Unico SENHOR E SALVADOR

Unico SENHOR E SALVADOR

terça-feira, 26 de julho de 2016

Simbolismo: Culto a Saturno


Você pode não saber, mas o mundo inteiro tem adorado Saturno durante milhares de anos. O culto nunca parou e seus rituais ainda estão presentes até este dia. 

Saturno, apelidado de "Senhor dos Anéis", é a razão pela qual nós trocamos anéis em casamentos ou colocamos auréolas sobre as cabeças de pessoas santas. Este artigo apresenta os atributos do deus Saturno e da perpetuação de seu culto através da cultura popular.

Desde os tempos antigos, os sábios olhavam as estrelas, admirando seu brilho celeste e atribuindo-lhes poderes piedosos, com base em seus efeitos sobre os seres humanos. Antes do Dilúvio, Saturno era considerado por toda a humanidade como o deus supremo e soberano dos reis. Pesquisadores afirmam que Saturno governou o reino da Atlântida e se tornou o ancestral divino de todos os patriarcas e reis da terra. O culto foi perpetuado através de numerosos deuses durante a Antiguidade:

"Chronos ou Saturno, Dionísio, Hyperion, Atlas, Hércules, foram todos relacionados com" um grande continente de Saturno, "eles eram reis que governaram sobre os países da costa ocidental do Mediterrâneo, África e Espanha. "
Baldwin, Nações Prehistoric

Na mitologia egípcia, Isis é considerada a filha mais velha de Saturno:

"Eu sou Ísis, a rainha deste país. Eu fui instruída por Mercúrio. Ninguém pode destruir as leis que tenho estabelecido. Eu sou a filha mais velha de Saturno, o mais antigo dos deuses ".

Saturno em civilizações semitas

Civilizações semitas se referem ao deus Saturno como "El". A divindade suprema era representado por um cubo preto. Podemos encontrar exemplos do cubo em todo o mundo.

Black Cube em Santa Ana


Parte da loja da Apple 24 / 7 em Nova York


Manhattan, Nova York


Dinamarca


Austrália

Meca


Este cubo preto é um resquício da antiga adoração de El.

Antigos hebreus representava Saturno com a estrela de seis pontas, que mais tarde se tornou a estrela de Davi (que também tem muitos outros significados esotéricos). O símbolo é ainda encontrada na bandeira de Israel.
Saturno em civilizações ocidentais

Os gregos e os romanos também adoravam Saturno como uma divindade cruel. Aqui está um breve resumo da mitologia de Saturno no mundo ocidental:

"Com a destituição de seu pai, Saturno tornou-se o governante do universo de idades incalculáveis e reinou com sua irmã, }Ops, que também se tornou sua esposa. Foi profetizado que um dia, Saturno iria perder o poder quando um de seus filhos fosse depor contra ele. 
Para evitar que isso acontecesse, cada vez que Ops desse um filho, Saturno iria imediatamente engoli-lo. Quando o seu sexto filho, Júpiter (Zeus), nasceu, Ops teria o levado para a ilha de Creta. Ela então envolveu uma pedra em seus panos. Sua decepção foi total quando Saturno a engoliu, pensando que era a criança. 
Quando Júpiter cresceu, ele garantiu o emprego de copeiro para seu pai. Com a ajuda de Gaia, sua avó, seu pai Júpiter deu a seu pai uma poção que o obrigou a vomitar cinco irmãos de Júpiter, Vesta (Héstia), Ceres (Deméter), Juno (Hera), Plutão (Hades), e Netuno (Poseidon) ".

-Wikipedia, Saturno (mitologia)

Saturno devorando um de seus filhos por Peter Paul Rubens

Saturno sempre teve um impacto negativo, se não uma significância do mal. Nos tempos antigos, ele tem sido chamado de "O Grande Maléfico", que foi oposição a Júpiter, "O Grande Benéfico". Saturno é esotericamente associado com o homem de limitações, restrições, morte e decadência. 

Seu nome grego era "Kronos", a régua de tempo, enquanto o principal fator inevitavelmente levando à morte dos mortais. Representações tradicionais da "Dona Morte" se originam a partir dos atributos do deus Saturno, que tinha a foice com a qual ele tinha matado seu pai.


