Unico SENHOR E SALVADOR

Unico SENHOR E SALVADOR

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

FARC fecham igrejas na Colômbia



Na Colômbia inicia-se uma perseguição a cristão como jamais visto na América do Sul. Guerrilheiros das FARC estão ameaçada cristãos e católicos em área rurais que estão sobre controle deles. Eles estão extorquindo pastores e padres das igrejas nos grandes centros. Foram fechadas 150 igrejas, 100 católicas e 50 evangélicas, dentre elas a igreja pastoreada pelo Pastor Sá Junior que missionária da Igreja Assembléia de Deus na Colômbia, pastor está Caracás aguardando liberação pra retornar ao Brasil.

Pastor Assembleiano que responde na Central da AD no Acre, foi obrigado a fechar a igreja pela proteção da família. “OU eu fechava a igreja ou eles matariam minha esposa e filhas na minha frente, lamento, mas não tive forças pra mante-la aberta, eles são agressivos.”

A frente 32 das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia/Exército do Povo (FARC-EP) lançou uma ofensiva, proibindo a celebração de missas e cultos em cidades e vilas menores. Para se reunir, a maioria das congregações precisa pagar uma espécie de “taxa de proteção” ao grupo rebelde. 

Os cristãos que correm maior risco são aqueles que ainda se reúnem nas casas e os líderes que viajam para se encontrar com eles. “Sempre que meu marido ou outro líder da igreja decide pregar no campo, só posso pedir: Senhor, proteja e dê segurança a cada um deles”, diz Jeanet Ortiz Pinto, esposa do evangelista itinerante Angel Pinto. “Meu coração está triste ao ver o que está acontecendo ao nosso redor”, afirma ele. 

O casal pastoreia a Igreja de Deus em Puerto Asis, desde 1988. Angel também é um pastor itinerante, que visita continuamente várias igrejas recém-plantada no Estado de Putumayo. Durante seu ministério, que já dura mais de 25 anos, Pinto foi expulso da igreja cinco vezes por grupos armados.

Duas vezes ele foi ameaçado de morte por violar as proibições impostas pelas FARC contra a pregação.Ele diz que não tem medo e explica que sua congregação tem um ministério que resgata e cuida dos chamados órfãos de guerra. Algumas dessas crianças são filhos de membros da igreja que morreram nas mãos da FARC. Mesmo assim, ele sabe que as FARC já mataram centenas de líderes de igrejas evangélicas nos últimos anos, incluindo alguns de seus colegas de ministério em Puerto Pinto Assis. Após as ameaças da guerrilha, seis padres foram expulsos de suas paróquias na região, de acordo com informações da imprensa.

O governo colombiano realizou reuniões de paz com as Farc em Cuba, para chegar a uma solução para o conflito que já dura décadas. Eneida Herrera, uma evangélica professora de Finanças Públicas na Universidade do Américas, lamentou que a igreja sofra com a violência de grupos armados e faz um alerta. “Caso as negociações de Havana não produzam nada de positivo, podemos esperar uma onda de violência maior do que tem acontecido até agora”. Pedro Mercado, vice-secretário da Conferência Episcopal da Igreja Católica, declarou que estava “muito preocupado pois… Há mais ameaças de segurança a nossos padres e bispos, e restringe nossa liberdade de pregar a palavra de Deus”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...