Unico SENHOR E SALVADOR

Unico SENHOR E SALVADOR

sexta-feira, 10 de julho de 2015

Onde estão os Mortos?



É uma questão que ainda preocupa muitos leigos e religiões em todo o mundo. Na antiguidade os gregos acreditavam que os mortos iam para as “ ilhas dos bem aventurados”, onde ficavam aguardando julgamento de três representantes do mundo subterrâneo. 

E se o morto tivesse sido bom durante sua vida e os juízes estabelecessem sua retidão, ele poderia entrar nos “Campos Elíseos” que era um tipo de paraíso. E de acordo com a mitologia era um lugar agradável, de músicas, luz etc, vivendo ali para sempre feliz em meio às campinas verdejante.


Outras religiões do mundo, como os romanos, imaginam a eternidade como o espelho desta vida, os muçulmanos dizem que a morte traz recompensas e punições, os hindus e budistas dizem que as almas voltam ao mundo quantas vezes for necessária para obter sua purificação e alcançar a bem aventurança eterna, isto é mesmo que esta alma precise encarnar no corpo de um animal, esta crença assemelha-se ao espiritismo.

Para compreender o ensino bíblico sobre o lugar onde os mortos estão é necessário observarmos o texto original no hebraico do AT, e o original grego do NT. A palavra SHEOL no AT equivale em sentido a HADES no NT. Só difere na forma porque a primeira é Hebraica e a segunda e grega. Ambas designam o lugar para onde vão os mortos nos tempos do AT, tanto justos como injustos, no entanto havia uma divisão para os justos e injustos, sendo que todos estavam ali plenamente conscientes. 

Os Justos por sua vez viviam em um lugar de felicidade, prazer e segurança, sendo chamado de “Seio de Abraão”.Os Injustos em um lugar triste, cheio de dores e sofrimento.

Para simplificar: Para os Ímpios Mortos não houve qualquer alteração, continuam indo para baixo, isto é o Hades, ou rol das Nações Ímpias, (Ez 323.17-32) e o império da Morte, onde ficarão retidos até o Juízo do Grande trono branco, após o Milênio, para depois serem lançados no Inferno eterno.

E não existe “Alma penada” que fica vagando procurando um corpo para habitar ou pessoas para assustar, por que Cristo ao descer no Hades apossou das chaves do inferno e da morte. Ap 1.18 parte b. (Lucas 16:31) - Porém, Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite.

A bíblia não mais refere ao Paraíso como estando em baixo. Antes de morrer Jesus disse que as portas do inferno não prevalecerão contra a igreja ( Mt 16.18), isto prova que os fiéis em Jesus Cristo, não mais descerão ao Hades, isto é a divisão reservada ali para os justos. A mudança ocorreu entre a morte de Jesus e sua ressurreição. (Lc 23,43)...hoje estarás comigo no paraíso”

‘’Quando ele subiu às alturas, levou cativo o cativeiro, e concedeu dons aos homens. Ora,que quer dizer subiu, senão que também havia descido até às regiões inferiores da terra” (Ef 4,8,9).

O apostolo Paulo foi ao Paraíso. (2 Co 12,1-4), em apocalipse vemos as almas dos mártires da Grande Tribulação clamando por vingança. (Apoc 6. 9,10), outra prova consistente está em (At 2.26,27) “Pois não deixarás a minha alma no HADES, nem permitirá que teu santo veja a Corrupção”. O Justo “Crente”, quando morre vai estar com Cristo, Paulo disse: 2Co 5.6,8: “partir e estar com Cristo” ele foi enfático ao expressar que estar “ausente do corpo” na morte é estar “presente com Cristo”, ou seja estar onde Cristo está, e onde Cristo está? Rm 8.34 O qual está a direita de Deus, e também intercede por nós”

1º Os Justos estão com Deus: Eclesiastes 12.7, “ E o pó volte a terra, como era, e o espírito volte a Deus que o deu”.

2º Os Justos estão no paraíso: (Apocalipse 2:7) - Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.

3º Os justos estão em descanso: (Apocalipse 14:13) - E ouvi uma voz do céu, que me dizia: Escreve: Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos, e as suas obras os seguem.

Hades é o Sheol do AT é o lugar onde os espíritos dos mortos iníquos aguardam a ressurreição. (Lc 16.23)

Geena, por outro lado refere-se ao Inferno em relação ao castigo eterno ( MT 10.28)

Tártaro: é usado para referir-se à prisão dos anjos caídos (Judas: 6).

Fonte: OTPB - Ordem dos Teólogos e Pastores do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...