O álbum de Kendrick Lamar "Pimp My Butterfly" destina-se a ser ouvido do início ao fim. Ele conta uma história comovente sobre Kendrick entrando no mundo da música e descobrindo a verdade feia por trás dele.
Aviso: Este artigo contém letras explícitas.
O primeiro álbum de Kendrick Lamar Good Kid, M.A.A.D City foi um sucesso comercial e de crítica, que disparou a carreira do rapper em um super-estrelato. Além de apresentar canções que agradam multidões como a B*tch, Don’t Kill My Vibe, o álbum cativou os puristas da música com uma intrincada história que se desenrolou ao longo do trabalho.
O segundo álbum de Lamar, Pimp My Butterfly, vagamente segue a mesma fórmula, mas com um nível adicional de loucura criativa. O álbum é mais intenso, mais bizarro, mais profundo e mais controverso. Na verdade, Pimp My Butterfly pode muito bem ser um dos álbuns mais complexos da história do rap. Cada canção é caracterizada por seu próprio conceito distinto e, em maior escala, todas as músicas são interligadas por uma narrativa mais ampla que gira em torno de Kendrick se tornando uma celebridade em um sistema de propriedade do "Tio Sam" e governado pelos "males de Lucy" (a personificação de Lúcifer).
Vamos olhar para a história contada em todo o álbum.
Explorando a Borboleta
O álbum começa com Wesley's Theory, uma canção bizarra que introduz o tema geral do álbum: a "exploração" de artistas pela indústria (personificada pelo Tio Sam). O primeiro verso foi escrito a partir da perspectiva de um rapper sem contrato que está animado para se juntar à indústria da música.
No segundo verso, o Tio Sam responde:
O que você quer? Uma casa ou um carro?
E assim o Tio Sam incentiva o rapper a entrar em seu cartão de crédito ilimitado. No final do verso, no entanto, ele deixa ao rapper uma grave advertência:
Mas lembre-se, você não vai passar em economia na escola
Tio Sam lembra ao rapper que ele é completamente ignorante sobre as coisas do sistema e que ele pode facilmente cuspi-lo. A linha "Vou te tratar como o Wesley Snipe antes dos trinta e cinco" refere-se simultaneamente a dois aspectos, o sistema pode desligar uma figura pública: Através de métodos financeiros (o ator Wesley Snipes foi condenado por evasão fiscal utilizando a teoria de protesto a impostos) e através de assassinato, antes da idade de 35 anos.
Em For Free? (Interlude), Kendrick repete o mantra "esse p*nis não é grátis" em resposta às demandas materialistas de uma menina. A filosofia é então estendida para o Tio Sam, onde Kendrick afirma poeticamente que ele não vai ser explorado pelo sistema... sem compensação adequada. Embora a pista parece ser sobre emancipação, ele também narra Kendrick caindo na armadilha do Tio Sam. Da mesma forma que as prostitutas dizem-se "essa v*agina não é grátis" antes de serem exploradas, Kendrick acaba colocando um preço em si mesmo.
Em suma, Kendrick afirma que suas partes íntimas "não são grátis", o que também significa que elas têm um preço... um preço que o Tio Sam pode facilmente pagar.
Apropriadamente, a canção seguinte é King Kunta, a música mais apropriada para as rádios do álbum. Numa batida dançante e limpa, Kendrick comemora estar no topo do rap, mesmo se gabando de que ele destruiu as carreiras de rappers menores. O título da canção refere-se a Kunta Kinte, o escravo que teve o pé decepado por tentar fugir da escravidão. Adicionando "King" para o nome de Kunta, ele transforma o escravo em Rei Kendrick no topo da indústria da música.
As próximas canções descrevem efeitos da celebridade, principalmente o isolamento. Em Institucionalized, Kendrick convida seus "manos" do bairro para participar da premiação da BET. Quando ele descobre que eles estão realmente planejando roubar algumas das celebridades ricas presentes na premiação, ele percebe que não é possível se associar mais com eles. O segundo verso é contado a partir da perspectiva dos "manos" que não poderiam ficar de braços cruzados enquanto riquezas estivessem sendo ostentadas na frente deles.
