Unico SENHOR E SALVADOR

Unico SENHOR E SALVADOR

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

O que a Bíblia ensina a respeito da Trindade?


Resposta: A coisa mais difícil a respeito do conceito cristão da Trindade é que não há maneira de explicá-lo adequadamente. A Trindade é um conceito impossível de ser totalmente compreendido por qualquer ser humano, quanto mais explicado.

Deus é infinitamente maior do que nós, por isso não devemos esperar que sejamos capazes de compreendê-Lo totalmente. A Bíblia ensina que o Pai é Deus, que Jesus é Deus e que o Espírito Santo é Deus.

A Bíblia também ensina que há um só Deus. Mesmo podendo compreender alguns fatos sobre a relação das diferentes pessoas da Trindade umas com as outras, no geral, a Trindade é incompreensível à mente humana. Entretanto, não significa que não seja verdade ou fora dos ensinamentos da Bíblia.

Ao estudar este assunto, lembre-se de que a palavra “Trindade” não é usada nas Escrituras. Este é um termo usado em uma tentativa de descrever o Deus Triúno, e o fato de haver 3 pessoas co-existentes e co-eternas perfazendo um só Deus. Compreenda que DE JEITO ALGUM se sugere aqui que haja 3 Deuses. A Trindade é 1 Deus feito de 3 pessoas.

Não há nada errado em usar o termo “Trindade”, mesmo que esta palavra não se encontre na Bíblia. É mais prático dizer a palavra “Trindade” do que dizer “3 pessoas co-existentes e co-eternas perfazendo um só Deus”. Se isto for problema para você, considere isto: a palavra avô também não é usada na Bíblia. 

Mesmo assim, sabemos que havia avôs na Bíblia. Abraão foi avô de Jacó. Então, não fique obcecado com termo “Trindade”. O que realmente importa é que o conceito REPRESENTADO pela palavra “Trindade” existe nas Escrituras. Terminada esta introdução, mostraremos versículos bíblicos na discussão sobre a Trindade.

1) Há um só Deus: Deuteronômio 6:4; I Coríntios 8:4; Gálatas 3:20; I Timóteo 2:5.

2) A Trindade consiste de três Pessoas: Gênesis 1:1; 1:26; 3:22; 11:7; Isaías 6:8; 48:16; 61:1; Mateus 3:16-17; 28:19; II Coríntios 13:14. Nas passagens do Velho Testamento, algum conhecimento de hebraico é de grande ajuda.

Em Gênesis 1:1, é usado o substantivo plural “Elohim”. Em Gênesis 1:26; 3:22; 11:7 e Isaías 6:8, o pronome plural equivalente a “nós” é usado. “Elohim” e “nós” se referem a mais de duas pessoas, NÃO há dúvidas. Em português, temos apenas duas variações quanto ao número, singular e plural. Em hebraico, temos três formas: singular, dual e plural. Dual é para dois, APENAS.

Em hebraico, a forma dual é usada para coisas que vêm em pares, como olhos, orelhas e mãos. A palavra “Elohim” e o pronome “nós” são formas de plural – definitivamente mais de dois, e devem estar se referindo a três ou mais (Pai, Filho, Espírito Santo).

Em Isaías 48:16 e 61:1, o Filho está falando enquanto faz referência ao Pai e ao Espírito Santo. Compare Isaías 61:1 com Lucas 4:14-19 para ver que é o Filho falando. Mateus 3:16-17 descreve o acontecimento do batismo de Jesus. Nele se vê o Deus Espírito Santo descendo sobre o Deus Filho enquanto o Deus Pai proclama Seu prazer no Filho. Mateus 28:19 e II Coríntios 13:14 são exemplos de 3 pessoas distintas na Trindade.

