Unico SENHOR E SALVADOR

Unico SENHOR E SALVADOR

sábado, 5 de setembro de 2015

O Dízimo e as Ofertas na Bíblia



A igreja tem corrido o sério risco de deixar de desfrutar das bênçãos de Deus, às vezes pelo fato de temer ser confundida com as seitas que fazem um uso equivocado de determinado ensino bíblico.

Devido o fato da exploração religiosa no Brasil, de pessoas que fazem da Bíblia uma fonte de lucro (cf 2Co 2.17; 2Pe 2.3), nós às vezes caímos no erro de não falarmos de dízimos e ofertas em nossas igrejas. Parece que ficamos com medo de sermos confundidos com os que, de má fé, exploram os fiéis nos dízimos e ofertas.

O que podemos aprender sobre dízimos e ofertas? As ofertas são voluntárias ou há um mandamento para elas? A igreja do Novo Testamento dizimava?

O que significa o Dízimo? O Dízimo baseia-se no fato de Deus ser o proprietário da terra e o originador de todas as bênçãos (Lv.25.23; Sl 24.1). 

Ao entregar o dízimo o israelita reconhecia que Deus era o dono da terra e dos seus frutos (1Cr. 29.11,14), e o melhor deveria ser dado a Deus (1Sm 2.29).

A não entrega do dízimo considerava-se como roubar a Deus (Ml 3.8,10), ou seja, roubar-lhe o devido reconhecimento de que tudo pertence a ele (Sl 50.1-23). 

Os dízimos serviam para o sustento dos levitas e o socorro aos necessitados em Israel; por isso deveria ser olhado prazerosamente como uma oportunidade que Deus concedia de participar de sua obra. Entregar o dízimo traria bênçãos divinas (Dt. 14.28-29); retê-lo, traria maldição (Ml. 3.8-10).



O Dízimo no Antigo Testamento

Com os patriarcas (Gn. 14.18-20; 28.18-22)


Abraão

Dar dez por cento das posses, ou seja, o dizimo, era uma prática religiosa abraçada pelas pessoas tementes a Deus. Abraão dizimou dos despojos da guerra entregando-os a Melquisedeque (v.20). Interessante é que não havia nenhuma lei que obrigasse Abraão a dar o dizimo (pois não havia a lei cerimonial e judicial do povo judeu). No entanto, a evidência é que essa prática fazia parte da vida religiosa de Abraão.

Jacó

Jacó se dispõe a dar a “décima parte”. A sua atitude foi espontânea como resultado de sua experiência com Deus em Betel (Gn 28.18-22).

Na lei de Moisés


Aqui o dízimo passa a ter um papel de grande relevância. Observaremos alguns pontos importantes:

O povo deveria dar os dízimos de todos os produtos da terra e dos rebanhos (Lv. 27.30). Vemos também o ensino em Deuteronômio: 

“Certamente, darás os dízimos de todo o fruto das tuas sementes, que ano após ano se recolher do campo. E, perante o SENHOR, teu Deus, no lugar que escolher para ali fazer habitar o seu nome, comerás os dízimos do teu cereal, do teu vinho, do teu azeite e os primogênitos das tuas vacas e das tuas ovelhas; para que aprendas a temer o SENHOR, teu Deus, todos os dias.” (Dt. 14.22, 23).

Os dízimos pertencem ao Senhor (Lv. 27.30). Contudo o seu propósito imediato era o sustento dos levitas – que não teriam outra herança entre os filhos de Israel – em troca dos serviços prestados a congregação. Por sua vez os levitas davam os dízimos dos dízimos aos sacerdotes (ler Nm 18.21-32).

Outro propósito dos dízimos era o auxilio aos necessitados – o estrangeiro, o órfão e viúva – que assim não ficariam desamparados na terra de Israel (Dt. 14.28,29).

Ainda outro propósito dos dízimos era a celebração de uma refeição cultual pelas famílias do povo de Deus, juntamente com os levitas de suas respectivas cidades (Dt. 12.7,12). Certamente, nessa refeição era consumida apenas uma parte dos dízimos.

Período posterior ao Pentateuco


O povo constantemente quebrava a lei; Deus então disciplinava e levantava homens para promover a reforma em Israel. A infidelidade na prática do dizimo sempre estava ligada ao desmoronamento espiritual de Israel. Vejamos os fatos:

A reforma de Ezequias teve como um dos elementos característicos o restabelecimento dos dízimos e ofertas, tendo o povo de Israel e Judá superado as expectativas (2Cr. 31.4-12).

Ao voltar do exílio babilônico o povo renova a sua aliança com Deus, prometendo entregar seus dízimos e ofertas (Ne 10.37-38).

Após o Cativeiro o povo voltou e reconstituiu a sua vida, mas com o passar do tempo, o povo esqueceu da angústia do cativeiro. Malaquias reflete um tempo posterior (440 a.C) quando o povo já esquecera da aliança e a fidelidade a Deus. 

Os lideres do povo – Esdras e Neemias - tinham morrido e parecia que nada de novo acontecia.