Em These Walls, Kendrick se entrega a um dos benefícios do estrelato: sexo com groupies que estão impressionadas com seu status de celebridade. Brincando com a expressão "se estas paredes falassem", a canção, na verdade, refere-se a paredes vaginais enquanto Kendrick as penetra. No terceiro verso, a canção toma um rumo inesperado: Kendrick revela que ele está dormindo com a "baby mama" de um de seus inimigos, que está preso. A canção aparentemente sexy transforma-se em um conto cruel de vingança onde as paredes de carne do prazer físico se transformam em paredes de concreto de uma cela de prisão.
Kendrick também está, no entanto, em sua própria prisão: entre as quatro paredes de um quarto de hotel. Enquanto ouvimos Kendrick literalmente gritando dentro de um quarto de hotel, a música u começa. Facilmente nessa música mais deprimente do álbum, Kendrick fala para si mesmo na terceira pessoa, odiando o que ele se transformou.
Eu estou te dizendo, você falhou, você não é nenhum líder!
A canção se rompe por alguns momentos enquanto ouvimos uma empregada de hotel batendo na porta de Kendrick. Na segunda parte da canção, Kendrick está bêbado, ainda falando para si mesmo e indo para o fundo do poço visto que ele está pensando em suicídio.
Deveria ter matado sua bunda há muito tempo atrás
Após o tormento psicológico de u, a canção Alright responde com esperança visto que Kendrick se convence que suas dificuldades são todas parte do plano de Deus. O vídeo estende sentimentos de orgulho e otimismo a toda a comunidade negra na sequência de inúmeros assassinatos cometidos pela polícia.
Apesar da vibe positiva de Alright, é durante essa canção que Lucy se apresenta para Kendrick, prometendo-lhe ganho material.
O que você quer, você uma casa, um carro?
Aqui, Lucy usa as mesmas linhas que o Tio Sam na música Wesley's Theory, o que implica que Tio Sam e Lúcifer estão relacionados... bastante.
Depois de se apresentar em Alright, Lucy recebe particularidade insistente na música seguinte, For Sale? (Interlúdio).
Meu nome é Lucy, Kendrick
Neste verso, Lucy promete riqueza a Kendrick, paz de espírito e tratamento adequado aos seus negócios. Ela não se importa que Kendrick "ama seu Pai" (Deus) e que seu primeiro álbum ainda tinha conotações cristãs. Ela simplesmente quer que ele assine o contrato de venda de sua alma, o resto é irrelevante
Neste ponto entendemos que, à medida que Kendrick entra mais profundamente na indústria, ele é cada vez mais exposto à matéria, ao mal espiritual. Tio Sam se transformou em Lúcifer e seu contrato de gravação se transformou em um contrato de venda de sua alma. Perturbado por essa situação, Kendrick volta para casa à procura de respostas.
Em Momma, Kendrick é recebido de volta a Compton como um herói. Em Hood Politics, no entanto, ele percebe que seu povo está fazendo as mesmas peripécias como sempre e que sua comunidade ainda está cheia com os mesmos problemas. Embora ele acreditasse que iria encontrar respostas de volta à casa, Kendrick tem uma epifania longe, muito longe de Compton.
Em How Much A Dollar Cost?, Kendrick encontra um homem sem-teto em um posto de gasolina na África do Sul. Quando o velho lhe pede algum dinheiro, Kendrick diz a ele para "cair fora", pensando que ele era um bêbado e um viciado em drogas. Quando o velho insistente e começa a citar a Bíblia, Kendrick fica irritado e ofendido, afirmando que ele não dá o seu dinheiro suado para vagabundos. O homem sem-teto então começa a revelar que ele é o próprio Deus... e que Kendrick perdeu seu lugar no céu.
Eu olhei para ele e disse: "Todo níquel é minas para manter"
No outro da canção, Kendrick se arrepende e pede perdão.
Vire esta página, me ajude a mudar, então conserte meus erros
Este é o ponto de virada do álbum, onde Kendrick é confrontado com seu próprio egoísmo e humilhado pelo próprio Deus. Esse encontro o ajuda a livrar-se das tentações de Lucy e se concentrar em ter um impacto positivo na sociedade.
