação (quer dizer que aquele lugar não é um lugar comum, ele é separado dos demais, quer dizer que há coisas que você pode fazer nos demais lugares, porém, não naquele lugar)

Quando você for prestar culto a Deus a bíblia diz que você deve guardar o teu pé quando entrar na casa de Deus (Eclesiastes 5:1), e isso quer dizer que o culto não pode ser irreverente e sem temor.

Removendo as sandálias

Removendo as sandálias das distrações:

Evite distrair-se, distrações, etc

• Você está indo ao culto por causa do SENHOR e para o SENHOR, evite distrair-se com qualquer tipo de coisa que possa tirar o teu foco, tanto antes do culto, como no caminho para o culto, tanto quanto especialmente durante o culto e mesmo depois do culto. 

Se você vai cultuar a DEUS mas esta focado em outra coisa isso se torna um ídolo no seu coração, um rival ao próprio DEUS, isto revela idolatria no coração, é como dizer a DEUS que naquele momento outra coisa é mais importante para você do que ELE.

• Prepare-se em oração para o culto, o SENHOR requer preparação.

• Antes do culto evite ficar em falatórios inúteis, procure meditar no SENHOR e se possível em oração. Não se distraia e nem seja usado para distrair os outros, se possível esteja quieto em oração. Alguns irmãos querem estar quietos com Deus ou orando neste momento antes do culto, deixe-os em paz com DEUS.

• No caminho para o culto, mantenha o foco e espírito no SENHOR. Evite comentar muitas coisas e falar muitas coisas, evite comentar sobre problemas do dia a dia, ou assuntos do dia a dia que não serão resolvidos naquele momento, afinal, você está indo cultuar ao SENHOR, teu coração deve estar cheio de expectativa em ser tocado por DEUS, em ouvir a DEUS, em encontrar-se com DEUS, e não mais nas coisas do dia a dia. Para tudo tem um tempo, cada uma destas coisas que te preocupa você poderá resolver no tempo devido, mas agora, é a hora de ir ADORAR o SENHOR, este tempo é para ELE.

• Durante o culto evite distrações:

Tudo pode ser uma distração na hora do culto a DEUS, então esteja focado e ligado no Trono da Graça, você não está ali para sociabilizar mas sim para cultuar a DEUS:

(a) Tenha cuidado com as crianças, bebes, barulhos externos, não se distraiam com eles, deixe que os pais cuidem, preste auxílio se necessário e com sabedoria para causar o mínimo de distúrbio possível. Se você não é pai ou mãe não brinque com a criança ou dê atenção a ela durante o culto, mesmo que ela te chame a atenção ou sorria para você;

(b) Tenha cuidado com animais, evite deixar animais terem acesso aos locais de culto na hora do culto, pois são grande distração. Uma igreja no lar também é uma igreja, portanto, respeite;

(c) Tenha cuidado em desligar (colocar em modo avião ou mudo) o seu telefone celular. Se você deixar no modo vibratório isso pode causar tirar atenção do seu irmão ao teu lado caso toque.

(d) Evite comentar a pregação com o seu irmão que está do teu lado, deixe ele prestar atenção ao culto. Alguns irmãos tem mania de falar durante a pregação, se empolgam, mas até uma pequena frase e você pode desconcentrar o seu irmão. Guarde a tua língua.

Você pode até dar louvores a Deus e glórias a Deus durante uma pregação, porém faça isso com sabedoria, pois se todos ficarem glorificando o tempo todo ninguém conseguirá compreender o que está sendo pregado. Há que se guardar silêncio para ouvir o que o SENHOR está falando.

(e) Igreja não é lugar para você ficar acarinhando a sua esposa, dando carinho na cabeça e etc durante uma pregação ou louvores. Isso é total falta de respeito. Isso você pode fazer na sua casa, mas não na casa de DEUS durante o serviço a DEUS. As sandálias precisam ser retiradas, você está pisando em terra santa.