Nesse contexto religioso o descaso era visível, ofereciam a Deus pão imundo (ler Ml 1.7); animal cego, coxo, enfermo, dilacerado (Ml 1.8,13). A fé do povo havia esfriado. Eles tinham perdido a noção da presença de Deus. E é nesse contexto que nos deparamos com as profecias de Malaquias. Aqui Deus mostra como esse abandono tem reflexo na vida familiar.

Dízimos e ofertas no Novo Testamento

No Novo Testamento não encontramos nenhuma instrução direta a igreja no que diz respeito ao dízimo. Todavia a prática é mencionada e incentivada aos moldes da lei. 

Devemos atentar, todavia, que a instituição fazia parte da vida cotidiana do judeu, não sendo uma instituição nova ou caduca; o que precisava ser feito e foi, era insistir quanto ao espírito que deveria acompanhar essa prática.

Destacaremos abaixo, dois pontos que nos levam a deduzir a contribuição do dízimo:

Contribuir planejadamente (2Co. 9.7)

“Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria.”

Frequentemente, nos concentramos apenas no entendimento superficial do versículo e interpretamos que ele fala simplesmente de voluntariedade da contribuição. 

Mas o fato de que ele nos ensina que a nossa contribuição deve ser alvo de prévia meditação e entendimento nos indica, com muita força, que ela deve ser uma contribuição planejada, não aleatória, não dependendo da emoção do momento (todos esses elementos são válidos, mas não são os únicos e principais determinantes).

De acordo com o verso 5, a contribuição deveria ser “preparada de antemão”, ou seja, deveria ser planejada: “Portanto, julguei conveniente recomendar aos irmãos que me precedessem entre vós e preparassem de antemão a vossa dádiva já anunciada, para que esteja pronta como expressão de generosidade e não de avareza.”(v.5). 

A pergunta que fica é: Como seria esse planejamento? A resposta é simples, o dízimo representa a essência da contribuição planejada e sistemática. Consequentemente será que não deveríamos propor em nosso coração dar o dízimo?

A ideia do verso é que se proponha no coração, sistematize sem constrangimento. Abraão e Jacó fizeram isso.

Contribuir proporcionalmente (1Co 16.2,3)

“No primeiro dia da semana, cada um de vós ponha de parte, em casa, conforme a sua prosperidade, e vá juntando, para que se não façam coletas quando eu for. E, quando tiver chegado, enviarei, com cartas, para levarem as vossas dádivas a Jerusalém, aqueles que aprovardes.”


Aqui percebemos que Paulo espera uma contribuição sistemática, pois ele diz que ela deveria ser realizada aos domingos (primeiro dia da semana), que era quando os crentes se reuniam. A contribuição, de acordo com o texto, é conforme os ganhos, ou seja de acordo com o que o Senhor permite que ganhassem.

Mas então, qual o percentual de contribuição? Poderíamos inventar qualquer um. Porém temos a Bíblia e ela tem o porcentual estabelecido por Deus: Dez por cento dos nossos ganhos.

Ofertas no Novo Testamento (Rm. 12.8)

“… o que contribui, com liberalidade…” 

As ofertas visam sanar as necessidades maiores da igreja. Muitas vezes Paulo via-se em necessidade, mas as ofertas levantadas pelas igrejas o ajudavam muito (cf Fl. 4.10-20). 

Vemos também que as ofertas levantadas pelas igrejas ajudavam alguns irmãos carentes e com muitas necessidades (cf Rm 15.25-26).

Essa contribuição, segundo o apóstolo Paulo, deveria ser com simplicidade (Rm. 12.8); isto é, sem ostentação (ler 2Co 9.11-13) é simplesmente por causa da necessidade da igreja.

Na segunda carta aos coríntios, o apóstolo expõe a forma de ofertar que nos remete ao ensino da viúva pobre: “Porque, se há boa vontade, será aceita conforme o que o homem tem e não segundo o que ele não tem.” (2Co. 8.12, cf Mc 12.41-44). 

O cristão contribui com ofertas tendo como modelo a generosidade de Cristo (ler 2Co 9.7).

Em resumo, as ofertas levantadas na igreja primitiva visavam a necessidade material da igreja com os ministros e os irmãos em dificuldades.

Com base em Malaquias 3.8, vemos que a pessoa que não entregava as ofertas na Casa do Senhor também esta roubando. Quando um homem vê a necessidade da igreja e não oferta, tendo capacidade para isso, ele está roubando de Deus, pois até a oferta é do Senhor.

Conclusão:

Algumas razões para a nossa fidelidade a Deus:

Tudo foi criado por Deus e a ele pertence

Deus criou tudo (Gn.1.1, Sl 19.1-2). A ele pertence a terra (Sl 241,2); o gado (Sl 50.10); a prata e o ouro (Ag 2.8); os filhos que temos (Sl 127.3) e nós próprios (1Co 6.19,20). 

Deus permite que fiquemos com 90% daquilo que é dele, essa é uma prova de sua generosidade. O homem é apenas um administrador de Deus (Gn.1.28-30) e teremos que prestar contas a ele (Rm 14.10-12).

