Unico SENHOR E SALVADOR

Unico SENHOR E SALVADOR

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Cristãos e o Halloween


Em 31/10 comemora-se o Halloween - Dia das Bruxas - então pesquisei um pouco sobre a origem dessa data.

A Encyclopedia of American Folklore (Enciclopédia do Folclore Americano) explica:

“O Halloween está basicamente relacionado ao contato com forças espirituais, que na sua maioria, ameaçam e aterrorizam.”

Apenas por essa afirmação, podemos entender facilmente que essas forças não vêm de Deus.

Milhares de seguidores da religião wicca, que praticam antigos rituais celtas, ainda chamam o Halloween por seu antigo nome (Samhain) e a consideram a noite mais sagrada do ano.

A palavra Halloween tem origem na Igreja católica.

Vem de uma tradição contraída do dia 1 de novembro, o Dia de Todos os Santos, é um dia católico de observância em honra de santos.

Mas, no século V DC, na Irlanda Céltica, o verão oficialmente se concluía em 31 de outubro. O feriado de Samhain, o Ano novo Céltico.

Alguns bruxos acreditam que a origem do nome vem da palavra "Hallowinas" - nome dado às guardiãs femininas do saber oculto (bruxas) das terras do norte (Escandinávia).

O nome é, na realidade, uma versão encurtada de "All Hallows' Even"(Noite de Todos os Santos), a véspera do Dia de Todos os Santos (All Hallows' Day).

"Os cristãos não se dão conta disso, mas estão celebrando o nosso feriado junto conosco...

Nós achamos isso muito bom."
Jornal USA Today, citando um bruxo local.


Apesar de o Halloween ser considerado uma data Americana, a cada ano aumenta o número de pessoas e países que passam a comemorá-la.

Halloween e seus costumes não têm raízes nas Escrituras ou na igreja cristã. Eles estão firmemente enraizadas no ocultismo e em práticas pagãs.

Mas a maioria das pessoas desconhece a origem pagã dos símbolos, costumes e decorações do Halloween, que muitas vezes estão relacionados a seres sobrenaturais e forças ocultas.

1 - Quem se agrada no Halloween?


O simples fato das pessoas se fantasiarem de monstros e bruxas já dão uma conotação espiritual e maligna, que certamente não nos traz coisas boas nem atrai a presença de Deus.

Portanto se isso não agrada à Deus, agrada exatamente à quem??

"Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom (diabo)."
Mateus 6:24


2 - Nos EUA existe o hábito de dar doces:


Existem registros históricos que nos ensinam que os antigos Celtas tentavam "apaziguar" espíritos maus com guloseimas e doces. 

A Igreja mais tarde incentivou seus membros a irem de casa em casa na véspera do Dia de Todos os Santos pedindo alimentos em troca de uma oração pelos mortos. Esse costume passou a ser conhecido como “doces ou travessuras” do dia de Halloween.

3 - Por que as fantasias?


Esses mesmos povos antigos usavam máscaras assustadoras para que os "espíritos maus" os confundissem com outros espíritos e não os atormentassem.

Com o passar do tempo, durante o Halloween as pessoas passaram a ir de casa em casa fantasiadas de santos, anjos e demônios.

4 - Por que usar abóboras? a lenda de Jack O'Lantern (Jack da Lanterna)

A vela na abóbora provavelmente tem sua origem no folclore irlandês através de uma conhecida lenda:

Um homem chamado Jack em um dia 31 de Outubro bebeu excessivamente e o diabo veio levar sua alma. Desesperado, Jack implora por mais um copo de bebida e o diabo concede.

Jack estava sem dinheiro para o último trago e pede ao Diabo que se transformasse em uma moeda. O Diabo concorda.

Mal vê a moeda sobre a mesa, Jack guarda-a na carteira, que tem um fecho em forma de cruz.

Desesperado, o Diabo implora para sair e Jack propõe um trato: libertá-lo em troca de ficar na Terra por mais um ano inteiro. Sem opção, o Diabo concorda.

