Unico SENHOR E SALVADOR

Unico SENHOR E SALVADOR

terça-feira, 5 de maio de 2015

Como Deus Poderia Acabar com a Confusão Religiosa


Recentemente, conheci um homem num ônibus e a nossa conversa rapidamente chegou a questões espirituais. Ele falou da sua experiência e de ter estudado diversas religiões. Já participou de algumas denominações "cristãs", estudou islamismo, budismo etc. Concordamos sobre alguns fatos fundamentais, inclusive sobre a existência de Deus e a lamentável realidade da confusão religiosa.

 Durante a conversa, meu novo amigo fez uma observação interessante de como Deus poderia acabar com a confusão religiosa. Ele sugeriu que Deus poderia simplesmente revelar para os homens a sua vontade, dizendo que é isso que quer para todos fazerem, e assim não teria tanta confusão.


Achei o comentário interessante, e pedi para ele considerar que foi exatamente isso que Deus fez, mas sem o resultado que este homem esperava. Pense comigo sobre os fatos e suas implicações.

Deus nunca deixou o homem sem orientação. A Bíblia mostra que Deus começou a comunicar a sua vontade para o homem a partir do mesmo dia que Adão e Eva foram criados! Algumas das  primeiras instruções foram registradas em Gênesis 1:28-30 e 2:15-17. Deus revelou permissões, proibições, bênçãos e consequências. Ao longo dos anos, ele revelou outras coisas e assim nunca deixou o homem sem as informações necessárias para servir ao Criador. Mais tarde, ele deu uma lei específica para os israelitas (Êxodo 19 e 20), enquanto os outros povos continuavam sob aquelas instruções iniciais. 

 Desde a antiguidade, a história mostra o grande problema da confusão religiosa. Apesar de ter recebido orientações de Deus, o homem caiu em inúmeras contradições. Adão e Eva escolheram a desobediência. Caim matou seu próprio irmão. Em poucas gerações, chegou ao ponto que o Senhor viu "que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração" (Gênesis 6:5). 


E a nação especial privilegiada com uma lei superior fez a mesma coisa. O povo de Israel abandonou o Senhor e foi quase destruído por sua idolatria e rebeldia. Mesmo quando Deus revelou sua vontade, os homens decidiram ser desobedientes e se desviaram em todo tipo de confusão religiosa.

Deus revelou sua vontade para todos em Jesus Cristo. Deus ainda não desistiu do homem. Depois de ensinar, de várias maneiras, as lições sobre os benefícios de seguir a orientação divina e os perigos de ignorá-la, Deus mandou a revelação perfeita na pessoa e nos ensinamentos de Jesus. Em Cristo, Deus fez o que meu amigo achou necessário: revelou aos homens a sua vontade e disse que deveriam seguir sua palavra. Jesus disse: "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim" (João 14:6). 

Ele ensinou pelo exemplo da sua vida, e por isso Pedro falou sobre um aspecto do valor da vida de Jesus: "deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos" (1 Pedro 2:21). Jesus ensinou, também, pelas suas palavras, e frisou a importância da nossa aceitação desses ensinamentos: "Quem me rejeita e não recebe as minhas palavras tem quem o julgue; a própria palavra que tenho proferido, essa o julgará no último dia. Porque eu não tenho falado por mim mesmo, mas o Pai, que me enviou, esse me tem prescrito o que dizer e o que anunciar" (João 12:48-49). 

 Jesus publicou suas palavras por meio de pessoas escolhidas. Ele usou os apóstolos e outros para transmitir suas palavras e registrá-los para futuras gerações (veja Mateus 28:18-20; Hebreus 2:3; Romanos 1:16; Colossenses 1:23).

 Mas os homens continuam se desviando e criando confusão! Depois de Deus mandar seu Filho para oferecer a revelação perfeita, o que os homens têm feito? Distorcem suas palavras, criam suas próprias doutrinas, e conduzem pessoas à confusão cada vez maior.

 Há solução? Como Paulo nos lembra (veja Gálatas 1:6-10), cabe a nós voltarmos para a mensagem revelada por Jesus e os apóstolos, rejeitando qualquer acréscimo ou alteração.


| Autor: Dennis Allan | Divulgação: EstudosGospel.Com.BR | 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...