Deus deve ser Glorificado com os nossos bens (Pv.3.9)


O dízimo é o mínimo: a viúva pobre depositou no gazofilácio tudo o que ela tinha (Mc 12.41-44). Jesus nessa passagem não se deteve em observar a quantidade, mas sim o significado da oferta para cada um.

Dízimo é um ato de culto


O dízimo não é um ato frio, mecânico distante do culto, antes ele é uma forma de culto e não devemos esquecer disso (Dt. 26.10,11). Ele fortalece o espírito comunitário (At 4.32-37).

A igreja cresce (At. 2.41-44)

Há amadurecimento espiritual do dizimista pela sua experiência com Deus (Sl 37.23-35). A entrega do dízimo torna a nossa consciência mais sensível à nossa dependência de Deus, porque sem ele nada teríamos nem mesmo a vida.

O dízimo é uma expressão de fé (Ml 3.10; Sl 23.1) e uma expressão de gratidão a Deus pelas bênçãos dispensadas (Dt. 16.17).

Em suma, não esqueçamos que:

Dizimar: É prova de fidelidade a Deus.

Ofertar: Também é prova de fidelidade, mas nos mostra visão missionária e cuidado com a obra de Deus.

“… e provai-me nisto, diz o SENHOR dos Exércitos,…” (Ml 3.10)
“Oh! Provai e vede que o SENHOR é bom; bem-aventurado o homem que nele se refugia.” (Sl 34.8)



Por Rev. Ronaldo P Mendes

Phonte: SOLUS CHRISTUS

39 comentários:

  1. Post excelente!

    De fato o medo de ser confundido está sendo uma pedra em nosso meio. Por isso, temos que continuar divulgando as verdades que a Bíblia diz! Sem manipulação, sem mistura!

    Pensando nisso, publiquei um artigo complementar ao seu: Os 50 maiores versículos sobre oferta:

    http://vamosprosperar.com/versiculos-sobre-oferta/

    Dê uma olhada, pois o conteúdo é complementar ao seu.

    No mais: forte abraço, fique com Deus e continue espalhando a mensagem de Cristo.

    Forte abraço e até a próxima.

    ResponderExcluir
  2. nao concordo com que esta neste relacionado, uma vez que o autor deduz qual seja a contribuiçao segundo o desejo do coraçao dizimo é a decima parte do que se colhe, para sustentar sacerdotes, tribo de levi, o templo viuvas, orfaos e estrangeiros. Hoje o que vemos é um massacre sobre pessoas indoutas que sao coagidas aenriquecer alguns poucos vagabundos que se dizem ministro de Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você já pensou quanto gaita com bebidas, cigarro ,motel, isto vocês não ve,m mai quando falar da palavra de Deus ai aparece pessoas como você, gaitas do seu salário muito mais com o que eu falei assima,


      Excluir
  3. Em relação ao DIZIMO no velho Testamento e incontestáveis qualquer argumento contra o Dízimo. O DIZIMO ERA DA LEI. E ATE A MORTE DE CRISTO ELE APARECE. MAS APOS A MORTE DE CRISTO O DIZIMO DESAPARECE NATURALMENTE NO NOVO TESTAMENTO. MUITOS RELACIONA MATHEUS 23.23 COMO CONTINUACAO DO DIZIMO NO NOVO TESTAMENTO. MAS JESUS NAO ORDENA A DIZIMAR E SIM LEMBRA OS ESCRIBAS E FARISEUS QUE TAMBEM DEVERIAM PRATICAR A JUSTICA E A MISERICORDIA E NAO SO DIZIMAR. AGORA PERGUNTAMOS PARA QUEM JESUS DISSE ISSO:FOI PARA OS CRISTAOS OU PARA JUDEU? QUEM VIVIA SOB A LEI. CRISTAOS OU JUDEU. ATE PORQUE AINDA NAO HAVIA CRISTAO NESSA EPOCA. OUTROS PODE FALAR QUE EM HEBREUS 7.5 FALA DO DIZIMO. MAS FALA O QUE DO DIZIMO:ORA, OS QUE DENTRE OS FILHOS DE LEVI RECEBEM O SACERDOCIO TEM O MANDAMENTO DE RECOLHER DE ACORDO COM A LEI OS DIZIMOS DO POVO, OU SEJA, DOS TEUS IRMAOS, EMBORA DESCENDIDO DE ABRAAO. SE PORTANTO A PERFEICAO HOUVERA SIDO MEDIANTE O SACERDOCIO LEVITICO, QUE NECESSIDADE HAVERIA AINDA DE LEVANTAR UM NOVO SACERDOTE SEGUNDO A ORDEM DE MELQUISEDEQUE E QUE NAO FOSSE CONTADO SEGUNDO A ORDEM DE ARAO? POIS QUANDO MUDA O SACERDOCIO, NECESSARIAMENTE HA MUDANCA DE LEI. ENTAO AQUI NAO SE FALA DE ORDENANCA DE DIZIMO MAIS SIM DE MUDANCA DE SACERDOCIO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vivemos por Graça mediante a Lei.se o dízimo está na lei que se cumpra pela Graça.

