Unico SENHOR E SALVADOR

Unico SENHOR E SALVADOR

domingo, 1 de março de 2015

A isca de satanás

TEXTO: Lucas 22 
INTRODUÇÃO:
• Quando olhamos para a igreja atual encontramos um cenário muito parecido com o episódio relatado em Lucas 22. Muitas pessoas bradando em torno da sua conversão, cantando e pregando nos altares, trabalhando nos seus ministérios, liderando pessoas, ouvindo a palavra de Deus, frequentando os cultos sistematicamente, dispostos a darem suas vidas por Jesus e a seguí-Lo para onde Ele for, mas no fundo, se Jesus tivesse a mesma oportunidade lhes diria tal e qual disse a Pedro: “Quando você se converter, fortaleça os seus irmãos”.

• Isto acontece porque uma pessoa não convertida pode tentar ajudar outra pessoa, e secularmente falando pode até conseguir, um não convertido pode motivar outra pessoa, secularmente falando, quem sabe até um não convertido pode falar a respeito da palavra de Deus a outras pessoas, mas há algo que este não convertido jamais conseguira fazer: “Transmitir aquilo que não possui”. Se você não está forte espiritualmente, poderá fazer tudo o que dissemos antes, apenas no plano terreno, mas espiritualmente jamais haverão frutos. Convertidos fazem convertidos, descrentes fazem descrentes.


Não convertidos são capazes de gerar pessoas crentes, mas não capazes de gerar pessoas salvas.
Não convertidos geram pessoas com religiosidades, mas não religiosas.
Não convertidos precisam viver sob doutrinas humanas e não espirituais.
Não convertidos geram rejeitados e não salvos, pois estes possuem visão superficial da salvação adaptada aos seus próprios conceitos e não à mensagem de Cruz pregada por Jesus.


TRANSIÇÃO: Vamos utilizar o texto em questão para elucidar algumas capazes nos ajudar a crescer espiritualmente.

AS CARACTERÍSTICAS DE UM NÃO CONVERTIDO.

1. NÃO CONVERTIDOS ESTÃO PRESOS AO PASSADO.

No primeiro encontro entre Jesus e Pedro Ele o chama de CEFAS, em hebraico, confirmando a sua procedência profética. O nome Cefas, significa PEDRA, representando firmeza, força e autoridade, mas agora, cerca de três anos depois, em Lucas 22.31 vemos o Senhor Jesus chamá-lo de “Simão”, e como se não bastasse ter sido chamado uma vez, o Senhor o chamou duas vezes dizendo: “Simão, Simão”. Todas as vezes que a bíblia chama alguém pelo seu nome duas vezes, encontramos uma advertência quanto a algo importante que já deveria ter acontecido ou que vai acontecer em relação à própria pessoa. 


A tradução literal para “Simão”, nome antigo de Pedro é “Cana Rachada”. Se você puxar um pouco pela sua imaginação, poderá ver uma cana rachada, balançando com o vento e certamente caindo por falta de sustentação. Sempre sujeito aos ventos contrários, capazes de derrubá-lo com facilidade, mesmo contra a sua vontade. Por outro lado o temperamento sanguíneo de Pedro revela-nos todas as dificuldades impostas aos sanguíneos. Estes sofrem por tomar decisões precipitadas, por falar sem pensar, por agir intempestivamente e mudar rapidamente de ideia. 

Quando Jesus chamou o “apóstolo Pedro” de “Simão”, estava dizendo o seguinte: “Pedrão, você ainda não se converteu! Continua cheio das suas atitudes do passado, vivendo exatamente como antes. Apesar de andar ao meu lado por todos estes anos o seu interior ainda é o mesmo Simão”.

2. NÃO CONVERTIDOS ESTÃO NAS MÃOS DO INIMIGO. 
“Satanás o havia pedido, para ser peneirado como trigo”. Como assim? Tente imaginar o agricultor peneirando trigo: O trigo e arrancado do solo, inclusive com a sua raiz, depois colocado para secar ao sol, depois disso juntado em feixes, logo após o agricultor pega os feixes e bate com eles firmemente no chão. 


Depois de uma longa surra, o que sobrou vira palha para ser queimada no fogo, e os grãos, agora separados no chão, são varridos e juntados para então passarem por mais um tratamento: A peneira! Agora o hábil agricultor, coloca pequenas quantidades de trigo na peneira, balançando rapidamente da direita para esquerda, da esquerda para a direita e num rápido movimento joga para cima os grãos para que o movimento e o vento possam separar a casca dos grãos. Este é o plano do inimigo para os irmãos em Cristo cuja conversão ainda não se deu por completo. 