Para seu azar, um ano mais tarde, Jack morre, e em seguida tenta entrar no céu, mas sua entrada é negada.

Sem alternativa, vai para o inferno.

Chegando lá, encontra o diabo, que também não permite sua entrada (hehe, até parece...), e como castigo, o diabo joga uma brasa para que Jack possa iluminar seu caminho pelo "limbo". Jack põe a brasa dentro de um nabo para que dure mais tempo e sai perambulando.

Devido à esse acontecimento, sua alma penada passa a ser conhecida como Jack O'Lantern (Jack da Lanterna).

Os nabos na Irlanda eram usados como "lanternas do Jack" originalmente, mas quando os imigrantes vieram para a América, eles descobriram que as abóboras eram muito mais abundantes que nabos.

Então começaram à utilizar abóboras iluminadas com uma brasa por dentro ao invés de nabos.

Por isso a tradição de se fazer caricaturas em abóboras e iluminá-las por dentro com uma vela na época de Halloween

5 - Velas acesas:


Em várias religiões pagãs, a vela indica os caminhos para os espíritos do outro plano astral.

Celebrações como o Halloween estão em conflito com os ensinamentos da Bíblia.

Veja algumas passagens bíblicas que deixam claro que Deus abomina feitiçaria, tentativa de contato com mortos e tudo que seja ligado à ocultismo e espiritismo:

"Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro;
Nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos;
Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao Senhor; e por estas abominações o Senhor teu Deus os lança fora de diante de ti." Deuteronômio 18:10-12


Veja o que o apóstolo Paulo fala também sobre isso na carta à Gálatas:

"Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia,
Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,
Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus."
Gálatas 5:19-21


Mesmo que Halloween seja visto e ensinado como uma simples "brincadeira"... nenhum cristão pode, honestamente, "comemorar" o Dia das Bruxas, muito menos passar a impressão para seus filhos de que isso é aceitável nem normal.


Minha filhinha de 3 anos frequenta escolinha e lá já estão preparando a festinha e incentivando as crianças a participarem, porque as professoras vêem isso como normal e divertido.

Eu, como cristão, não quis discutir nem doutriná-las à respeito disso, simplesmente não vou levar minha filha pra escolinha nesse dia, pois procuro ensinar desde agora pra minha filha o caminho em que ela deve andar pela luz da Palavra de Deus.

A Bíblia diz:

"Educa a criança no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele." Provérbios 22: 6
Uma vez que muitas pessoas já não acreditam na existência do diabo nem dos seus demônios, eles sentem que não há mal algum em se divertir nessas "relíquias religiosas do passado." As crianças são ensinadas que bruxas e espíritos ruins são como historinhas, que são ficção / folclore... e que é divertido vestir-se como fantasmas ou duendes.

A negação da existência de Satanás e as forças demoníacas é claramente contrária às Escrituras.

De Gênesis a Apocalipse, a Bíblia afirma a existência de Satanás e espíritos demoníacos (Gênesis 3: 1; Jó 1: 6, Mateus 8:31; Apocalipse 12: 9).

Jesus ensinou aos seus discípulos que "estariam no mundo", mas que "não seriam do mundo" (João 17:15, 16), ou seja, que como cristãos não devemos fazer parte de tudo que é feito no mundo.

Sabemos que isso nem sempre é fácil, principalmente diante dos olhos de alguns de nossos amigos e parentes mais próximos, mas devemos ficar firmes na Palavra pois a Bília é clara em dizer que, para nós, importa mais agradar à Deus do que aos homens.

Paz

Por Leonardo Souza

Phontes:

http://www.adventistreview.org/church-news/story3386-what-every-christian-should-know-about-halloween

https://en.wikipedia.org/wiki/Halloween

http://www.amazingfacts.org/news-and-features/news/item/id/13173/t/halloween-and-the-christian

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...