Unico SENHOR E SALVADOR

Unico SENHOR E SALVADOR

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Os sinais da volta de JESUS: Fome


FAO alerta que 842 milhões passam fome no Dia Mundial da Alimentação 


O Dia Mundial da Alimentação assinala-se na quarta-feira com o alerta de que 842 milhões de pessoas passam fome no mundo e mais dois mil milhões têm deficiências nutritivas, disse o representante da FAO em Lisboa.

"Continuamos a ter 842 milhões de pessoas que passam fome. Uma em cada oito pessoas no mundo passa fome", lamentou Hélder Muteia, em entrevista à Lusa.

O representante da agência da ONU para a alimentação e a Agricultura (FAO) em Lisboa e junto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) acrescentou que todos os anos morrem 2,5 milhões de crianças com fome e dois mil milhões de pessoas têm deficiências nutritivas, ou seja, não dispõem de vitaminas e minerais suficientes para uma vida saudável.

Por outro lado, 1,4 mil milhões de pessoas vivem atualmente com excesso de peso, das quais quase 500 milhões sofrem de obesidade, o que acarreta ameaças de doenças cardiovasculares e diabetes.
Todos os anos, alertou, 3,5 biliões de dólares gastos em saúde - 500 dólares por pessoa - poderiam ser poupados se estivesse garantida uma alimentação saudável para todos.
"Teríamos menos gente a ir aos hospitais e mais qualidade de vida, logo maior capacidade produtiva", referiu Muteia.

É neste âmbito, no facto de a má nutrição impor custos elevados à sociedade, que se insere o lema do Dia Mundial da Alimentação deste ano: "Pessoas saudáveis dependem de sistemas alimentares saudáveis".

"Com este tema pretendemos chamar a atenção para a necessidade de que a alimentação garanta saúde e para isso é importante que as pessoas estejam bem alimentadas", explicou o representante da FAO.
Mas além de refletir sobre a saúde do indivíduo, a FAO pretende com esta efeméride refletir sobre a saúde da comunidade e do mundo.

"Ao produzirmos alimentos como indivíduos, como comunidade, temos de pensar também na saúde do mundo, na base de recursos que sustenta a vida no planeta", afirmou.
Daí a preocupação com os sistemas alimentares, que correspondem a todos os processos que garantem a existência de alimentos, "desde a produção, aos mercados, ao acesso, às políticas, tecnologias, crédito, legislação", disse o responsável.
Muteia acredita que hoje, num momento em que os padrões de consumo e de produção "estão, de certa forma, a pôr em risco a base de recursos que garante a vida no planeta", em que a água começa a escassear e há cada vez mais desflorestação e degradação dos solos, é preciso "fazer uma mudança de paradigma".

Para o responsável, a erradicação da fome é possível, mas "depende muito de políticas públicas e lideranças fortes".

Recordando que 98% das pessoas que passam fome estão nos países em desenvolvimento, Muteia explicou que a situação dos países desenvolvidos prova que é possível acabar com a fome: "Se há países onde apenas um ou dois por cento passam fome, é possível, com políticas públicas, com maior coordenação internacional, garantir alimentação para os mais vulneráveis".

Fonte: Açoriano Oriental


"E, estando assentado no Monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos em particular, dizendo: Dize-nos, quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo? " Mateus 24:3

"Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares." 
Mateus 24:7

"E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim." Mateus 24:14

Enquanto isso nas Américas...




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...