3) Os membros da Trindade são distintos uns dos outros em várias passagens: No Velho Testamento, “SENHOR” é diferenciado de “Senhor” (Gênesis 19:24; Oséias 1:4). O “SENHOR” tem um “Filho” (Salmos 2:7, 12; Provérbios 30:2-4). Espírito é distinto de “SENHOR” (Números 27:18) e de “Deus” (Salmos 51:10-12). Deus o Filho é diferenciado de Deus o Pai (Salmos 45:6-7; Hebreus 1:8-9).

No Novo Testamento, João 14:16-17 é onde Jesus fala ao Pai sobre enviar um Ajudador, o Espírito Santo. Isto demonstra que Jesus não considerava a Si mesmo como sendo o Pai ou o Espírito Santo. Considere também todas as outras vezes, nos Evangelhos, onde Jesus fala ao Pai. Estava Ele falando consigo mesmo? Não. Ele falava com uma outra pessoa na Trindade, o Pai.

4) Cada membro da Trindade é Deus: O Pai é Deus: João 6:27; Romanos 1:7; I Pedro 1:2. O Filho é Deus: João 1:1, 14; Romanos 9:5, Colossenses 2:9; Hebreus 1:8; I João 5:20. O Espírito Santo é Deus: Atos 5:3-4; I Coríntios 3:16 (Aquele que habita é o Espírito Santo: Romanos 8:9; João 14:16-17; Atos 2:1-4).

5) A subordinação dentro da Trindade: As Escrituras mostram que o Espírito Santo é subordinado ao Pai e ao Filho, e o Filho é subordinado ao Pai. Esta é uma relação interna, e não nega a divindade de nenhuma das pessoas da Trindade. 

Esta é simplesmente uma área que nossas mentes finitas não conseguem compreender, em vista do Deus infinito. Em relação ao Filho, veja: Lucas 22:42; João 5:36; João 20:21; I João 4:14. Em relação ao Espírito Santo veja: João 14:16; 14:26; 15:26;16:7 e principalmente João 16:13-14.

6) As tarefas dos membros individuais da Trindade: 

O Pai é a fonte máxima ou causa de:

-1) o universo (I Coríntios 8:6; Apocalipse 4:11);

-2) revelação divina (Apocalipse 1:1);

-3) salvação (João 3:16-17);

-4) as obras humanas de Jesus (João 5:17;14:10). O Pai PRINCIPIA todas estas coisas.


O Filho é o agente através do qual o Pai faz as seguintes obras: 

1) A criação e manutenção do universo (I Coríntios 8:6; João 1:3; Colossenses 1:16-17); 
2) divina revelação (João 1:1; Mateus 11:27; João 16:12-15; Apocalipse 1:1); 
3) salvação (II Coríntios 5:19; Mateus 1:21; João 4:42). O Pai faz todas estas coisas através do Filho, que funciona como Seu agente.

O Espírito Santo é o meio pelo qual o Pai faz as seguintes obras: 

1) criação e manutenção do universo (Gênesis 1:2; Jó 26:13; Salmos 104:30); 
2) divina revelação (João 16:12-15; Efésios 3:5; II Pedro 1:21); 
3) salvação (João 3:6; Tito 3:5; I Pedro 1:2); 
4) feitos de Jesus (Isaías 61:1; Atos 10:38). Então faz assim o Pai todas estas coisas pelo poder do Espírito Santo.

Nenhuma das ilustrações populares são descrições completamente apuradas da Trindade.

O ovo (ou maçã) falha porque a casca, a clara e a gema são partes do ovo, e não são o ovo, cada qual separadamente. O Pai, Filho e Espírito Santo não são partes de Deus, cada um Deles é Deus.

A ilustração da água é de alguma forma melhor, mas ainda falha em adequadamente descrever a Trindade. Líquido, vapor e gelo são estados da água. O Pai, Filho e Espírito Santo não são formas ou estados de Deus, mas cada qual separadamente é Deus.

Então, enquanto estas ilustrações podem nos dar uma idéia da Trindade, esta não se faz totalmente precisa. Um Deus infinito não poderá ser totalmente descrito por uma ilustração finita.