As próximas quatro canções giram em torno dos temas de amor-próprio e auto-aceitação. Assim como Kendrick está aprendendo a amar a si mesmo em um nível pessoal, ele também está pedindo a sua comunidade a se amar novamente. Em Blacker The Berry, Kendrick assume o papel de uma gangue que denuncia o racismo, mas passa sua vida em guerra com sua própria espécie - e não ao contrário de tribos inimigas na África.
Então, por que eu chorei quando Trayvon Martin estava na rua
O tema do auto-amor atinge o seu paroxismo com i, uma canção otimista com um refrão que repete continuamente "Eu me amo". i está, portanto, em completa oposição a u, onde Kendrick estava se afogando em auto-aversão. Enquanto u foi escrita na terceira pessoa, porque Kendrick odiava o que ele tornou-se, iestá escrita na primeira pessoa, o que significa que ele está feliz e confortável com quem ele é. Em uma escala mais ampla, i instiga a comunidade a se elevar através de uma ação positiva.
Após essa celebração de amor-próprio, Mortal Man, a última canção do álbum, serve ouvintes uma forte dose de realidade. Ao rejeitar Lucy e por falar livremente o que tem na sua mente, Kendrick teme que ele vai acabar se tornando um alvo. Aqueles que falam contra o sistema muitas vezes sentem a ira do Tio Sam... e muitas vezes é uma operação secreta. Sentindo que sua queda é inevitável, Kendrick pergunta a seus fãs se eles ainda vão amá-lo depois que seu nome ficar sujo e seu caráter assassinado.
Será que você saberia onde o sermão está se eu morresse nesta próxima linha?
Mais tarde, na canção, Kendrick lista líderes que acabaram sendo silenciados ou mortos em circunstâncias suspeitas, mencionando Michael Jackson, que se voltou contra a indústria no fim de sua vida.
Quantos líderes você disse que precisava em seguida deixou-os morrer?
No outro do álbum, descobrimos que Kendrick estava recitando em todo o trabalho um poema para Tupac Shakur - que foi uma figura importante que falou contra o sistema antes de ser assassinado. Esse poema resume a história do álbum.
Eu me lembro que você estava em conflito
Ambos os rappers, em seguida, iniciam uma conversa surreal sobre música, sociedade e revolução, onde Tupac partilha as suas opiniões de além do túmulo. Então Tupac fica de repente em silêncio, fazendo com que Kendrick comece a gritar:
Pac? Pac? ... Pac ?!
O álbum termina com o silêncio insuportável de Tupac, uma dessas raras figuras carismáticas que tinham todas as qualidades para se tornar um grande líder - mas não o tipo de líder que o Tio Sam gosta. Sua morte, na idade precoce de 25, causou uma profunda ferida para a comunidade hip-hop, que ainda não está totalmente curada. Essa parte da música quase que de forma masoquista toca na ferida, revivendo a dor dessa perda e fazendo-nos perguntar se Kendrick vai seguir o mesmo caminho.
Conclusão
"Pimp My Butterfly" pode ser comparado a uma peça de teatro musical, onde cada música representa uma cena de um drama que se desenrola. Ao longo dos dezesseis títulos do álbum, Kendrick descreve sua ascensão como uma estrela do rap, as tentações que enfrentou com ela, o auto-ódio que se seguiu, e a epifania que lhe permitiu permanecer aterrado. Embora ele entende que ele é parte de um sistema que é governado pelos "males da Lucy", Kendrick sente que sua influência pode ser usada para curar, elevar, unificar e inspirar sua comunidade. Ao tornar-se um líder franco, Kendrick também percebe que ele poderia estar se sacrificando - Tio Sam e Lucy não têm problemas em esmagar aqueles que os enfrentam.
Em suma, "Pimp My Butterfly" vai contra tudo o que o mundo da música é. É duro, honesto, difícil, brilhante, imprevisível, anti-mainstream, afrocêntrico, um pouco religioso e cheio de solos de clarinete. Há, porém, uma coisa que Kendrick precisa lembrar: Lucy não desiste tão facilmente.
Fonte: VC
O segundo álbum de Lamar, Pimp My Butterfly, vagamente segue a mesma fórmula, mas com um nível adicional de loucura criativa. O álbum é mais intenso, mais bizarro, mais profundo e mais controverso. Na verdade, Pimp My Butterfly pode muito bem ser um dos álbuns mais complexos da história do rap. Cada canção é caracterizada por seu próprio conceito distinto e, em maior escala, todas as músicas são interligadas por uma narrativa mais ampla que gira em torno de Kendrick se tornando uma celebridade em um sistema de propriedade do "Tio Sam" e governado pelos "males de Lucy" (a personificação de Lúcifer).
