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segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Dúvida Bíblica: Maria Madalena era Prostituta?

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Consideremos o relato bíblico a respeito de algumas mulheres:

Maria Madalena: (Maria de Magdala).
Liberta dos demônios por Jesus (Lc 8.2).
Servia a Jesus com seus bens (Lc 8-2-3).
Esteve ao pé da cruz (Mt 27.56; Mc 15.40; Jo 19.25).
Observou o sepultamente de Jesus (Mt 27.61; Mc 15.47).
Chegou cedo ao sepulcro (Mt 28.1; Mc 16.1; Lc 24.10; Jo 20.1).
Viu a Jesus ressuscitado (Mt 28.9; Mc 16.9; Jo 20.11-18).

Certa pecadora

“E eis que uma mulher da cidade, uma pecadora, sabendo que ele estava à mesa em casa do fariseu, levou um vaso de alabastro com ungüento.” 
(Lc 7.36-47).

Essa pecadora não pode ser identificada com Maria Madalena, nem com Maria, de Betânia. Maria Madalena é citada nominalmente pelo mesmo evangelista, em Lucas 8.2: 

“Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios”.

Maria irmã de Marta

Tinha ela uma irmã chamada Marta (Lc 10.39)
Assentou-se aos pés de Jesus e ouviu a Sua palavra (Lc 10.39)

Maria, de Betânia, irmã de Marta

Eram irmãs de Lázaro, a quem Jesus fez reviver (Jo 11.18...)

Maria, em Betânia

Enquanto Marta servia, Maria ungiu os pés de Jesus e os enxugou com seus cabelos (Jo 12.3)
Foi em Betânia, na casa de Simão, o leproso (Mt 26.6; Mc 14.3)
Foi em Betânia, onde estava Lázaro, que se achava presente. Estavam ali Marta e Maria (Jo 12.1-3)

Sobre as três últimas Marias, não há razão para não considerar tratar-se de apenas uma pessoa, isto é, Maria irmã de Marta, irmãs de Lázaro, a quem Jesus ressuscitou. 

Maria Madalena não pode também ser confundida com a pecadora referida pelo apóstolo João: 

“Os escribas e fariseus trouxeram-lhe uma mulher apanhada em adultério” (Jo 8.3). 

Portanto, o registro bíblico não nos autoriza a dizer que Maria, de Magdala, era prostituta, e que se trata da mesma pessoa citada em Lucas 7.36-47 e João 8.3.

Autor: Pr. Airton Evangelista da Costa

Um comentário:

  1. Acerca da Interpretação Bíblica

    A questão sobre qual é a interpretação correta da Bíblia e como a Palavra de Deus deve ser interpretada é uma temática que necessita de uma resposta válida. A necessidade de uma resposta correta é demonstrada no fato de inúmeras denominações alegarem seguir a Bíblia e no entanto apresentarem diferenças entre si e na forma como a interpretam. Eu acredito que a única forma válida de encontrar a resposta correta para a questão da interpretação bíblica ou hermenêutica, como algumas vezes é chamada, é ir à Bíblia e verificar o que a ela sugere em relação à sua própria interpretação. A responsabilidade de cada Cristão em relação a interpretação da Palavra de Deus é dada em II Timóteo 2:15. Lá nós lemos:

    II Timóteo 2: 15
    “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.”

    A palavra da verdade é a Palavra de Deus, por exemplo, a Bíblia. Como o versículo acima nos diz, somos responsáveis diante de Deus de corretamente manejar sua Palavra. A tradução Grega para “manejar corretamente” é a palavra “orthotomounta”. Esta palavra é composta pelo adjetivo “orthos” que significa “perfeitamente correto ou em linha reta” e o verbo “tomo” significa “cortar”. Assim “orthotomounta a palavra da verdade” significa “cortar perfeitamente ou em linha reta a palavra da verdade”. Agora para Deus nos chamar a cortar perfeitamente ou em linha reta Sua Palavra, significa que você não pode ter três ou até mesmo dois cortes e eles serem perfeitamente corretos. Apenas uma interpretação da Palavra de Deus é “perfeitamente correta”. Para saber como chegar a este corte perfeito e reto, a uma perfeita e correta interpretação da Bíblia, vamos a II Pedro 1:20. Lá nós lemos:

    “Sabendo primeiramente isto, que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação, porque a profecia nunca foi produzida por vontade dos homens, mas os homens da parte de Deus falaram movidos pelo Espírito Santo.”

    Nós já sabemos do artigo “Quem é o autor da Bíblia e quem a escreveu” que “profecia da Escritura” significa toda a Escritura, por exemplo, toda a Bíblia. De acordo com a passagem acima, nada na Bíblia é de particular interpretação. Agora, já que a interpretação particular está descartada, a única alternativa é que a Biblia interpreta a si mesma por exemplo, ela é auto-interpretada. Isto significa que não temos a permissão de ir à Bíblia e darmos à ela nossa própria interpretação. Ao invés disso somos obrigados, se queremos nos apresentar aprovados diante de Deus, de encontrar e seguir a interpretação que a Bíblia faz de si mesma. Esta e apenas esta é a correta interpretação da Bíblia. Quer está interpretação concorde ou não com nossa denominação ou tradição, não deve ter importância para nós. Para nós o que deve ser importante é estudar para nos apresentarmos aprovados a Deus e para fazê-lo nós devemos buscar e seguir a interpretação que a Bíblia faz de si mesma. siga-nos, http://ebdademe.blogspot.com.br/

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