Resposta: A frase "o tempo de angústia para Jacó"
é uma citação de Jeremias 30:7, que diz: "Ah! porque aquele dia é tão
grande, que não houve outro semelhante! É tempo de angústia para Jacó; todavia,
há de ser livre dela."
Nos versículos anteriores a Jeremias 30, vemos que o Senhor
está falando ao profeta Jeremias sobre Judá e Israel (30:3-4). No versículo 3,
o Senhor promete que em um dia no futuro Ele traria Judá e Israel de volta para
a terra que havia prometido aos seus antepassados. O versículo 5 descreve uma
época de grande temor e tremor. O versículo 6 descreve este tempo de forma tal
que retrata os homens sofrendo as dores do parto, novamente indicando um tempo
de agonia. Entretanto, há esperança para Judá e Israel, pois embora esse seja
chamado do "tempo de angústia para Jacó", o Senhor promete que
salvará Jacó (referindo-se a Judá e Israel) deste tempo de grande tribulação
(versículo 7).
Em Jeremias 30:10-11 o Senhor diz: "Não temas pois tu,
servo meu, Jacó, diz o Senhor, nem te espantes, ó Israel; pois eis que te
livrarei de terras longínquas, e à tua descendência da terra do seu cativeiro;
e Jacó voltará, e ficará tranquilo e sossegado, e não haverá quem o atemorize.
Porque eu sou contigo, diz o Senhor, para te salvar."
Além disso, o Senhor diz que irá destruir as nações que
mantinham Judá e Israel em cativeiro e que nunca permitirá que Jacó seja
completamente destruído. No entanto, deve-se destacar que o Senhor descreve
este como um tempo de disciplina para o Seu povo. Ele diz de Jacó:
"Porquanto darei fim cabal a todas as nações entre as quais te espalhei; a
ti, porém, não darei fim, mas castigar-te-ei com medida justa, e de maneira
alguma te terei por inocente."
Jeremias 30:7 diz: "Ah! porque aquele dia é tão grande,
que não houve outro semelhante!" O único período de tempo que se encaixa
nessa descrição é o período da Tribulação. Esse período é sem paralelo na
história.
Jesus descreveu a Tribulação usando algumas das mesmas
imagens que Jeremias. Em Mateus 24:6-8, Ele declarou que o aparecimento de
falsos cristos, guerras e rumores de guerras, fomes e terremotos são "o
princípio das dores".
Paulo também descreveu a tribulação como dores de parto.
Primeiro Tessalonicenses 5:3 diz: "pois quando estiverem dizendo: Paz e
segurança! então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto
àquela que está grávida; e de modo nenhum escaparão." Este evento segue o
Arrebatamento e a remoção da Igreja, assim como descritos em 4:13-18. Em 5:9,
Paulo novamente enfatiza a ausência da Igreja deste período de tempo, dizendo:
"porque Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançarmos a salvação
por nosso Senhor Jesus Cristo." A ira de que se fala aqui é o julgamento
de Deus sobre o mundo incrédulo e a Sua disciplina sobre Israel durante a
Tribulação.
Essas "dores de parto" são descritas em detalhes
em Apocalipse 6-12. Parte do propósito da Tribulação é trazer Israel de volta
para o Senhor.
Para aqueles que receberam a Cristo como Salvador do pecado,
o tempo da angústia para Jacó é algo pelo qual devemos louvar ao Senhor, pois
demonstra que Deus cumpre as Suas promessas. Ele prometeu-nos a vida eterna
através de Cristo, nosso Senhor, e prometeu terras, sementes e bênção a Abraão
e seus descendentes físicos. No entanto, antes de cumprir essas promessas, Ele
amorosamente mas firmemente disciplinará a nação de Israel para que ela se
volte a Ele.
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