Em vez de focalizar na Trindade, tente focalizar na grandeza de Deus e Sua natureza infinitamente maior que a nossa.

“Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos! Por que quem compreendeu a mente do Senhor? ou quem foi seu conselheiro?” 
(Romanos 11:33-34).

Phonte: Got Questions

27 comentários:

  1. Rapaz, para mim e claro como o vidro a Trindade !!

    Abs

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  2. Vocês dizem = "Antes de tudo é preciso definir o que é a doutrina da Trindade, pois até mesmo muitos cristãos se perdem nesse quesito. Por "Trindade" não queremos dizer que acreditamos em três deuses, pois para nós há somente um Deus Is 43:10."

    Se para vós há somente um Deus, e que não acreditam de 3 deuses, se o fazem em verdade vs.9, recebem a ordem de dar testemunho acerca dEle diante do mundo dentro dos limites das Escrituras. Yahweh deu na antiguidade os judeus esta missão, deveriam ser testemunhas de Yahweh, um testemunho vivo como nação, de que Yahweh é o único Elohim. Dt 6.4

    Yahweh nosso Elohim, é o único Elohim.= Em notável contraste com as nações circunvizinhas que eram politeístas, os hebreus criam num único Elohim verdadeiro. Esta profissão de fé foi santa e senha da raça hebráica durante mais de 3.000 anos. Mar 12:29 No hebraico escreve-se assim: SHÈMÁ YISRAEL, ADONAI ELOHÊINU, ADONAI ECHÁD, cuja tradução literal é: "Ouve Israel, o Senhor é o nosso Elohim, o Senhor é um!" Paulo afirma que a mesma verdade é fundamental para o cristianismo. Você não conta um como sendo um dual ou dúplice. ECHÁD é um em hebraico, assim como SHÁTÁIM é dois, SHALÔSH são três, ARBÁ são quatro, etc. 1Cor 8:4-6 Ef 4:4-6. Antes de descobrir-se os Rolos do Mar Morto, o mais antigo manuscrito hebreu existente de qualquer parte do A.T. era o papiro Nash, do 1º séc. a.C, e nele está o Pentateuco com o Decálogo. Dt 6:4-5.

    A palavra hebraica echad em Dt 6:4.
    Só existem duas palavras em hebraico que significam “único”: echad e yachid. A diferença entre elas é que echad significa “um (entre outros)”. Isto significa que quando falamos echad estamos nos referindo a um único ser mas existem outros, ou seja, a possibilidade de haver outros é inerente em echad. Já a palavra yachid é usada para designar um ser exclusivamente único. Yachid é um só e ponto final!
    De fato, este é o significado das palavras em hebraico, mas o problema está na interpretação particular que é dada para echad. A interpretação natural, levando-se em conta o contexto, é que o nosso Yahweh é o único (echad) Senhor (entre outros deuses pagãos).
    A palavra echad sugere a existência de outros deuses e o próprio vs.14 do mesmo capítulo diz o seguinte: Dt 6:14.
    Ora, os doutos teólogos pretendem sugerir que os “outros deuses”, conceito implícito na palavra echad, são os componentes da trindade: Elohim Filho e Elohim Espírito Santo, além do Elohim Pai que aparece de forma explícita. No entanto, através da análise do contexto de Dt 6, fica claro que os outros deuses são os deuses pagãos de Canaã.

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  3. Como pode o Senhor Yahweh ser incompreendido se:
    Jer 31:34 - E não ensinarão mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor deles até o maior, diz o Senhor; pois lhes perdoarei a sua iniqüidade, e não me lembrarei mais dos seus pecados.

    Não ensinará mais.= O fracasso dos servos de Yahweh, que em grande medida não instruíram ao povo no verdadeiro conhecimento do Altíssimo, devido ao cumprimento imperfeito dos ritos e as cerimônias do antigo pacto, se corrigiria mediante o íntimo conhecimento e a comunicação que teriam os crentes com seu Senhor por meio da fé que lhes infundiria o novo pacto João 6:45-46 1Co 2:6-16 Cl 1:27-28. 