      Excluir
    2. O dízimo foi estabelecido antes da lei!

      Excluir
    3. Então ele não pode ser anulAdo junto com a lei visto que ele é antes da lei.

      Excluir
  4. é lamentável vermos muitos crentes resistentes a dizimo, a questão não é: se é certo ou não, se é do novo ou do antigo testamento, a questão é de ter coração. aquele que tem dificuldade de dizimar é porque ainda não experimentou a graça e o favor de DEUS. Jesus DISSE QUE NÃO TEM COMO SERVIR A DOIS SENHORES OU VOCÊ SERVE A DEUS ou você SERVE A MAMOM(deus do dinheiro)

    ResponderExcluir
  5. Bom... se o dízimo deve ser dispensado por fazer parte da antiga aliança, todas as bênçãos, promessas, profecias, benesses de Deus que estão no AT tb devem ser.

    ResponderExcluir
  6. Só pode criticar o Dízimo quem já foi dizimista sincero!

    ResponderExcluir
  7. O problema não é usar o dízimo como referencial para contribuição é a maneira que essas contribuições são utilizadas, não quero generalizar mas tem muita gente nas igrejas vivendo vida de milionário as custas da gordura das ovelhas e quanta gente necessitada que poderia ser socorrida pelas igrejas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A maioria das igrejas e pastores não são milionários. Alguns que detém esse poder e todos pagam, infelizmente.

      Excluir
  8. o dizimo não é para a igreja crista, as contribuições e ofertas sim mas não para templos,pastores etc... é para os pobres

    ResponderExcluir
  9. Eu só quero deixar bem claro que dizimo nunca foi e nem será dinheiro. Mas devido os sistemas implantados dentro da liturgia católica e depois passou a ser praticadas com os protestantes. A igreja primitiva que tinha o modelo perfeito daquilo que Cristo deixou prá nós, se perdeu muito na sua verdadeira essência. Vejamos o q Jesus disse sobre os dízimos está relacionado a alimentos e não a dinheiro ,prata,ouro,bronze. Dízimas sobre as hortaliças, cumim... Mas esqueces da misericórdia, justiça.. Ora! Ele poderia dizer dizamam com grandes quantias em dinheiros... Mas pelo contrário ele disse que eles os conhecedores da leis mosaicas, queria ser vistos por pequenas atitudes. Ex: dízimas sobre pequenas alimentos imagina sobre as grandes colheitas??
    Essa era a mensagem q os fariseus,escribas e outros queriam passar com seus gestos dizimistas.
    Portanto, são repreendido por Cristo, ao dizer q o (alimento Dízimos). Não está sobre o muito ou pouco e sim na pratica do amor ao próximo.

    ResponderExcluir
  10. Sou totalmente contra esse negocio de dizimo, dinheiro que vai parar nas maos erradas, nas maos de um monte de vagabundos que nao fazem nada vivem apenas da ignorancia alheia.

    ResponderExcluir
  11. OS 3 PASSOS PARA DESMISTIFICAR O DÍZIMO

    Todo CRISTÃO deve saber que deve fazer o que a BÍBLIA manda, e deixar de fazer o que ela proíbe. Se não sabe, pelo menos deveria saber que a BÍBLIA e somente a BÍBLIA é a nossa regra de FÉ e pratica.
    Sendo assim, vejamos:
    1-A bíblia manda entregar o dízimo?
    Sim, segundo Malaquias 3:10, ela manda que os dízimos sejam entregues na Casa do Tesouro.
    2-Onde é a Casa do Tesouro?
    No contexto de Malaquias, Casa do Tesouro era um local específico no templo de Jerusalém, onde os judeus entregavam parte de suas produções.
    3-Atualmente a Casa do Tesouro foi substituída pelas contas bancárias das igrejas-instituições?
    Não. Segundo as escrituras não há textos que permitem, autorizem ou legitimem esse tipo de adaptação do texto de Malaquias, consequentemente não há para o cristão a obrigação de entregar 10% de seus recursos na sua igreja, visto que devemos somente fazer o que a Bíblia manda.
    E se a Bíblia não manda, então ninguém pode impor aos cristãos uma obrigação extra-bíblica!
    No novo testamento encontramos textos demonstrando recolhimento de ofertas para manutenção da obra de Deus, especialmente ofertas para missões, contudo ofertas são voluntárias (sem obrigação) e não há uma porcentagem pré-determinada para elas. Pode ser mais que 10% ou menos que 10%.
    Portanto o cristão pode e deve exercitar sua generosidade e desapego material ofertando voluntariamente e com alegria onde sentir vontade, mas não pode e não deve fazer isso obedecendo a uma falsa obrigação bíblica de entregar o dízimo na igreja, sendo que tal pessoa inclusive algumas vezes recebe ameaças como se fossem conselhos dizendo que ela será destruída na área financeira, caso não doe 10% de seus recursos na igreja.
    Por uma ausência óbvia de texto bíblico a Casa do Tesouro descrita em Malaquias 3:10 não é o cofre ou conta bancária da igreja, no caso daquelas instituições devidamente registradas, nem tão pouco é o bolso do pastor, no caso daquelas instituições irregulares, onde não há pessoa jurídica e o patrimônio da igreja se confunde com o patrimônio do pastor.
    Não sei como você que está lendo esse texto irá processar essa informação, mas essa é a verdade e tenho o Senhor como testemunha dela. Essa sim é a Palavra de Deus que devemos obediência, o resto é tradição humana, sendo que a tradição não pode sobrepujar a Palavra.
    Além disso, se você foi convencido pelo Espírito Santo à luz das escrituras de que essa é a verdade, a qual as muitas instituições chamadas de igrejas não querem que os cristãos saibam, então divulgue essa mensagem!

