Unico SENHOR E SALVADOR

Unico SENHOR E SALVADOR

domingo, 26 de novembro de 2017

O que significa Amém na Bíblia? Por que os cristãos dizem Amém?


Você lê a palavra “amém” muitas vezes nas Escrituras e também escuta frequentemente alguém pronunciá-la, mas o que exatamente significa a palavra amém?

Qual é a forma hebraica de Amém?

A palavra hebraica usada para amém no Antigo Testamento é “ei homens” e significa “seja, verdade, verdade” ou “verdadeiramente” (literalmente “verdade”) é uma declaração de afirmação do que foi falado ou escrito.

É como o pastor dizendo “Jesus é Deus” e alguns na congregação dizem “amém” ou
“verdadeiramente”. Amém é frequentemente usado no final de uma oração ou uma afirmação verdadeira. Você poderia dizer “A Palavra de Deus é a Palavra de Deus inspirada” e aqueles que concordam dirão “amém” ou “verdadeiramente é”.

No Salmo 41:13 diz: “Bendito seja o Senhor, o Deus de Israel, de Eterna até a eternidade! Amém e Amém. ” O que Davi conclui neste salmo sobre a graça de Deus não é apenas um amém, mas ele repete duas vezes e na literatura judaica, esta é a maior ênfase possível.

A única maior ênfase que é possível na literatura judaica é dizer isto ou escrevê-lo três vezes e isso só é reservado a Deus, onde é dito que Ele é “Santo, Santo e Santo” em Isaías 6 e alguns outros lugares. Se o lemos de acordo com o significado desta palavra, poderíamos lê-lo como; “Bendito seja o Senhor, o Deus de Israel, desde a eternidade até a eternidade! Verdadeiramente e de verdade “.

Qual é a forma grega de Amém?

A palavra grega para amém é “ἀμήν”, que é muito semelhante ao que significa em hebraico e que é “assim é” ou “verdadeiramente” e até “verdade” e “sim” dependendo da estrutura da frase.

Paulo usa isso em Romanos 1:25 por escrito “porque eles trocaram a verdade sobre Deus por uma mentira e adoraram e serviram a criatura em vez do Criador, que é abençoado para sempre! Amém. ” Então, você pode literalmente traduzir “amém” em Romanos 1:25 para “porque trocaram a verdade sobre Deus por uma mentira, adoraram e serviram a criatura em vez do Criador, que é abençoado para sempre! E assim é “ou” verdadeiramente”.

As Raízes do Amém

A palavra amém tem raízes na palavra semítica “verdade”, então, mesmo hoje, quando se fala, é como dizer “sim, verdade”, ou “isso é verdade”. Nunca devemos dizer amém apenas porque outros estão dizendo isso, em vez disso só devemos dizer amém se estivermos de acordo pessoal com o que acabamos de dizer, porque estamos reconhecendo que o que foi falado é absolutamente verdade. Mais do que isso, é uma vontade de se submeter a essa afirmação e acreditar nas implicações do que precedeu o “amém”.

Jesus frequentemente usava a palavra “amém”, mas às vezes o faz no começo de Suas orações como quando Ele disse “Em verdade, em verdade eu digo a você” ou “com toda a certeza”, como em João 5:24 – “Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.”.

O que Jesus está enfatizando é “com certeza” ou “com sinceridade, eu digo a você”.

Como Jesus diz duas vezes ou a repete, Ele está dando a maior ênfase possível ao que Ele disse, para que possamos saber com certeza que o que Ele disse é verdade absoluta. O que Ele quer que o ouvinte e o leitor saibam é que “Ei, ouça essa declaração, é muito, muito importante.” Sabemos que tudo o que Jesus disse foi verdadeiro e importante, porque Jesus é Deus e sabemos que Deus não pode mentir (Hebreus 6:18 ; Números 23:19), mas quando Jesus precede uma declaração dizendo “verdadeiramente, verdadeiramente” ou “com toda a certeza”, Ele está literalmente dizendo: “Amém, amém, eu digo a você, quem ouve minha palavra e acredita nela…”.

A repetição da palavra verdadeiramente, verdadeira ou com certeza (amém, amém) é como uma declaração sublinhada ou em negrito se quisermos fazer a mesma ênfase. Podemos até colocar a frase em itálico ou colocar um ponto de exclamação no final da frase.

Conclusão

Você nunca deve dizer “amém” a qualquer coisa sobre a qual você não está certo ou não está totalmente de acordo porque, para isso, é falar com hipocrisia. Se você se arrependeu e confiou em Cristo, então você pode dizer “amém” a esta declaração de Jesus: Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna. João 6:47

Para isso, posso dizer “amém” e “isso é verdade” porque acredito que esta é uma verdade objetiva que nunca pode estar errada. Não só não pode ser errado porque Jesus é Deus e Deus não pode mentir, mas acredito que tudo o que Jesus disse foi verdadeiro. Se você acredita nisso, então você já possui a vida eterna e, se realmente acredita nisso, nunca mais irá perecer (João 3:16 ). Amém e amém para isso!

Autor: Jack Wellman

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...