Presidente francês diz que Paris está pronta para construir a "vanguarda" para fortalecer o euro e pede que cidadãos renovem a fé no projeto europeu, atualmente enfraquecido pela crise financeira da Grécia.
O presidente da França, François Hollande, defendeu neste domingo (19/07) a criação de um governo da zona do euro com orçamento próprio, assim como um parlamento para garantir o controle democrático – uma ideia originalmente proposta pelo ex-chefe da Comissão Europeia e um dos arquitetos do euro, Jacques Delors.
De acordo com um artigo publicado pelo presidente no jornal dominical Le Journal du Dimanche, Hollande afirmou que a França está pronta para construir a "vanguarda" para fortalecer o euro e exortou os cidadãos europeus a renovarem a fé no projeto europeu, atualmente enfraquecido pela crise financeira da Grécia.
Ele afirmou que os países da zona do euro conseguiram, nesta semana, "reafirmar a sua coesão com a Grécia" ao chegar a um acordo para o terceiro programa de resgate e que "prevaleceu o espírito europeu". Apesar disso, os mecanismos institucionais não podem continuar como estão, afirmou.
Hollande lamentou que a Europa tenha "deixado as suas instituições se debilitarem" e que os governos dos 28 países-membros tenham dificuldades para realizar uma maior integração. Para ele, os movimentos populistas se aproveitam do desencanto popular com as instituições europeias e "atacam a Europa, porque têm medo do mundo, porque querem voltar às divisões, aos muros e às valas".
Para ele, a Europa só pode avançar com a ideia de superação, e "a União Europeia não pode se reduzir a regras, mecanismos ou disciplinas".
FC/rtr/dpa/efe/lusa
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!