    ESTA NA PALAVRA DE DEUS A BÍBLIA
    DIVULGUE AOS DEMAIS PASTORES E PREGADORES
    JESUS ESTA VOLTANDO

    Email. alonsocarrera@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com você. Se o amor do Salvador estivesse nos homens como estava nos primeiros cristãos, com relatos na bíblia, seriam ofertados muito mais do que se pode imaginar. Há relatos de pessoas que doavam tudo, inclusive, e viviam em comunhão com os demais irmãos de modo que ninguém padecia necessidad. Isso era fantástico. Parabéns irmão

      Excluir
  12. venha ser obreiro no nordeste sem salario que ai voce vai acreditar que o dizimo tem que ser recolhido na igreja pra sustento do obreiro e da obra de Deus

    ResponderExcluir
  13. Seu texto tem o serio problema de usar textos isolados e incompletos dificultando o real entendimento do tema. Uma simples analise do contexto desses versículos desmonta toda a tese como o texto de deuteronomio14 por exemplo. Uma vergonha usar links para passar uma mensagem falsa do que realmente o contexto bíblico relata. É somente cada leitor fazer uma leitura contínua da bíblia de geneses a apocalipse que ele entendera o contexto é que nada relacionado à dízimo faz parte da nova aliança. Alguns irmãos já comentaram muito bem e com boas refutacoes e foram censurados sem qualquer prova do contrario. Sito o exemplo do irmão IVANILSO. Leias as escrituras e verão que o dízimo e só a ponta do iceberg nessa enorme mentira contada pelo sistema religioso que aí está. Sistema que mais afasta o homem do Salvador de nossas almas do que aproxima. LEIAM A BIBLIA EM SUA TOTALIDADE. ESQUEÇA CAPITULOS E VERSÍCULOS POIS É DAI QUE VEM O ENGANO.

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito desse artigo meus parabéns

    ResponderExcluir
  15. Como temos problema com a questão do dízimo. Aceitamos como válido tudo que está no Antigo Testamento, mas quando o assunto é dízimo ele ficou preso ao AT e não se aplica a Igreja. Interessante que queremos ter uma igreja com um pastor que trabalhe o tempo integral na obra e que vai sustentá-lo? Queremos frequentar uma congressão que tenha boa acomodação, luminosidade, água, banheiro, as vezes um cafézinho, ar condicionado, em alguns caso, por não ter sede própria, paga aluguel. E quem pagas estas despesas? Agora podemos abolir o dízimo (10 %), pois é da Lei e nós estamos na dispensação da graça. Então que vivamos pela graça, a exemplo da Igreja primitiva, que deixa em sua prática como a Igreja hodierna deve proceder quanto a administração de suas posse, frente ao papel da Igreja: "Atos dos Apóstolos 4: 34. Pois não havia entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam terras ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que vendiam e o depositavam aos pés dos apóstolos. Deus abençoe e seja fiel!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é AVAREZA a OFERTA no NOVO TESTAMENTO é OBEDIÊNCIA. Será que DEUS o dono do OURO E DA PRATA, que diz bem claro em sua PALAVRA, que a sua CASA SE CHAMA CASA DE ORAÇÃO e não igreja TAL, não sabe o quanto esta tem que ter para SUPRIR as sua necessidades. ELE mesmo O SENHOR, coloca o valor em nosso coração de OFERTAR-MOS, AO QUE GANHE MAIS, ofertar mais, ao que ganhe MENOS ofertar menos e a ninguém faltará coisa alguma, ou OFERTA, não é dinheiro, e com dinheiro não se paga a luz, a água, aos gastos com fornecedores e SALÁRIOS. Quando escuto ou leio materias estas, fico me perguntando, o que estes pastores tem na cabeça, colocam a FÉ no DÍZIMO e não em DEUS SUPRIR A SUA CASA.Correto Espero ter me faito entender.

      Excluir
    2. Não é AVAREZA a OFERTA no NOVO TESTAMENTO é OBEDIÊNCIA. Será que DEUS o dono do OURO E DA PRATA, que diz bem claro em sua PALAVRA, que a sua CASA SE CHAMA CASA DE ORAÇÃO e não igreja TAL, não sabe o quanto esta tem que ter para SUPRIR as sua necessidades. ELE mesmo O SENHOR, coloca o valor em nosso coração de OFERTAR-MOS, AO QUE GANHE MAIS, ofertar mais, ao que ganhe MENOS ofertar menos e a ninguém faltará coisa alguma, ou OFERTA, não é dinheiro, e com dinheiro não se paga a luz, a água, aos gastos com fornecedores e SALÁRIOS. Quando escuto ou leio materias estas, fico me perguntando, o que estes pastores tem na cabeça, colocam a FÉ no DÍZIMO e não em DEUS SUPRIR A SUA CASA.Correto Espero ter me faito entender.