(f) Pontualidade é fundamental na hora do culto, sendo possível você procurar chegar alguns minutos pelo menos antes, para que você possa ter tempo de se refrescar e ir ao banheiro, acomodar-se, e estar ali preparado para o culto na hora assinalada para o começo.

Se você chegar atrasado e ainda começar a se ajeitar na sua cadeira e tudo mais você além de estar errado pelo atraso ainda está servindo de distração para os teus irmãos que já estão ali. Se alguém chegar atrasado e você está orando, não pare de orar e falar com Deus para cumprimentar seu irmão. Esteja em paz e quieto com o SENHOR, Ele é o mais importante na hora do culto e a razão para você estar ali é o SENHOR.

Seja pontual, pois você sabe que isso é uma questão de sabedoria, as virgens tolas se atrasaram e chegaram quando a porta já estava fechada e não puderam entrar por causa disso. Caso você chegue atrasado, procure chegar no maior silêncio possível, tente escolher assentos em que você não terá que incomodar ninguém para sentar ali, onde você não terá que pedir licença para passar.

Falta de pontualidade reflete uma grande falta de consideração com o SENHOR, desrespeito e irreverência.

(g) Durante o culto evite levantar para ir tomar água ou ir ao banheiro, a não ser em caso de necessidade urgente mesmo. Procure se programar, preparar, manejar teu corpo e tuas funções, antes do culto, para que você não tenha que levantar durante o culto e ir ao banheiro. 

Evite tomar água, comer, chupar balas, mascar chicletes na hora do culto. Se você abre uma bala e ainda oferece ao teu irmão enquanto o culto está acontecendo, então não faça mais isso, você está sendo usado para distrair ele, distraído e distraindo os outros. 

Não é hora de fazer isso, você está indo cultuar a DEUS. Mesmo se você tenha que fazer uso de medicamentos e isso precisa acontecer durante o culto, por exemplo, uma pastilha para garganta, ou qualquer outra coisa, levante-se discretamente, vá a um lugar reservado, tome o medicamento e depois retorne ao seu lugar.

(h) Evite distrair-se após o culto. Você lembra na parábola do semeador, que logo após a semente ser semeada aquela que caiu a beira do caminho logo foi roubada pelos pássaros que vieram e comeram. A semente ali é a palavra de Deus, e assim muitos irmãos se distraem imediatamente o culto terminou quando aquela hora deveriam digerir a Palavra, a Presença, a Unção do SENHOR.

A Bíblia diz “ande na Presença do SENHOR e seja sábio”, quando você vai embora para casa a mesma regra vale de quando você está vindo para o culto: MANTENHA O FOCO EM DEUS! 

Alguns imediatamente saem do culto começam a falar qualquer assunto, as vezes até bobagens e fofocas, outros imediatamente acabou o culto começam a falar de assuntos do dia a dia, preocupações, que não poderão ser resolvidas naquela hora, e assim perdem a visitação do SENHOR.

Guarde o teu coração em DEUS por todo o caminho de volta para sua casa. Guarde os teus olhos em DEUS. Se possível ao chegar em casa, continue em DEUS, faça que seja uma pequena oração de agradecimento por poder ter cultuado a DEUS naquele dia, peça perdão se em algo você não o agradou e que o Espírito Santo possa te corrigir.

(i) Evite ter pressa para ir embora da igreja. Eu sei que há momentos que você vai ter que voltar para casa correndo, pois cada um tem uma agenda de compromissos e sabe dos seus afazeres. Mas alguns infelizmente tem pressa de ir embora porque querem ir para casa comer, e então durante o culto ficam pensando em comida.

Nestes casos você pode ir ao culto em jejum para evitar ser tentado de querer voltar para casa logo para comer, ou apenas vigie e se controle. Alguns irmãos são tentados pelo inimigo numa pressa enorme de voltar para casa depois do culto, e em alguns momentos o Espírito pode trazer alguma palavra após o culto que seja importante. 

Procure vigiar nisso, pois o momento após o culto é importante, não fiquem em conversas tolas, e procure estar sensível ao Espírito, veja o que Ele quer fazer, não se estribe no teu próprio entendimento.