O plano do inimigo é “roubar, matar e destruir”, deixando o indivíduo sem raiz, sem galhos e sem a casca, que representa a armadura espiritual do Cristão. Pense quantas pessoas estão vivendo assim nas igrejas. Satanás pega essas pessoas e joga pra cima e para baixo, tira o seu sustento espiritual, tira o seu sustento físico, remove as suas capas, destrói a sua capacidade de continuar produzindo. Estas são pessoas tristes, e mesmo plantadas na terra, são incapazes de produzir felicidade, confiança e entendimento.

3. FALAM MUITO, MAS, NÃO FAZEM NADA. 
No versículo 33 de Lucas 22 Pedro diz: “Estou pronto para ir contigo para a prisão e para a morte”, entretanto como lemos e sabemos a história não se confirmou a princípio. Pedro não só abandonou Jesus quando Ele foi preso, como também o abandonou nos momentos finais antes da sua morte. É fácil dizermos palavras bonitas: “Estou contigo, te seguirei até os confins da terra, estamos unidos num só espírito, onde tu fores eu irei”, mas será? Até que ponto estamos dispostos a caminhar firmes ao lado de Deus, firmes em nosso ministério, com nossos pastores. 


Quantas pessoas deixam os seus ministérios por bobeiras, por status, por não concordarem com a sua visão interior de evangelho. Quantas pessoas murmuram e se revoltam contra Deus por não terem atendidas as suas exigências, ou contra os seus líderes por não acompanharem as suas idéias e os seus desejos, como se estes fossem obrigados a obedecê-los e não o contrário. Não foi por acaso que Jesus seguiu no texto dizendo: “Eu lhe digo, Pedro, que antes que o galo cante hoje, três vezes você negará que me conhece”. Em outras palavras Jesus estava dizendo: Pedro, você fala muito, mas não é capaz de cumprir o que diz.

Precisamos refletir sobre a nossa vida
Pare um pouco e vamos pensar juntos: Como Jesus o chamaria se encontrasse com você hoje? Pedro ou Simão? Como é a sua estrutura de vida? Você ainda tem as mesmas atitudes do passado? Não tem controle emocional, não consegue segurar a sua língua, age sem pensar se vai ou não machucar as pessoas? Será que vez ou outra não sai aquele palavrãozinho da sua boca? Será que vez ou outra você não murmura, não coloca o seu lado sanguíneo para fora sem pensar nas consequências? 


Quantas vezes você já assumiu um compromisso diante de Deus e deixou de cumpri-lo logo depois? As suas respostas para estas questões irão falar a respeito de como você tem vivido e como você poderá viver se não assumir uma postura firme diante do Espírito Santo.

OS RESULTADOS NA VIDA DE UM NÃO CONVERTIDO

• Antes de continuar quero lembrar a você de que escrevo a respeito do “grande” apóstolo Pedro. Definitivamente esta é uma prova de que qualquer pessoa, mesmo estando diante de Deus, convivendo com ele, e quem sabe até respeitando “entre aspas”, a sua doutrina, pode viver sofrer deste mal e das suas consequências. Nada na bíblia está escrito por caso, e há um ensinamento profundo em torno desta passagem para todos nós, desejosos de obter uma vida com realidade diante de Deus. Vejamos alguns.

1. SEGUIR A JESUS DE LONGE. 
• O versículo 54 de Lucas 22 mostra Jesus já preso e sendo levado à casa do sumo sacerdote.

Escondido na penumbra da obscuridão dos seus sentimentos e da sua fé, o texto afirma: “Pedro o seguia à distância”. Atualmente vemos uma multidão de pessoas seguindo Jesus à distância.

a) Não querem compromisso para não comprometer o seu tempo.
b) Não querem responsabilidade para não comprometer a sua liberdade.
c) Não querem identificação para não comprometer os seus grupos sociais.


Seguindo esta onda, muitos espertos tem criado ministérios voltados para os seguidores de longe. Pode tudo! Piercing, tatuagem, pode homem com homem, mulher com mulher, o dízimo é roubo e palavra de correção é autoritarismo.


• Pessoas vivendo longe de Deus não conseguem ouvir a sua voz. Pessoas longe de Deus recebem por último a sua mensagem e pessoas longe de Deus de vez enquando precisam ouvir uns gritos do Senhor para poder compreender a sua realidade de vida, enquanto que os mais próximos ouvem uma voz branda e carinhosa. Isto pode parecer estranho a princípio, mas é uma ilustração válida. Perceba: Quando estamos distantes de Deus, pecamos e quando pecamos a voz de Deus brada de uma forma tão forte que todas as pessoas à nossa volta ficam sabendo a respeito da sua vida. 