      Excluir
  16. MISERICORDIA!
    REALMENTE QUEM TEM "DINHEIRO COMO DEUS' FICA DIFICIL ENTENDER O VERDADEIRO SENTIDO DO DÍZIMO.

    ResponderExcluir

  17. ESTUDO DA PALAVRA

    NOVO TESTAMENTO E O SUSTENTO DA IGREJA
    DIZIMO OU OFERTA

    De acordo com os textos bíblicos segundo a ordenança da Lei somente os sacerdotes Levitas tinham ou tem o direito, conforme disse Deus, de recolher os DIZIMOS de seus irmãos. (Hb 7:5) (Nm 18:21-26)

    A Lei determinava que os dízimos deveriam ser trazidos a um único lugar escolhido por Deus, ou seja, A Casa do Tesouro. Que ficava dentro do templo do Deus em Jerusalém (Ml 3:10). Depois do ano 70 d.C. o templo foi destruído pelo exército romano liderado pelo general Tito. Desde então os Judeus não DIZIMAM mais já que não existe nem templo e nem Sacerdotes Levitas ordenados para tal tarefa.

    O DIZIMO surgiu entre os cristãos no século VI, fundamentado na interpretação de textos bíblicos. No Ocidente, a partir da Idade Média, o direito eclesiástico ocupou-se fartamente dos DIZIMOS, tema de vários concílios regionais ou ecumênicos. Entre os cristãos ortodoxos, no entanto, a prática não prosperou.

    A BIBLIA diz que “quando há mudança de sacerdócio, é necessário que haja mudança de lei.” (Hebreus 7:12)
    Cristo Jesus é nosso sumo sacerdote e de uma vez por todas já que ele é eterno. Nós é que somos agora o templo do Senhor (1Co 3:16).
    Entre outras coisas o DIZIMO também era usado para ajudar as viúvas, os órfãos e também a cada período poderia ser comido com seus irmãos amigos e familiares (Dt 12:17-18 ; 14:22-26), mas essas coisas nunca são ensinadas na maioria das congregações talvez por conveniência. Talvez.

    Já quanto às OFERTAS, o novo testamento, com destaque para as cartas de Paulo, é perfeitamente legal diante de Deus o cristão, ou mesmo que não seja cristão, ofertar (2 Co 9). Seja na igreja ou na vida de outro irmão. Deus promete benção tanto quanto ou até mesmo superiores a que havia nos DIZIMOS, pois estamos vivendo numa nova aliança, numa aliança superior. E que quando fosse contribuir, contribua segundo propôs em seu coração.
    Paulo ensina que um ministro, seja ele pastor, bispo, presbítero ou evangelista, tem o direito legal diante de Deus de viver da obra (1 Co 9). E que pessoas que estivessem com disposição de fazer uma oferta ou plantar uma semente na vida de um ministro de Deus, ela seria recompensada pelo próprio Deus com ricas bênçãos (Lc 16: 38)(2 Co 9).

    Se você quiser continuar DIZIMANDO esteja à vontade, afinal vivemos em um país livre! Porém saiba este ato está totalmente fora do seu objetivo original estabelecido na Lei, por Deus.

    As congregações podem facilmente ser sustentadas pelas OFERTAS, já que nenhum valor é estabelecido e é livremente determinado pelo que o OFERTANTE propor em seu coração (2Co 9:7), podendo facilmente ultrapassa a quantia do dez por cento segundo a Lei.

    alonsocarrera@hotmail.com

    ResponderExcluir

  18. ESTUDO DA PALAVRA

    NOVO TESTAMENTO E O SUSTENTO DA IGREJA
    DIZIMO OU OFERTA

    De acordo com os textos bíblicos segundo a ordenança da Lei somente os sacerdotes Levitas tinham ou tem o direito, conforme disse Deus, de recolher os DIZIMOS de seus irmãos. (Hb 7:5) (Nm 18:21-26)

    A Lei determinava que os dízimos deveriam ser trazidos a um único lugar escolhido por Deus, ou seja, A Casa do Tesouro. Que ficava dentro do templo do Deus em Jerusalém (Ml 3:10). Depois do ano 70 d.C. o templo foi destruído pelo exército romano liderado pelo general Tito. Desde então os Judeus não DIZIMAM mais já que não existe nem templo e nem Sacerdotes Levitas ordenados para tal tarefa.

    O DIZIMO surgiu entre os cristãos no século VI, fundamentado na interpretação de textos bíblicos. No Ocidente, a partir da Idade Média, o direito eclesiástico ocupou-se fartamente dos DIZIMOS, tema de vários concílios regionais ou ecumênicos. Entre os cristãos ortodoxos, no entanto, a prática não prosperou.

