Unico SENHOR E SALVADOR

Unico SENHOR E SALVADOR

sábado, 24 de agosto de 2013

Stand Up Gospel


Irineu Siqueira Neto

Por incrível que pareça eu iria escrever uma postagem sobre isso, mas já tiveram a mesma inspiração.

Um dos maiores expoentes do stand-up gospel é o pastor Silmar Coelho, que tem a ênfase de seu ministério sobre como edificar os casamentos.

A minha pergunta ao assistir a sua ultima apresentação, ops, pregação. até que ponto um show de comédia leva os cônjuges a se questionarem e se encontrarem com seus erros e incertezas, corrigindo seu curso e os faz assumir seus papeis dentro do matrimônio?

Como diria o poeta: "A piada enfraquece a repreensão"

Acompanhe:


Stand Up Gospel. Será uma nova forma de pregação?

Por Renato Vargens 

Nos últimos anos tem se multiplicado na Igreja Evangélica brasileira um diferente tipo e estilo de pregação. Nela, o pregador em vez de anunciar o Evangelho da salvação Eterna gasta o seu precioso tempo divertindo a platéia. Outro dia ouvi um irmão dizendo: "O pastor fulano de tal é uma bênção! Ele é muito engraçado! Eu ri litros com sua mensagem!"

Caro leitor, por favor, pare, pense e responda sinceramente: quem disse que um pregador do evangelho deve ser um animador de auditório? Verdadeiramente, o que Spurgeon temia aconteceu, pastores se transformaram em promotores de entretenimento.

Lamentavelmente nos dias de hoje, percebemos em boa parte das nossas igrejas um número significativo de pastores que em vez de pregar a santa Palavra de Deus, transformaram-se em exímios animadores de auditório. Para prender a atenção do seu público, contam piadas, pulam, fazem caretas, caras e bocas e muito mais, isto sem falar nos jargões que sem dó e piedade são vomitados em nossos ouvidos. Senão bastasse isso, o conteúdo de suas mensagens não é a Palavra de Deus e sim princípios relacionados a autoajuda, o que se deve em parte ao despreparo bíblico e teológico de muitos destes irmãos.

Prezado amigo, a função do pregador não é divertir o povo e sim pregar a Palavra de Deus. O pastor foi chamado a anunciar TODO Conselho de Deus e não fazer do púlpito, um teatro, uma arena ou um circo.

Ora, bem sei que alguns discordam de mim, no entanto, creio piamente que pastores não foram chamados por Deus para fazer o povo rir como se num auditório estivessem e sim anunciar as Boas Novas de Salvação Eterna.

Isto posto, concordo com os puritanos que diziam que o púlpito é lugar sério e não um palco de entretenimento.

Vale a pena ressaltar que não condeno o pregador quando em meio a um sermão conta um relato jocoso, isso é absolutamente compreensível. O que condeno são aqueles que abandonaram as Escrituras em detrimento do riso e do entretenimento fazendo deste estilo de mensagem um método de pregação onde o que importa no final de tudo é a satisfação do cliente.

Para terminar esta breve reflexão, tomo emprestado as palavras do pastor Antônio Silva que diz:

"Estamos vivendo tempos muito estranhos! Pregadores do estilo "stand-by gospel" são considerados heróis. Cantores popstars são os verdadeiros adoradores, mesmo que só "adorem" por muitos, muitos milhares de reais."

Que Deus tenha misericórdia de cada um de nós!

"Não procuro outros meios para a conversão do homem, além da simples pregação do Evangelho." Charles Spurgeon

Soli Deo Gloria,

Renato Vargens


Certa vez um pregador experiente disse: ‘a pregação deve incomodar os que estão acomodados e acomodar (consolar) os que estão incomodados’. 

O testemunho cristão deve mexer com as pessoas ao nosso redor representando que não estamos acomodados com este mundo como diz também em Romanos 12.2: “não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...