Vamos olhar para a história contada em todo o álbum.
Explorando a Borboleta
O álbum começa com Wesley's Theory, uma canção bizarra que introduz o tema geral do álbum: a "exploração" de artistas pela indústria (personificada pelo Tio Sam). O primeiro verso foi escrito a partir da perspectiva de um rapper sem contrato que está animado para se juntar à indústria da música.
Quando eu conseguir um contrato, mano, eu vou agir como um bobo.
Ir para as pistas de dança, luzes estroboscópicas no lugar
Pegar sua secretária vadiazinha para os manos.
Demônio de olhos azuis com bunda grande, fumando
Eu vou comprar um novo Caddy
Prata em tudo, prata no anel de casamento.
Casado com o jogo e uma vadia má escolheu.
Ir para as pistas de dança, luzes estroboscópicas no lugar
Pegar sua secretária vadiazinha para os manos.
Demônio de olhos azuis com bunda grande, fumando
Eu vou comprar um novo Caddy
Prata em tudo, prata no anel de casamento.
Casado com o jogo e uma vadia má escolheu.
No segundo verso, o Tio Sam responde:
O que você quer? Uma casa ou um carro?
Quarenta acres, um piano, uma guitarra?
Qualquer coisa, veja, meu nome é Tio Sam, eu sou seu cão
Filho da mãe, você pode viver no shopping
Eu sei o seu tipo (É por isso que eu sou gentil)
Não tem recibos (Oh, cara, tudo bem)
Pague-me mais tarde, use esses jacarés
Cliché, em seguida, diga: "F*da-se seus haters"
Qualquer coisa, veja, meu nome é Tio Sam, eu sou seu cão
Filho da mãe, você pode viver no shopping
Eu sei o seu tipo (É por isso que eu sou gentil)
Não tem recibos (Oh, cara, tudo bem)
Pague-me mais tarde, use esses jacarés
Cliché, em seguida, diga: "F*da-se seus haters"
E assim o Tio Sam incentiva o rapper a entrar em seu cartão de crédito ilimitado. No final do verso, no entanto, ele deixa ao rapper uma grave advertência:
Mas lembre-se, você não vai passar em economia na escola
E tudo que você comprar, impostos negará
Vou te tratar como o Wesley Snipe antes dos trinta e cinco anos
Vou te tratar como o Wesley Snipe antes dos trinta e cinco anos
Tio Sam lembra ao rapper que ele é completamente ignorante sobre as coisas do sistema e que ele pode facilmente cuspi-lo. A linha "Vou te tratar como o Wesley Snipe antes dos trinta e cinco" refere-se simultaneamente a dois aspectos, o sistema pode desligar uma figura pública: Através de métodos financeiros (o ator Wesley Snipes foi condenado por evasão fiscal utilizando a teoria de protesto a impostos) e através de assassinato, antes da idade de 35 anos.
Em For Free? (Interlude), Kendrick repete o mantra "esse p*nis não é grátis" em resposta às demandas materialistas de uma menina. A filosofia é então estendida para o Tio Sam, onde Kendrick afirma poeticamente que ele não vai ser explorado pelo sistema... sem compensação adequada. Embora a pista parece ser sobre emancipação, ele também narra Kendrick caindo na armadilha do Tio Sam. Da mesma forma que as prostitutas dizem-se "essa v*agina não é grátis" antes de serem exploradas, Kendrick acaba colocando um preço em si mesmo.
O vídeo "For Free? (Interlude)" descreve um triângulo profano onde
Kendrick precisa 'servir' Tio Sam, a fim de agradar as interesseiras.
Kendrick precisa 'servir' Tio Sam, a fim de agradar as interesseiras.
Em suma, Kendrick afirma que suas partes íntimas "não são grátis", o que também significa que elas têm um preço... um preço que o Tio Sam pode facilmente pagar.
