Unico SENHOR E SALVADOR

Unico SENHOR E SALVADOR

domingo, 27 de outubro de 2013

Dia da Reforma Protestante será comemorado em Barreiras

Dia da Reforma Protestante será comemorado em Barreiras
Por Tiago Lira (* Com informações Wikipédia)
No dia 31 de outubro é comemorado em todo mundo o Dia da Reforma Protestante. Em 1517, um dia antes da festa católica de “Todos os Santos”, o monge agostiniano Martinho Lutero pregou publicamente suas 95 teses, na porta da Catedral de Wittenberg, na Alemanha. Seu apelo era por uma mudança nas práticas da Igreja Católica, por isso, o nome “Reforma”.

Lutero mudou o curso da história pela coragem, desafiando o poder do papado e do império, mantendo pontos de vista contrários à prática e preceitos da religião estabelecida, o catolicismo romano, por serem conflitantes ao conteúdo da Bíblia.

O principal ensinamento do Evangelho contra o qual Lutero se rebelou foi o da penitência. A salvação é graça de Deus e não pagamos nada por isso.
Em Barreiras a Igreja Presbiteriana promoverá nesse sábado e domingo, 26 e 27, cultos e um estudo sobre a Reforma Protestante realizado pelo Reverendo Claúdio Viana, pastor titular da Igreja Presbiteriana de Palmas-TO. O evento será aberto à participação de qualquer pessoa.
“A reforma protestante foi o evento que provocou uma grande transformação religiosa, política e social. O acesso à educação para todos é sem dúvida fruto da reforma protestante”, comenta o reverendo Nelson Magalhães, dirigente da IPB Barreiras.

 PROGRAMAÇÃO
Sábado – 26/10 19h30 - Culto
Domingo – 27/10:  09h – Estudo 19h - Culto
Local: Igreja Presbiteriana - Rua Prof. David Bueno, 337 - Centro, (descendo a rua entre o Armazém Paraíba e a Porto Bello, 2ª esquina). Telefones: 3611-8111/9926-6699/9117-3327.


SAIBA MAIS SOBRE A REFORMA PROTESTANTE
VENDA DE INDULGÊNCIAS - O movimento encabeçado por Lutero ocorreu durante um dos períodos mais revolucionários da história (passagem da Idade Média para o Renascimento) ao atacar a venda de indulgências por parte da igreja, acabou opondo-se ao lucro obtido por pessoas muito mais poderosas do que ele. Segundo Lutero, se era verdade que o Papa tinha poder de tirar as almas do purgatório, devia usar esse poder, não por razões egoístas, como a necessidade arrecadar fundos para construir uma igreja, mas simplesmente por amor, e devia fazê-lo gratuitamente.

IDOLATRIA - A idolatria aos santos também foi um dos grandes pontos de discórdia com os líderes católicos. A maioria dos historiadores concorda que Lutero teria tentado apresentar seus argumentos ao Papa e alguns amigos de outras universidades. No entanto, as teses colocadas na porta da Catedral de Wittemberg e os muitos argumentos teológicos impressos e distribuídos por ele nos meses seguintes, acabaram se espalhando por toda a Europa, fazendo com que ele fosse chamado ao Vaticano para se retratar perante o Papa. A partir de então, entrou abertamente em conflito com a Igreja Católica. Acabou excomungado em 1520, pelo papa Leão X. Alegava-se que ele incorria em “heresia notória”.

TRADUÇÃO DA BÍBLIA - Devido a esses acontecimentos, Lutero temendo a morte, ficou exilado no Castelo de Wartburg, por cerca de um ano. Durante esse período trabalhou na sua tradução da Bíblia para o alemão, resultando na impressão do Novo Testamento em setembro de 1522.

Para algumas vertentes do catolicismo, os protestantes são hereges. Para outras, “irmãos separados”. O movimento originado por Lutero ficou conhecido como Protestantismo e seus seguidores como “protestantes”. O termo é pouco comum no Brasil, onde se prefere usar “evangélicos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...