Unico SENHOR E SALVADOR

Unico SENHOR E SALVADOR

sexta-feira, 10 de junho de 2016

Pergunta: "A salvação é somente pela fé ou pela fé mais as obras?"


Resposta: Esta talvez seja a mais importante pergunta em toda a Teologia Cristã. Esta pergunta motivou a Reforma: a separação entre a igreja Protestante e a igreja Católica. Nesta pergunta está a diferença crucial entre o Cristianismo Bíblico e a maioria dos cultos “Cristãos”. 

A salvação se dá somente pela fé ou pela fé mais as obras? Sou salvo apenas por crer em Jesus ou tenho que crer em Jesus e fazer certas coisas?

A questão da fé somente ou fé mais as obras se faz difícil por causa de algumas passagens bíblicas de difícil correlação. Compare Romanos 3:28, 5:1 e Gálatas 3:24 com Tiago 2:24. Há quem veja uma diferença entre Paulo (a Salvação é somente pela fé) e Tiago (a Salvação é pela fé mais as obras). Na verdade, Paulo e Tiago, de maneira alguma, discordam entre si. O único ponto de discordância que alguns afirmam existir é a respeito da relação entre fé e obras. 

Paulo dogmaticamente diz que a justificação se dá somente pela fé (Efésios 2:8-9) enquanto Tiago aparentemente está dizendo que a justificação é pela fé mais as obras. Este aparente problema é resolvido ao examinarmos com precisão sobre o que discorre Tiago. Tiago está negando a crença de que a pessoa possa ter fé sem produzir quaisquer boas obras (Tiago 2:17-18). 

Tiago está enfatizando o argumento de que a fé genuína em Cristo produzirá uma vida transformada e boas obras (Tiago 2:20-26). Tiago não está dizendo que a justificação se dá pela fé mais as obras, mas, ao invés disso, diz que a pessoa que é verdadeiramente justificada pela fé produzirá boas obras em sua vida. Se uma pessoa afirma ser crente, mas não produz boas obras em sua vida - então ela provavelmente não tem fé genuína em Cristo (Tiago 2:14, 17, 20, 26).

Paulo escreve o mesmo. O bom fruto que os crentes devem produzir em suas vidas é citado em Gálatas 5:22-23. Logo depois de nos dizer que somos salvos pela fé, não por obras (Efésios 2:8,9), Paulo nos informa que fomos criados para as boas obras (Efésios 2:10). Paulo espera tanto de uma vida transformada quanto Tiago. “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (II Coríntios 5:17)! Tiago e Paulo não discordam em seus ensinamentos sobre a salvação. 

Eles abordam o mesmo assunto sob diferentes prismas. Paulo simplesmente enfatizou que a justificação vem somente pela fé enquanto Tiago enfatizou o fato de que a fé em Cristo produz boas obras.

Phonte: Got Questions

Um comentário:

  1. O ponto principal do artigo, para mim, está no seguinte trecho, onde o articulista diz:


    “Paulo dogmaticamente diz que a justificação se dá somente pela fé (Efésios 2:8-9) enquanto Tiago aparentemente está dizendo que a justificação é pela fé mais as obras. Este aparente problema é resolvido ao examinarmos com precisão sobre o que discorre Tiago. Tiago está negando a crença de que a pessoa possa ter fé sem produzir quaisquer boas obras (Tiago 2:17-18).”


    Desse trecho, destaco a seguinte frase, em que é afirmado que “Tiago está negando a crença de que a pessoa possa ter fé sem produzir quaisquer boas obras (Tiago 2:17-18).”, de cujo entendimento discordo, pois, de acordo com o que está escrito em Tiago 2:17-18, Tiago diz justamente o contrário do que afirma o articulista.


    Entretanto, como o senhor articulista apenas fez citações de passagens das epístolas a que ele se referiu, sem transcrever uma sequer, fico na dúvida se ele tem uma versão da bíblia diferente das que eu possuo, motivo pelo qual, visando apresentar o meu entendimento sobre tais passagens, vou transcrever os respectivos textos, obtidos na Edição BEARC, da SBB; vejamos o que está escrito em Tg 2:17-18:


    “17 Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma. 18 Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.”


    Como se vê, pelo que aí está escrito, o entendimento de Tiago é justamente ao contrário do que diz o articulista, pois, enquanto o senhor articulista entende que não se precisa ter obras para se demonstrar fé, Tiago diz justamente o inverso, isto é, que, para se demonstrar que se tem fé, é necessário que sejam mostradas as obras que cada um praticou; é só ler e querer entender o que está escrito no verso 18: “Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.”


    Alguém aceita um exemplo simples?... Se uma pessoa disser que tem fé e que vai ser aprovada em um concurso, e outra que, embora não tenha dito que tem fé, mas foi aprovada nesse mesmo concurso, em qual das duas acreditaremos que disse que estudou (praticou um obra) – a que disse que tinha fé mas não passou no concurso ou a que não disse que tinha fé mas foi aprovada no concurso?

    Abraços. Frazão

    ResponderExcluir

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...