Unico SENHOR E SALVADOR

Unico SENHOR E SALVADOR

sábado, 5 de agosto de 2017

Estudo Textual - Efésios 4-1,24: Há Somente Um Corpo


Por Carl Ballard


Depois de ter escrito extensamente sobre a unidade dos judeus e dos gentios em Cristo, Paulo descreve como manter essa unidade:

"Somente um..." (4:1-6). Para mantermos a unidade como filhos adotados por Deus (veja 1:5), precisamos ser humildes, mansos, longânimos, clementes (4:2), e entregar-nos diligentemente ao trabalho da unidade (4:3). É importante entender as bases da unidade cristã:

• um corpo. A Bíblia não ensina muitas denominações, mas um corpo, o corpo de Cristo, a igreja (veja 1:22-23).
• um espírito. Todos temos acesso a Deus, através do Espírito Santo (veja 2:17-18).
• uma esperança. Nossa esperança é estar no céu com Jesus (veja João 14:1-3). Todas as outras esperanças -- reencarnação, purgatório, um paraíso terrestre, riquezas nesta vida -- dividem em vez de unir.
• um Senhor. Temos somente uma autori-dade para nosso serviço a Deus. Não a lei de Moisés, não a da igreja, não a do pastor, mas somente a de Cristo, o Senhor (veja Mateus 28:18-20).
• uma fé. Não há muitos caminhos de fé para o céu, mas somente um. Temos que obedecer a fé que Cristo nos entregou no Novo Testamento (veja Judas 3), ou seremos perdidos para sempre.
• um batismo. Há somente um batismo que é ligado com a salvação: o batismo nas águas (veja 1 Pedro 3:20-21). O batismo no Espírito Santo não é "o batismo" para a salvação! Aqueles que não são salvos não podem ser unidos com aqueles que são.
• um Deus. Somos unidos sob um único Deus, que nos criou iguais, deu-nos vida igualmente, e nos julgará igualmente, de acordo com o que fizermos com nossas vidas (veja 2 Coríntios 5:10).

"Com vistas ao aperfeiçoamento" (4:7-16). Pela graça de Deus, muitas "dádivas" são dadas àqueles que participam da vitória da salvação (4:7-11). As dádivas que Cristo dá são as pessoas que ajudam os cristãos enquanto crescem no Senhor. Os "apóstolos" e os "profetas" completaram a obra do Senhor revelando toda a vontade de Deus (veja João 14:26 e 2 Pedro 1:3). 

Os "evangelistas" espalham a boa nova do evangelho através do mundo, ensinando todas as coisas que Cristo manda (veja Mateus 28:20). "Pastores e mestres" cuidam das necessidades dos cristãos nas congregações locais, das quais eles também são membros (veja 1 Pedro 5:1-4). Todos estes homens servem para preparar outros cristãos no trabalho de "edificação do corpo de Cristo" (4:12). 

Uma igreja que está trabalhando bem esforça-se pela "unidade da fé" (4:13), segue "a verdade em amor" para que possa crescer em Cristo (4:15), e tem todos os membros trabalhando juntos (4:16).

"Revestindo-nos do novo homem" (4:17-24). Os cristãos têm que caminhar segundo "a verdade em Cristo", como a receberam da Bíblia (4:17-21). O cristão "despe" a velha vida e "veste" uma nova (4:22-24).

Perguntas para mais estudo:

Todas as denominações estão unidas em Cristo, de acordo com as Escrituras?

Quanto da vontade de Deus foi revelada pelos apóstolos e profetas de Cristo? Há necessidade de mais revelação para os santos serem perfeitos?

Tendo em vista que Deus é amoroso e clemente, é possível ser cristão sem uma mudança de vida?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...