(j) A maneira como você se veste também faz parte da reverência no culto a Deus. Pudor, modéstia devem ser diários na vida do cristão. Mulheres evitem roupas sensuais, chamativas, indecorosas, pela simples forma como vocês se vestem vocês podem transformar a igreja num lugar de respeito ou não, vocês tem uma grande responsabilidade nisso.

Homens, evitem bermudas, regatas, bonés, camisas e calças apertadas, ou aquelas que mostram a cueca, e de igual modo façam a sua parte juntamente com as mulheres para que haja respeito & reverência na casa do SENHOR. Se vistam de maneira santa e respeitosa para cultuar a Deus.

Estas são algumas observações, não se distraia pois se você se distrair você distrairá os outros também, guarda o teu pé quando entrar na casa de DEUS.

Shalom

@obispoanderson

http://www.altardearrependimento.org/

23 comentários:

  1. O homem que teme a Deus é penitente.

    ResponderExcluir
  2. Linda lição para a igreja é assim que devemos ser na casa de deus com respeito e obediência

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus e não deus , pense nisto


      Excluir
    2. Excelente materia mas as igrejas perderam a essencia da reverencia nos culto, tudo pode so nao pode postura de seriedade.

      Excluir
  3. É FORTE. Boa noite AMIGOS.E IRMÃOS


    ResponderExcluir
  4. Uma lição as pessoas tem que respeitar a casa de DEUS

    ResponderExcluir
  5. Quando falamos de reverência no culto logo se entende de respeito ou Senhor, porque no culto é um lugar de ouvir a palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  6. Paz do senhor Jesus ...maravilhoso ensino. Gostei muito. Ordem ,desencia,respeito na casa do senhor ...chamada casa de oração casa de Deus .

    ResponderExcluir
  7. Pode mandar naus no meu imail .ensinos .paz obrigada . Todos os duas aprendemos do senhor Jesus .

    ResponderExcluir
  8. Fantástico. Falta muito disso nos cultos de hoje em dia.

    ResponderExcluir
  9. Há se todos , fossem a igreja com toda reverência viveriamos um avivamento. Infelizmente vão aos cultos não para cultuar a Deus e sim em busca de apenas de bênçãos não do abençoador.

    ResponderExcluir
  10. Muito bom! Uma exortação que não se vê nas igrejas.
    Muito necessário!!!

    ResponderExcluir
  11. Glória a Deus,estudo valioso e necessário.

    ResponderExcluir
  12. Agradeço a Deus por essas palavras !
    Isso me fez abrir mais a minha visão a nível de reverência a Deus.

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito copiando em
    3.....
    2.....
    1.....

    ResponderExcluir
  14. Bom dia paz do Senhor realmente é muito edificante e essa palavra mexeu muito no meu coração por isso eu ia para o círculo de oração e duas vezes na semana e ali eu vi a falta de respeito com a palavra do senhor a falta de reverência a palavra dele a presença dele o local onde ele se encontrava e ali mexeu muito comigo com a minha visão com a minha alma com meu espírito que anelava para que eu pegasse o que a palavra de Deus permite a naquele momento que não fosse a minha carne mas que fosse simplesmente o espírito santo de Deus pois todos nós sem exceção temos que ter reverência na casa do senhor temos que buscar o cheque na Esquilos e cheio da presença do espírito santo não encontrar no homem ou nas pessoas a segurança para nossos problemas ou a solução para nossos erros é muito forte mas é edificante eu recebo em nome de Jesus pois esse é meu WhatsApp Se quisermos continuar nossa missão e falar do amor de Jesus estarei sempre aqui WhatsApp é 84 94328-393

    ResponderExcluir
  15. Maravilhosas estas palavras. Pois somos abençoados desda eternidade eu e você eramos. E hoje vivemos a existência. Amém

    ResponderExcluir
  16. Maravilhosa palavra! Muitas pessoas já perderam o respeito e reverência a palavra de Deus, muito bom este estudo.

    ResponderExcluir

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...