É como se alguém pegasse um alto falante e dissesse: Ei! Tome um rumo na sua vida, saia desta situação de pecado porque se você continuar assim vai morrer. Agora, quando estamos próximos de Deus não há necessidade disto. O Senhor se aproxima dos nossos ouvidos e bem baixinho fala somente com você quais os passos a tomar para mudar a direção da sua vida e atingir um nível de fé e santidade capaz de gerar resultados.

2. COMPACTUAR COM O MUNDO. 
• O versículo 55 diz que... “quando acenderam um fogo no meio do pátio e se sentaram ao redor dele, Pedro sentou-se com eles”. O conhecido Salmo 1.1 diz “Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda com os zombadores”. Ora! Qual o pecado em sentar-se à beira do fogo para aquecer-se? Se o próprio Deus diz em Ezequiel 33.11 “Não tenho prazer na morte do ímpio, mas que o ímpio se converta do seu caminho e viva”, ou ainda Romanos 5.8 “... Deus morreu por nós sendo ainda pecadores”. 

A questão neste caso, não era participar de uma fogueira para aquecer o corpo em uma madrugada fria, e sim participar de um culto pagão. Em Roma, toda fogueira era consagrada ao deus Vulcano, filho de Jupiter (Hefesto na mitologia grega), o Deus dos raios e do fogo. Então, quando Pedro sentou-se à beira daquela fogueira e não se identificou como Cristão, viu-se obrigado a participar a conduta dos pecadores, que naquele momento consagravam aquele fogo a um falso Deus.

• Todas às vezes, quando negamos a nossa posição de fé, automaticamente somos levados, por vontade própria ou acidente, a ceder para algum tipo de entidade demoníaca. A pessoa sempre acaba bebendo, fumando, praticando sexo fora do casamento, entre diversos outros acidentes de percurso.


3. PERDER A IDENTIDADE. 
Vamos acompanhar os versículos 56 a 58: “Uma criada viu (Pedro) sentado ali à luz do fogo. Olhou fixamente para ele e disse: ‘Este homem estava com Ele’. Mas ele negou: ‘Mulher, não O conheço’. Pouco depois, um homem o viu e disse: ‘Você também é um deles’. ‘Homem, não sou!’, respondeu”. O que Pedro está fazendo é negar, definitivamente a sua identidade cristã. Se negarmos a nossa identidade, por uma questão de sobrevivência precisamos nos identificar com alguém. Com quem? Eis a questão! 

Existe a possibilidade de identificar-se com qualquer grupo, qualquer tendência, qualquer ideologia e depois disto estamos desligados de Deus conforme diz Mateus 10.33 Mas aquele que me negar diante dos homens, eu também o negarei diante do meu Pai que está nos céus.
Um cristão precisa ser identificado como Cristão, não somente pelo modo de vestir ou falar, mas pela sua própria essência. 


Esta identificação é espiritual. Não são sapatos brilhantes e gravatas chiques, nem tão pouco saia grande ou cabelos cumpridos que definem um Cristão, são calçados apostólicos e as vestes brancas de santidade os verdadeiros do homem e da mulher espiritual.

UM CHOQUE PÚBLICO PRA DESPERTAR.

• Na estratégia de correção na vida de Pedro Jesus estabeleceu um primeiro choque de realidade, o Canto do Galo, onde Ele confrontou-se com a suas lembranças, e pôde recordar do padrão íntimo de relacionamento atingindo junto a Deus. Agora, com a fogueira, haveria um novo choque, porém uma questão pública e notória. Novamente, conosco a situação é semelhante. Quando pecamos e não reconhecemos o erro é necessário ser confrontados intimamente e publicamente. No texto de Lucas 22, e nos versículos 56 a 59, vamos encontrar as três confrontações públicas de Pedro e entenderemos os seus significados.

1. É PRECISO SER CONFRONTADO PELA IGREJA. 
• No versículo 56, a bíblia mostra uma criada olhando fixamente para Pedro e lhe dizendo: “Este homem estava com ele”. A mulher, na bíblia, sempre representa a igreja ou Israel (depende do contexto).

• Aquela mulher, representando a igreja, confrontou Pedro dizendo: Você estava com Ele! Em outras palavras ela disse: “Ei Pedro, você não era aquele que orava com Jesus, que caminhava com ele, seguia os seus passos e cumpria a sua doutrina?”. Mesmo com a negativa de Pedro, aquelas palavras mexeram com ele.