    A BIBLIA diz que “quando há mudança de sacerdócio, é necessário que haja mudança de lei.” (Hebreus 7:12)
    Cristo Jesus é nosso sumo sacerdote e de uma vez por todas já que ele é eterno. Nós é que somos agora o templo do Senhor (1Co 3:16).
    Entre outras coisas o DIZIMO também era usado para ajudar as viúvas, os órfãos e também a cada período poderia ser comido com seus irmãos amigos e familiares (Dt 12:17-18 ; 14:22-26), mas essas coisas nunca são ensinadas na maioria das congregações talvez por conveniência. Talvez.

    Já quanto às OFERTAS, o novo testamento, com destaque para as cartas de Paulo, é perfeitamente legal diante de Deus o cristão, ou mesmo que não seja cristão, ofertar (2 Co 9). Seja na igreja ou na vida de outro irmão. Deus promete benção tanto quanto ou até mesmo superiores a que havia nos DIZIMOS, pois estamos vivendo numa nova aliança, numa aliança superior. E que quando fosse contribuir, contribua segundo propôs em seu coração.
    Paulo ensina que um ministro, seja ele pastor, bispo, presbítero ou evangelista, tem o direito legal diante de Deus de viver da obra (1 Co 9). E que pessoas que estivessem com disposição de fazer uma oferta ou plantar uma semente na vida de um ministro de Deus, ela seria recompensada pelo próprio Deus com ricas bênçãos (Lc 16: 38)(2 Co 9).

    Se você quiser continuar DIZIMANDO esteja à vontade, afinal vivemos em um país livre! Porém saiba este ato está totalmente fora do seu objetivo original estabelecido na Lei, por Deus.

    As congregações podem facilmente ser sustentadas pelas OFERTAS, já que nenhum valor é estabelecido e é livremente determinado pelo que o OFERTANTE propor em seu coração (2Co 9:7), podendo facilmente ultrapassa a quantia do dez por cento segundo a Lei.

    alonsocarrera@hotmail.com

    ResponderExcluir
  19. Hoje, porém, muitos líderes deturpam a palavra de Deus, coagindo os irmãos a contribuírem, não para destinarem tais benefícios aos pobres como fazia a Igreja primitiva, mas para serem sócios majoritários, mantendo um alto padrão de vida com o dinheiro da Igreja doado pelos fiéis, quando o orçamento cai e seus gordos salários começam a baixar, chamam os irmãos de ladrões: É como foram chamados os Sacerdotes da época de Malaquias que roubavam ao Senhor Deus, isso é procedimento cristão? Para finalizar, não sou contra o Dízimo, sou contra sua imposição e má administração, tanto quanto sou contra a Avareza, lógico, é correto e cristão darmos de nossos bens, segundo nossa prosperidade. As “ameaças” feitas aos irmãos nas igrejas, usando fraudulentamente a Palavra, faz as pessoas duvidarem da graça de Deus: achando que Deus só vai gostar delas (serem abençoadas) se derem 10% ou mais dos seus bens... ninguém tem o direito de cobrá-los de ninguém, Jesus não deixou isso como mandamento, tampouco os apóstolos, não há um versículo sequer no novo testamento que aponte para isso!!!

    Tudo isso denigre a essência do Evangelho: os dízimos são exigidos, os irmãos são coagidos por medo de serem amaldiçoados, os dízimos são mal administrados (enriquecem os pastores), as pessoas de fora vêem tudo isso e se enojam do Evangelho. Parece um estelionato psicológico o que fazem nas igrejas contra as ovelhas do Senhor e você sabe que não estou errada, Jesus mandaria estes comerciantes embora como fez outrora! ...quem sabe um dia...

    Que Deus o ilumine e lhe aumente no conhecimento do evangelho genuíno de Jesus Cristo, apesar de suas críticas, eu o compreendo, pois um dia já pensei assim como você, até procurar na própria Palavra se havia razão nas informações que eu recebi.

    Transparência na casa de Deus é essencial!
    meu email. alonsocarrera@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. Vemos na bíblia que o dizimo começou antes da lei continuou durante a lei e quando Jesus falou sobre o dizimo do fariseu falou para continuar assim dando o dizimo. O dizimo biblicamente é para hoje.

    ResponderExcluir
  21. Pastor bryan ja que voce disse que o Dizimo vem antes da lei e continua depois da lei,por que voce nao le a lei de Deus entao no contexto atual e na obedece a lei na integra,lembra do sabado? ta na lei,e ai voce guarda o dia do Senhor?....outra coisa:hoje nos somos o templo do Senhor e nao aquele sistema falido findou na cruz,e outra coisa,Jesus falava com o fariseus,que era um ardente zeloso das tradicoes judaicas da epoca,eu disse era,pois hoje nao temos mais aquela classe de judeus doutores da lei...ou seja: devemos entender o contexto e nao querer forçar a igreja a cumprir uma ordenança para qual ela nao esteja mais no jugo dessa lei. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  22. Pastor Claudio Machado 7/08/2018

