Unico SENHOR E SALVADOR

Unico SENHOR E SALVADOR

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Opositor de Putin é assassinado em Moscou



MOSCOU — Um importante líder da oposição russa, Boris Y. Nemtsov, foi morto em uma rua no centro de Moscou nesta sexta-feira, afirmou o ministro russo do Interior à agência de notícias Interfax.

Nemtsov, de 55 anos, ganhou destaque ao se tornar governador do oblast de Nizhny Novgorod, e assumir o posto de vice-primeiro-ministro no fim dos anos 1990, durante os últimos anos de Boris Yeltsin à frente da presidência.

Desde que deixou o Parlamento, em 2003, Nemtsov fundou e comandou uma série de partidos de oposição, o último deles, o Partido Republicano da Rússia (RPR-PARNAS, na sigla em russo), e se tornou um crítico feroz do presidente russo, Vladimir Putin.

Uma das principais críticas de Nemtsov ao governo russo surgiu durante os Jogos Olímpicos de Inverno de 2014, realizados em Sochi, quando ele publicou um relatório em 2013, no qual classificou as Olimpíadas como "uma das mais descaradas falcatruas" na História recente da Rússia. Segundo o opositor, 60% do orçamento final dos jogos — que tiveram um custo de US$ 30 bilhões — foram superfaturados.

No domingo, o opositor participaria de uma marcha que promoveu ativamente, contra a intervenção russa na Ucrânia.

De acordo com o site russo Meduza, "várias pessoas" saíram de um carro branco que se aproximou de Nemtsov e dispararam contra o opositor, que foi atingido por tiros de pistola nas costas.
Boris Nemtsov durante um ato anti-Putin em 2012 Foto: KIRILL KUDRYAVTSEV / AFP
Boris Nemtsov durante um ato anti-Putin em 2012 -
KIRILL KUDRYAVTSEV / AFP
Um de seu colegas no RPR, Ilya Yashin, confirmou a morte de Nemtsov.
"Infelizmente vejo o corpo de Boris Nemtsov na minha frente agora", disse Yashin ao site russo de notícias Ienta.ru. "Estou na ponte Bolshoy Zamoskvoretsky. Vejo o corpo e muitos policiais ao seu redor".

Em sua última manifestação no Twitter, Nemtsov fazia um apelo para que a oposição russa se unisse na marcha contra a guerra que ele planejava para domingo.

"Se você quer que a Rússia interrompa sua guerra com a Ucrânia, se você quer que as agressões de Putin parem, venha para a Marcha da Primavera em Maryno no dia 1º de março", tuitou Nemtsov.

Em 2014, durante uma entrevista à rede americana de TV CNN, Nemtsov lamentou a situação dos empresários russos.


"Este é um país corrupto. E se você tem um negócio, você está em uma situação muito perigosa. Todos podem pressioná-lo e destruir seu negócio. É assim. Esse é o meu país", afirmou Nemtsov, antes de adotar um discurso levemente mais otimista. "O povo russo está em apuros. Os tribunais do país não funcionam, e a educação na Rússia piora a cada ano. Acredito que a Rússia tem uma chance de ser livre. Uma chance. É difícil, mas temos que conseguir".

Putin condenou o assassinato do líder opositor e disse que a morte de Nemtsov pode ter sido encomendada. O porta-voz do presidente, Dmitry Peskov, afirmou que o atentado contra Nemtsov também poderia ser uma manobra de "provocação", já que a oposição prepara um grande protesto em Moscou para este domingo.

Segundo Peskov, Putin foi rapidamente informado do assassinato, expressou suas condolências e ordenou que agentes da segurança investiguem o caso.

por

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...