Apropriadamente, a canção seguinte é King Kunta, a música mais apropriada para as rádios do álbum. Numa batida dançante e limpa, Kendrick comemora estar no topo do rap, mesmo se gabando de que ele destruiu as carreiras de rappers menores. O título da canção refere-se a Kunta Kinte, o escravo que teve o pé decepado por tentar fugir da escravidão. Adicionando "King" para o nome de Kunta, ele transforma o escravo em Rei Kendrick no topo da indústria da música.
As próximas canções descrevem efeitos da celebridade, principalmente o isolamento. Em Institucionalized, Kendrick convida seus "manos" do bairro para participar da premiação da BET. Quando ele descobre que eles estão realmente planejando roubar algumas das celebridades ricas presentes na premiação, ele percebe que não é possível se associar mais com eles. O segundo verso é contado a partir da perspectiva dos "manos" que não poderiam ficar de braços cruzados enquanto riquezas estivessem sendo ostentadas na frente deles.
Em These Walls, Kendrick se entrega a um dos benefícios do estrelato: sexo com groupies que estão impressionadas com seu status de celebridade. Brincando com a expressão "se estas paredes falassem", a canção, na verdade, refere-se a paredes vaginais enquanto Kendrick as penetra. No terceiro verso, a canção toma um rumo inesperado: Kendrick revela que ele está dormindo com a "baby mama" de um de seus inimigos, que está preso. A canção aparentemente sexy transforma-se em um conto cruel de vingança onde as paredes de carne do prazer físico se transformam em paredes de concreto de uma cela de prisão.
Kendrick também está, no entanto, em sua própria prisão: entre as quatro paredes de um quarto de hotel. Enquanto ouvimos Kendrick literalmente gritando dentro de um quarto de hotel, a música u começa. Facilmente nessa música mais deprimente do álbum, Kendrick fala para si mesmo na terceira pessoa, odiando o que ele se transformou.
Eu estou te dizendo, você falhou, você não é nenhum líder!
Eu nunca gostei de você, sempre o desprezei - eu não preciso de você!
O mundo não precisa de você, não deixe que eles te enganem
Números mentem também, f *da-se seu orgulho também, isso é para dedicação
O mundo não precisa de você, não deixe que eles te enganem
Números mentem também, f *da-se seu orgulho também, isso é para dedicação
A canção se rompe por alguns momentos enquanto ouvimos uma empregada de hotel batendo na porta de Kendrick. Na segunda parte da canção, Kendrick está bêbado, ainda falando para si mesmo e indo para o fundo do poço visto que ele está pensando em suicídio.
Deveria ter matado sua bunda há muito tempo atrás
Você deveria ter sentido aquela explosão do revólver preto há muito tempo atrás
E se esses espelhos pudessem falar diriam "você tem que ir"
E se eu lhe dissesse seus segredos
O mundo saberia que dinheiro não pode parar uma fraqueza suicida
E se esses espelhos pudessem falar diriam "você tem que ir"
E se eu lhe dissesse seus segredos
O mundo saberia que dinheiro não pode parar uma fraqueza suicida
Após o tormento psicológico de u, a canção Alright responde com esperança visto que Kendrick se convence que suas dificuldades são todas parte do plano de Deus. O vídeo estende sentimentos de orgulho e otimismo a toda a comunidade negra na sequência de inúmeros assassinatos cometidos pela polícia.
No vídeo, Kendrick está livre como um pássaro, literalmente
flutuando no ar. Ele sorri atentamente, como se sua vida depen-
desse disso... porque, de certa forma, ela realmente depende.
flutuando no ar. Ele sorri atentamente, como se sua vida depen-
desse disso... porque, de certa forma, ela realmente depende.
Apesar da vibe positiva de Alright, é durante essa canção que Lucy se apresenta para Kendrick, prometendo-lhe ganho material.
O que você quer, você uma casa, um carro?
40 acres, um piano, uma guitarra?
Qualquer coisa, olha o meu nome é Lucy, eu sou seu cão
Filho da mãe, você pode viver no shopping
Qualquer coisa, olha o meu nome é Lucy, eu sou seu cão
Filho da mãe, você pode viver no shopping
Aqui, Lucy usa as mesmas linhas que o Tio Sam na música Wesley's Theory, o que implica que Tio Sam e Lúcifer estão relacionados... bastante.