    Ótima esplanacex sobre dízimos e ofertas ,Basta buscamos entendermos que como servos cabe a nós cuidarmos e darmos continuidade na obra de Deus em estarmos presentes como igreja prontos a recebermos,de portas abertas vidas,almas para continuidade do objetivo da igreja de Cristo;Agora cabe a cada líder ministrar,esclarecendo dízimos e ofertas nan só e ordenação de Deus ,como também uma chave espiritual de liberação de bençãos sobre nossa vida,quando você da você recebe de Deus bencben sem medidas

    ResponderExcluir
  23. Graça e paz,
    Conheçam a verdadeira maneira de dizimar, agora sob o Evangelho de Cristo!
    https://estudosbiblicosjj.blogspot.com/p/dizimo.html

    ResponderExcluir
  24. VIVA SUA VIDA DE DESEJO JUNTANDO-SE À GRANDE IRMANDADE DE ILUMINAÇÃO HOJE.

    Email: illuminatisupreme01@gmail.com Whatsapp: +1 (513) 480-3507

    Você é um homem ou uma mulher de negócios, político, músico, estudante, quer ser rico, famoso, poderoso na vida, juntar-se ao culto da fraternidade dos Illuminati hoje e obter uma soma instantânea rica? 1 milhão de dólares em uma semana e uma casa livre. onde quer que você escolha viver neste mundo e também receba US $ 500.000 por mês como salário.

    BENEFÍCIOS DADOS AOS NOVOS ASSOCIADOS QUE ADIRAM A ILLUMINATI.
    1. Recompensa em dinheiro de USD $ 1.000.000 USD
    2. Um novo CARRO Sleek Dream avaliado em USD $ 500.000 USD
    3. Uma casa dos sonhos comprada no país de sua escolha

    Nosso templo está localizado nos EUA. UU., Emirados Árabes Unidos e África Você deve ter 18 anos ou mais para entrar em contato com nosso agente E-mail: illuminatisupreme01@gmail.com Whatsapp: +1 (513) 480-3507

    ResponderExcluir
  25. SUA MELHOR OPORTUNIDADE PARA O GRANDE TEMPLO DINHEIRO E PODER DOS Illuminati.
    NOTA: NENHUM SACRIFÍCIO HUMANO ESTÁ ENVOLVIDO

    Você pode contatar o oficial do templo via Whatsapp: +1 (513) 480-3507

    Você é um homem ou uma mulher de negócios, político, músico, estudante, quer ser rico, famoso, poderoso na vida, juntar-se ao culto da fraternidade dos Illuminati hoje e obter uma soma instantânea de US $ 1 milhão por semana e casa livre. onde quer que você escolha viver neste mundo e também ganhe 350.000 dólares mensais como salário ...

    Benefícios para novos membros que se juntam aos Illuminati.
    1. Uma casa no país de sua escolha
    2. Um novo carro dos sonhos com valor de US $ 50.000

    Você deve ter pelo menos 18 anos para entrar em contato com nossos parceiros. Email: illuminatisupreme01@gmail.com
    Para uma resposta ao qiuck, ligue ou envie uma mensagem de texto +1 (513) 480-3507

    ResponderExcluir
  26. SUA MELHOR OPORTUNIDADE PARA O GRANDE TEMPLO DINHEIRO E PODER DOS Illuminati.
    NOTA: NENHUM SACRIFÍCIO HUMANO ESTÁ ENVOLVIDO

    Você pode contatar o oficial do templo via Whatsapp: +1 (513) 480-3507

    Você é um homem ou uma mulher de negócios, político, músico, estudante, quer ser rico, famoso, poderoso na vida, juntar-se ao culto da fraternidade dos Illuminati hoje e obter uma soma instantânea de US $ 1 milhão por semana e casa livre. onde quer que você escolha viver neste mundo e também ganhe 350.000 dólares mensais como salário ...

    Benefícios para novos membros que se juntam aos Illuminati.
    1. Uma casa no país de sua escolha
    2. Um novo carro dos sonhos com valor de US $ 50.000

    Você deve ter pelo menos 18 anos para entrar em contato com nossos parceiros. Email: illuminatisupreme01@gmail.com
    Para uma resposta ao qiuck, ligue ou envie uma mensagem de texto +1 (513) 480-3507

    ResponderExcluir
  27. se todos vocês soubecem a dar saberiam o como receber e dando que se recebe e muito bom aprender a dar e ser fiel em tudo

    ResponderExcluir
  28. Junte-se aos Illuminati por dinheiro, poder, segurança, promoção e consiga seus entes queridos de volta. Recompensas em dinheiro de $ 20.250.000, pagamento mensal de $ 5000 e um carro novo são dados a todos os novos membros. Estamos RICH FOREVER, inbox me illuminatistar6666@gmail.com ou WhatsApp +1(806)305-9914 para detalhes.

    ResponderExcluir
  29. Baixe Grátis Planilha Excel Controle de Dízimos e Ofertas. https://amor-excel.blogspot.com/2019/01/planilha-excel-gratis-controle-de.html

    ResponderExcluir
  30. https://youtu.be/hr8wilu2nr4

    ResponderExcluir

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...