Unico SENHOR E SALVADOR

Unico SENHOR E SALVADOR

quarta-feira, 29 de junho de 2016

A hipnose e a inexistência de filósofos cristãos


by Fabio Blanco

Muitas técnicas psicológicas foram desenvolvidas no século XX. Muitas já haviam sido descobertas antes, mas, sem dúvida, foi no século passado que elas receberam a atenção metódica que permitiu o aprofundamento em seu conhecimento e consequente disseminação de seu uso. 

A hipnose é uma delas e hoje é usada de maneira abrangente, tanto para fins clínicos, como para outros não tão beneficentes.

Com o uso abrangente dessa técnica, mais impressionante do que o resultado que é possível obter sobre o cérebro humano, mais especificamente sobre o inconsciente, fato que chega a assustar as pessoas que ainda veem a hipnose como um tipo de magia, encantamento e até possessão, é a completa falta de estudos sobre as consequências mais a longo prazo do uso indiscriminado da hipnose, além da ausência de reflexões sérias e profundas, em nível filosófico, moral e religioso sobre o uso dessa técnica.

Na verdade, as pessoas estão assistindo o uso da hipnose um tanto assustadas e deslumbradas, até se maravilhando com o que tem se mostrado ser possível fazer com ela, mas ao mesmo tempo parece que ninguém consegue parar para refletir sobre o que ela é e, mais ainda, sobre o significado mais sério de seu uso e de como ele pode afetar a vida das pessoas.

Os próprios cristãos, que teriam um interesse imediato de entender o que está acontecendo e de determinar a licitude e conveniência do uso da hipnose, mesmo para fins clínicos, parece que estão paralisados diante dessa realidade, não sabendo bem do que se trata, nem de como analisá-la.

Isso mostra claramente a inexistência de filósofos e pensadores cristãos mais profundos, que se debrucem sobre as questões do nosso tempo e nos ajudem a compreender melhor o que está acontecendo.

Nos meios religiosos há uma profusão de teólogos, sim, que buscam desvendar os meandros da palavra e têm a hermenêutica como a suma ciência. O que faltam porém são pessoas que reflitam os problemas atuais, à luz da verdade, e que deem uma luz para uma plêiade de cristãos perdidos diante dos desafios atuais.

Aliás, esta é a função do filósofo: meditar sobre questões que ainda parecem muito confusas para os homens comuns, antecipando-as e destrinchando-as, como forma de abrir caminho para o entendimento delas.

Um comentário:

  1. Factos:
    1. Você fica refém do hipnotizador e existe a possibilidade de começar com "tudo do bem" e acabar mal.
    2. Nunca vá "além do que está escrito", se não entender, não se meta em aventuras. Jogue pelo seguro.
    3.Não prenda nem se permita ser preso por "encantamentos". É o que está escrito não é? Então, não se comprometa com nada que se pareça com tal procedimento. Lembre-se que também está escrito que "não há (nem haverá) nada de novo debaixo do sol", mesmo que um charlatão (que até pode ser um alegado pastor) lhe venha dizer que já "estamos no século XXI", o mundo evoluiu e disparates do género. Deus nunca muda e o seu conselho também não.
    4.Lembre-se de Saul que foi consultar um médium espírita para saber o futuro antecipado e um demónio mostrou-lhe o que ele queria ver. No fundo tudo se resume a isso. è o que você obterá...precisamente o que espera obter. Satanás primeiro dá 10 para ir buscar 100.

    ResponderExcluir

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...