Para o iniciado, o esqueleto da morte segurando nos dedos ósseos a foice do ceifeiro denota Saturno (Cronos), o pai dos deuses, carregando a foice com a qual ele mutilou Urano, o seu próprio senhor.

Saturno e Satanás

Saturno também tem sido associado a Satanás por vários motivos. 
Em primeiro lugar, muitos autores argumentam que a palavra Satã é derivado da palavra Saturno. Por outro lado, Saturno está associado com a cor preta, assim como Satanás. 
Em segundo lugar, antigos consideravam Saturno ser o planeta mais distante do sol, sendo este último associado ao princípio da bondade. (Note que Plutão nunca foi considerado um planeta). 

Saturno é, consequentemente, o corpo celeste que é o menos exposto da luz divina do sol e, portanto, associada com a frieza do princípio do mal. Finalmente, o "grande deus Pan", a divindade com chifres, representava Saturno no paganismo antigo. Essa criatura, metade homem e metade bode, é considerado o ancestral de nossas representações modernas de Satanás.


"Pan era uma criatura composta, na parte superior, com excepção dos seus chifres-estar humano, e na parte inferior na forma de um bode. (...) As tubulações do Pan significar a harmonia natural das esferas, eo próprio Deus é um símbolo de Saturno porque este planeta é entronizado em Capricórnio, cujo símbolo é uma cabra "
Manly P. Hall, Ensinamentos Secretos de Todas as Idades

Então Pan foi representado por chifres, devido ao fato que representava Saturno, o regente da casa de Capricórnio, cujo símbolo é uma cabra:

Capricórnio - símbolo da cabra
levantando-se do corpo de um peixe

Pan era o espírito de controle dos mundos inferiores. Ele foi retratado vagando pelas florestas, pênis ereto, bêbado e lascivo, brincando com as ninfas e fazendo seu caminho através da natureza. Podemos dizer que ele governou a natureza inferior do homem, seu lado animal, não muito diferente de Satanás.

Apesar de reconhecer a sua associação com o Mal, sociedades secretas acham a veneração de Saturno necessários para obter a iluminação. Ela é a contraparte necessária do princípio da bondade. Autores maçônicos claramente associam Saturno a Satanás:

"Saturno é o oposto a Júpiter, seu símbolo é a cruz por cima do sinal de Luna. Ele é o Satanás, o Tentador, ou melhor, o testador. Sua função é para criticar e domar as paixões desordenadas no homem primitivo. "
-J.S. Ward, a Maçonaria e os Deuses Antigos

Provavelmente o exemplo mais extremo de uma sociedade secreta adorando princípio de Saturno Mal é a "Fraternitas Saturni". Esta organização ocultista tem base na Alemanha e abertamente encarna o lado oculto do culto de Saturno.

"A Fraternitas Saturni (FS), a Irmandade de Saturno, tornou-se conhecido aos leitores ingleses através de descrições fragmentárias que enfatizam o sensacional, aspectos mágico-sexuais desse trabalho, ou então a seu lado mais escuro e satânico. 

Isso é compreensível à luz pelo fato de que o a FS é (ou era) a organização mais descaradamente Luciferiana no renascimento do ocultismo ocidental moderno, e sua prática de ocultismo sexual talvez seja a mais elaborada e detalhada. 

A FS representa uma combinação única de cosmologia astrológica, demonologia neo-gnóstico, ocultismo sexual, e os princípios maçônicos organizacionais. Esta grande síntese era originalmente a visão de um homem, o duradouro Grão Mestre da FS, Gregor A. Gregorius ".
-Stephen E. Flowers, Fire&Ice: A história, Estrutura e Rituais da mais influente Ordem Mágica Moderna da Alemanha: A Irmandade de Saturno

Para Concluir

Este artigo apresentou algumas das formas de Saturno representadas pela humanidade através dos tempos. A grande quantidade de símbolos associados a esta divindade obscura apenas ressalta sua importância na história humana. O advento das religiões monoteístas do Cristianismo, Judaísmo e Islamismo limita o culto de Saturno ao círculos ocultos. 

Como vimos aqui, o Senhor dos Anéis ainda é onipresente na cultura popular, mas somente reconhecido por aqueles que têm olhos para ver e ouvidos para ouvir.

Papa Bento XVI, vestindo seu Chapéu Saturno, batizado após o planeta Saturno. 

Phonte: Danizudo

Um comentário:

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...