O babalorixá Benedito Vitor dos Santos participou da posse de Dias Toffoli
Durante a posse do ministro Dias Toffoli como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), uma figura emblemática estava entre os convidados para a cerimônia, o pai de santo “Vitão”, como é conhecido Benedito Januário dos Santos.
A receptividade dos ministros da Corte ao religioso, segundo relatou a revista IstoÉ, inclui conselhos e o que chama de “energização” do tribunal. Tudo isso acontece na surdina, fora da visibilidade da opinião pública ou da cobertura da grande mídia.
“Quando vou para Brasília, na surdina, vem o Fachin, os outros… Eles querem saber como é. Eu
dou as orientações, faço a energização”, relata.
Na posse de Dias Toffoli, Vitão conta que formou dupla de moda de viola com o ministro Gilmar Mendes, num momento de intimidade para poucos. O religioso demonstra gratidão pelo privilégio de ter sido convidado para a ocasião.
“Quem sou eu? Quantos não queriam um convite daquele [para participar da cerimônia de posse]? Quantos professores e desembargadores gostariam de ser convidados? E eu fui o primeiro a ser”, disse.
Sobre a possibilidade de uma indicação evangélica para o STF, Vitão é crítico e avalia que a religião é “questão de cada um”. “Não precisa ser terrivelmente evangélico [para ocupar o STF]. Tem que ser um bom ministro”, encerra.
Benedito Vitor dos Santos foi apresentado a Toffoli, quando o ex-advogado do Partido dos Trabalhadores (PT) ainda era estagiário do Departamento Jurídico XI de Agosto (DJ), da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.
Phonte: Gospel Prime
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!