Depois de se apresentar em Alright, Lucy recebe particularidade insistente na música seguinte, For Sale? (Interlúdio).
Meu nome é Lucy, Kendrick
Você me apresentou Kendrick
Normalmente eu não faço isso
Mas eu vejo você e eu Kendrick
Lucy não te dá nenhuma preocupação
Lucy tem milhões de histórias
Sobre esses rappers que eu segui, quando eles estavam chatos
Lucy vai encher seus bolsos
Lucy vai tirar sua mama de Compton
Para dentro de uma mansão gigantesca como prometi
Lucy só quer a sua confiança e lealdade
Me evitando?
Não é tão fácil eu estou em conformidade com essas funções
Kendrick, Lucy não folga um minuto
Lucy trabalha mais duro
Lucy vai chamá-lo mesmo quando Lucy sabe que você ama seu Pai
Eu sou Lucy
Eu vagamente ouvi orações em seu primeiro álbum verdadeiramente
Lucy não se importa porque no final do dia você vai me procurar
Lucy vai buscar, Lucy não é tímida, Lucy na frente
Lucy começou o trabalho em cima de trabalho
Eu quero que você saiba que Lucy tem você
Toda sua vida eu o assisti
E agora vocês todos cresceram para assinar esse contrato se isso é possível
Normalmente eu não faço isso
Mas eu vejo você e eu Kendrick
Lucy não te dá nenhuma preocupação
Lucy tem milhões de histórias
Sobre esses rappers que eu segui, quando eles estavam chatos
Lucy vai encher seus bolsos
Lucy vai tirar sua mama de Compton
Para dentro de uma mansão gigantesca como prometi
Lucy só quer a sua confiança e lealdade
Me evitando?
Não é tão fácil eu estou em conformidade com essas funções
Kendrick, Lucy não folga um minuto
Lucy trabalha mais duro
Lucy vai chamá-lo mesmo quando Lucy sabe que você ama seu Pai
Eu sou Lucy
Eu vagamente ouvi orações em seu primeiro álbum verdadeiramente
Lucy não se importa porque no final do dia você vai me procurar
Lucy vai buscar, Lucy não é tímida, Lucy na frente
Lucy começou o trabalho em cima de trabalho
Eu quero que você saiba que Lucy tem você
Toda sua vida eu o assisti
E agora vocês todos cresceram para assinar esse contrato se isso é possível
Neste verso, Lucy promete riqueza a Kendrick, paz de espírito e tratamento adequado aos seus negócios. Ela não se importa que Kendrick "ama seu Pai" (Deus) e que seu primeiro álbum ainda tinha conotações cristãs. Ela simplesmente quer que ele assine o contrato de venda de sua alma, o resto é irrelevante
Neste ponto entendemos que, à medida que Kendrick entra mais profundamente na indústria, ele é cada vez mais exposto à matéria, ao mal espiritual. Tio Sam se transformou em Lúcifer e seu contrato de gravação se transformou em um contrato de venda de sua alma. Perturbado por essa situação, Kendrick volta para casa à procura de respostas.
Em Momma, Kendrick é recebido de volta a Compton como um herói. Em Hood Politics, no entanto, ele percebe que seu povo está fazendo as mesmas peripécias como sempre e que sua comunidade ainda está cheia com os mesmos problemas. Embora ele acreditasse que iria encontrar respostas de volta à casa, Kendrick tem uma epifania longe, muito longe de Compton.
Em How Much A Dollar Cost?, Kendrick encontra um homem sem-teto em um posto de gasolina na África do Sul. Quando o velho lhe pede algum dinheiro, Kendrick diz a ele para "cair fora", pensando que ele era um bêbado e um viciado em drogas. Quando o velho insistente e começa a citar a Bíblia, Kendrick fica irritado e ofendido, afirmando que ele não dá o seu dinheiro suado para vagabundos. O homem sem-teto então começa a revelar que ele é o próprio Deus... e que Kendrick perdeu seu lugar no céu.