• Atualmente a igreja não confronta mais as pessoas. Muitas vezes prefere concordar com práticas pagãs ao invés de confrontar os seus membros e falar a verdade. No livro do Apocalipse 2.15, estão escritas as revelações do apóstolo João à igreja de Pérgamo “De igual modo você tem também os que se apegam aos ensinos dos nicolaitas”. Observando o sentido etimológico da palavra compreenderemos melhor. 


O termo Nicolau vem do hebraico e significa “Vitorioso sobre todo o povo”, já a definição grega para a palavra é “Nikolaos”, compreendendo a junção de duas palavras: Nikao, que significa conquistar e Laos, que significa “os leigos”. Etimologicamente compreendemos que a palavra Nicolaita é “Aquele que domina sobre o povo leigo”. (Os historiadores afirmam que Nicolau era um diácono na Igreja que ensinava que a prostituição não era pecado).

• Perceba então: Para ficar firme no seu propósito é necessário ser confrontado com a nossa realidade de vida. Foi isto que Deus providenciou para Pedro e é isto o que deve ser providenciado para você dentro da sua realidade de vida. Não tenha medo! Aprenda a ser confrontado e a abrir o seu coração diante de palavras verdadeiras, para o Senhor, então, pode tratar toda e qualquer dificuldade na sua vida.

2. É PRECISO SER CONFRONTADO POR DEUS.
• Veja a sutileza da palavra de Deus. Pedro, de frente para uma fogueira, sendo confrontado primeiramente por uma mulher, representando a igreja, e agora, no versículo 58, sendo confrontado por um homem. Já aprendemos que o homem representa o próprio Deus, e ele disse: “Você também é um deles”. Pedro estava sendo confrontado por Deus no sentido de lembrar-se das suas origens cristãs: “Ei Pedro, você é um dos nossos!”.

• Pare e pense: Quantas vezes o próprio Deus já confrontou você de alguma forma através de uma palavra, uma voz, um louvor, uma oração ou outra maneira encontrada por Ele para fazer você enxergar a realidade? O tempo todo Jesus está confrontando a sua vida no sentido de fazê-lo voltar às suas origens. Esta é a maior esperança do Senhor, tê-lo em conformidade com a sua palavra e a sua autoridade.


• E agora? Você falar igual a Pedro? – “Não, Deus, eu não sou esta pessoa de quem você está falando?” Ou você vai admitir que Cristo é o seu salvador e se colocar na posição de homem ou mulher de Deus, como alguém capaz de adorar, orar, interceder e chorar na presença de Jesus Cristo.

3. É PRECISO SER CONFRONTADO PELO ESPÍRITO SANTO. 
• Por último, o versículo 59, mostra Pedro sendo confrontado por um outro homem, e ele diz: “Certamente este homem estava com ele, pois é Galileu”. Ah! Quão tremendas são as palavras de Deus para os espirituais. Veja o capricho do Senhor nestas poucas letras. 

Agora já não vemos apenas o Deus filho confrontando Pedro em relação à sua palavra e a sua autoridade, mas sim o Deus pai lhe dizendo: “Pedro não há como negar que você esteve ao lado do filho, porque você é Galileu, Eu sei de onde você vem!”. Ora como um homem desconhecido, que jamais havia tido contato com Pedro poderia identificá-lo? Simples! Estava estampado na face de Pedro de onde ele viera.

• Foi nas terras Galiléia onde Pedro presenciou grandes milagres de Deus, onde viu os seus sinais e maravilhas. O Espírito Santo, que conhecia intimamente a Pedro estava abrindo os seus olhos para a realidade da sua vida e fazendo-o pensar. Você não pode negar de onde vem, muito menos para onde vai.


• E quanto a você varão (ou varoa) Galileu! Vai ficar até quando deixando o tempo passar? O Espírito Santo está confrontando a sua vida para que você possa ter uma nova realidade de vida. Acredite! É possível mudar de vida, mas você precisa se render à autoridade e a visão do Espírito Santo sobre a sua vida.


• Hoje é um dia de confrontamentos! Abra o seu coração para Deus e permita a Ele tocar as trombetas capazes de levar você novamente ao primeiro amor e, quem sabe, colocar você de frente à fogueira para se confrontar com todas as suas realidades e necessidades de mudança. Deus tem propósitos para a sua vida que poderão iniciar uma cadeia de sucessos tremendos a partir do momento em que estas palavras se confirmarem em sua vida.


Pr. Nilton Jorge Lana
(22) 98194-3222

http://artigosgospel.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...