Eu olhei para ele e disse: "Todo níquel é minas para manter"
Ele olhou para mim e disse: "Conhecereis a verdade, ela vai te libertar"
Você está olhando para o Messias, o Filho de Jeová, o poder superior
O coral que falou a palavra, o Espírito Santo
O nervo de Nazaré, e eu vou dizer-lhe apenas quanto custa um dólar
O preço de ter um lugar no Céu, abrace sua perda, eu sou Deus
Você está olhando para o Messias, o Filho de Jeová, o poder superior
O coral que falou a palavra, o Espírito Santo
O nervo de Nazaré, e eu vou dizer-lhe apenas quanto custa um dólar
O preço de ter um lugar no Céu, abrace sua perda, eu sou Deus
No outro da canção, Kendrick se arrepende e pede perdão.
Vire esta página, me ajude a mudar, então conserte meus erros
Este é o ponto de virada do álbum, onde Kendrick é confrontado com seu próprio egoísmo e humilhado pelo próprio Deus. Esse encontro o ajuda a livrar-se das tentações de Lucy e se concentrar em ter um impacto positivo na sociedade.
As próximas quatro canções giram em torno dos temas de amor-próprio e auto-aceitação. Assim como Kendrick está aprendendo a amar a si mesmo em um nível pessoal, ele também está pedindo a sua comunidade a se amar novamente. Em Blacker The Berry, Kendrick assume o papel de uma gangue que denuncia o racismo, mas passa sua vida em guerra com sua própria espécie - e não ao contrário de tribos inimigas na África.
Então, por que eu chorei quando Trayvon Martin estava na rua
quando briga de gangue me fez matar um mais negro do que eu?
Hipócrita!
Hipócrita!
O tema do auto-amor atinge o seu paroxismo com i, uma canção otimista com um refrão que repete continuamente "Eu me amo". i está, portanto, em completa oposição a u, onde Kendrick estava se afogando em auto-aversão. Enquanto u foi escrita na terceira pessoa, porque Kendrick odiava o que ele tornou-se, iestá escrita na primeira pessoa, o que significa que ele está feliz e confortável com quem ele é. Em uma escala mais ampla, i instiga a comunidade a se elevar através de uma ação positiva.
Após essa celebração de amor-próprio, Mortal Man, a última canção do álbum, serve ouvintes uma forte dose de realidade. Ao rejeitar Lucy e por falar livremente o que tem na sua mente, Kendrick teme que ele vai acabar se tornando um alvo. Aqueles que falam contra o sistema muitas vezes sentem a ira do Tio Sam... e muitas vezes é uma operação secreta. Sentindo que sua queda é inevitável, Kendrick pergunta a seus fãs se eles ainda vão amá-lo depois que seu nome ficar sujo e seu caráter assassinado.
Será que você saberia onde o sermão está se eu morresse nesta próxima linha?
Se eu estiver julgado em um tribunal, se a indústria me cortar fora
Se o governo me quiser morto, plantar cocaína no meu carro
Você me julgaria um drogado ou me veria como K. Lamar
Ou questionaria meu caráter e me degradaria em todos os blogs
Se o governo me quiser morto, plantar cocaína no meu carro
Você me julgaria um drogado ou me veria como K. Lamar
Ou questionaria meu caráter e me degradaria em todos os blogs
Mais tarde, na canção, Kendrick lista líderes que acabaram sendo silenciados ou mortos em circunstâncias suspeitas, mencionando Michael Jackson, que se voltou contra a indústria no fim de sua vida.
Quantos líderes você disse que precisava em seguida deixou-os morrer?
É Moisés, é Huey Newton ou Detroit Red?
É Martin Luther, JFK, atire ou você é assassino
É Jackie, é Jesse, oh eu sei, é Michael Jackson, oh
Quando a m*rda rebater no ventilador, você ainda será um fã?
Quando a m*rda rebater no ventilador, você ainda será um fã?
Aquelo nego nos deu Billie Jean, você diz que ele tocou aquelas crianças?
Quando a m*rda rebater no ventilador, você ainda será um fã?
É Martin Luther, JFK, atire ou você é assassino
É Jackie, é Jesse, oh eu sei, é Michael Jackson, oh
Quando a m*rda rebater no ventilador, você ainda será um fã?
Quando a m*rda rebater no ventilador, você ainda será um fã?
Aquelo nego nos deu Billie Jean, você diz que ele tocou aquelas crianças?
Quando a m*rda rebater no ventilador, você ainda será um fã?
Eu me lembro que você estava em conflito
Usando mal sua influência
Às vezes, eu fiz o mesmo
Abusando meu poder, cheio de ressentimento
Ressentimento que se transformou em uma depressão profunda
Encontrei-me gritando no quarto do hotel
Eu não queria me auto-destruir
Os males de Lucy estavam todos em torno de mim
Então eu fui correndo por respostas
Até que cheguei em casa
Mas isso não impediu a culpa do sobrevivente
Indo e voltando tentando me convencer das listras que ganhei
Ou talvez o quão excelente era a minha fundação
Mas, enquanto os meus entes queridos estava lutando a guerra contínua de volta na cidade,
Eu estava entrando em uma nova
Uma guerra que foi baseada no apartheid e na discriminação
Me fez querer voltar para a cidade e contar aos manos o que eu aprendi
A palavra era respeito
Só porque você usou uma cor diferente da minha gangue
Não significa que eu não possa respeitá-lo como um homem negro
Esquecendo toda a dor e mágoa que causamos um ao outro nessas ruas
Se eu respeito você, nós unificaremos e impediremos o inimigo de matar-nos
Mas eu não sei, eu não sou nenhum homem mortal, talvez eu sou apenas mais um negão
Às vezes, eu fiz o mesmo
Abusando meu poder, cheio de ressentimento
Ressentimento que se transformou em uma depressão profunda
Encontrei-me gritando no quarto do hotel
Eu não queria me auto-destruir
Os males de Lucy estavam todos em torno de mim
Então eu fui correndo por respostas
Até que cheguei em casa
Mas isso não impediu a culpa do sobrevivente
Indo e voltando tentando me convencer das listras que ganhei
Ou talvez o quão excelente era a minha fundação
Mas, enquanto os meus entes queridos estava lutando a guerra contínua de volta na cidade,
Eu estava entrando em uma nova
Uma guerra que foi baseada no apartheid e na discriminação
Me fez querer voltar para a cidade e contar aos manos o que eu aprendi
A palavra era respeito
Só porque você usou uma cor diferente da minha gangue
Não significa que eu não possa respeitá-lo como um homem negro
Esquecendo toda a dor e mágoa que causamos um ao outro nessas ruas
Se eu respeito você, nós unificaremos e impediremos o inimigo de matar-nos
Mas eu não sei, eu não sou nenhum homem mortal, talvez eu sou apenas mais um negão
Ambos os rappers, em seguida, iniciam uma conversa surreal sobre música, sociedade e revolução, onde Tupac partilha as suas opiniões de além do túmulo. Então Tupac fica de repente em silêncio, fazendo com que Kendrick comece a gritar:
Pac? Pac? ... Pac ?!
O álbum termina com o silêncio insuportável de Tupac, uma dessas raras figuras carismáticas que tinham todas as qualidades para se tornar um grande líder - mas não o tipo de líder que o Tio Sam gosta. Sua morte, na idade precoce de 25, causou uma profunda ferida para a comunidade hip-hop, que ainda não está totalmente curada. Essa parte da música quase que de forma masoquista toca na ferida, revivendo a dor dessa perda e fazendo-nos perguntar se Kendrick vai seguir o mesmo caminho.
Conclusão
"Pimp My Butterfly" pode ser comparado a uma peça de teatro musical, onde cada música representa uma cena de um drama que se desenrola. Ao longo dos dezesseis títulos do álbum, Kendrick descreve sua ascensão como uma estrela do rap, as tentações que enfrentou com ela, o auto-ódio que se seguiu, e a epifania que lhe permitiu permanecer aterrado. Embora ele entende que ele é parte de um sistema que é governado pelos "males da Lucy", Kendrick sente que sua influência pode ser usada para curar, elevar, unificar e inspirar sua comunidade. Ao tornar-se um líder franco, Kendrick também percebe que ele poderia estar se sacrificando - Tio Sam e Lucy não têm problemas em esmagar aqueles que os enfrentam.
Em suma, "Pimp My Butterfly" vai contra tudo o que o mundo da música é. É duro, honesto, difícil, brilhante, imprevisível, anti-mainstream, afrocêntrico, um pouco religioso e cheio de solos de clarinete. Há, porém, uma coisa que Kendrick precisa lembrar: Lucy não desiste tão facilmente.
Fonte: VC
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!