    Heb 8:11 - e não ensinará cada um ao seu concidadão, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor deles até o maior.

    Nenhum ensine.= Não se necessitaria de admoestações e conselhos contínuos pois os seres humanos desfrutariam de uma experiência religiosa pessoal. Os cristãos poderiam agora achegar-se diretamente a Yahweh sem o sacerdócio levítico como intermediário. Seriam "guiados pelo Espírito de Yahweh" Rm 8:14, "aprenderam de Yahweh" 1Tes 4:9 e teriam "a unção do santo" que lhes faria conhecer "todas as coisas" João 2:20. Há muitos sécs. os cristãos possuem todo o cânon das Escrituras para que aprendam a respeito de Yahweh; mas isto não supre a necessidade de instrutores espirituais. Yahweh deu à igreja como dons "pastores" e "mestres" Ef 4:11.
    Todos Me conhecerão.= Isto é, todos os cristãos terão um conhecimento pessoal de Yahweh, não importa qual seja sua idade, condição social ou capacidade mental.

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  4. 1) Há um só Deus: Deuteronômio 6:4 ; I Coríntios 8:4 ; Gálatas 3:20 ; I Timóteo 2:5.

    Dt 6.4 - Yahweh nosso Elohim, é o único Elohim.= Em notável contraste com as nações circunvizinhas que eram politeístas, os hebreus criam num único Elohim verdadeiro. Esta profissão de fé foi santa e senha da raça hebráica durante mais de 3.000 anos. Mc 12:29 No hebraico escreve-se assim: SHÈMÁ YISRAEL, ADONAI ELOHÊINU, ADONAI ECHÁD, cuja tradução literal é: "Ouve Israel, o Senhor é o nosso Elohim, o Senhor é um!" O apóstolo Paulo afirma que a mesma verdade é fundamental para o cristianismo. Você não conta um como sendo um dual ou dúplice. ECHÁD é um em hebraico, assim como SHÁTÁIM é dois, SHALÔSH são três, ARBÁ são quatro, etc. 1Co 8:4-6 Ef 4:4-6. Antes de descobrir-se os Rolos do Mar Morto, o mais antigo manuscrito hebreu existente de qualquer parte do A.T era o papiro Nash, do 1º séc. a.C, que contém o Decálogo e. Dt 6:4-5.

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  5. 1Cor 8.4 - Nenhum outro Elohim, senão um só.= Paulo afirma isso em todas as suas saudações: Rm 1:7 1Co 1:3 2Co 1:2 Gl 1:1,3 Ef 1:2 Fp 1:2 Cl 1:2 1Tes 1:1 2Tes 1:2 1Tm 1:2 2Tm 1:2 Tt 1:4 Fm 1:3. Somos advertidos ainda em 1Tm 5:21. Conseguiriamos admitir que Paulo fosse tão relapso a ponto de fazer uma única vez, para ensinar aos cristãos de Corinto, e a nós hoje, uma declaração de definição da Divindade, como na segunda carta dirigida aos cristãos de Corinto, em sua bênção final 2Co 13:13, contrariando o que ele, Paulo, lhes ensinara na primeira carta 1Co 8:6?

    Gál. 3.20 - O mediador, de um só.= Uma mediação pressupõe duas ou mais partes, e o árbitro representa os interesses de ambas. O povo de Israel se entendeu com Moisés na ratificação do antigo pacto em tudo o que concernia à série de estatutos que o acompanhavam.
    Yahweh, porém, um só é.= Dt 6:4, a promessa do pacto não foi "adicionada" a nada; foi dada pessoalmente por Yahweh. Portanto, o vs.20 poderia ser parafraseado desta maneira: "Agora bem, um mediador implica um convênio entre duas partes; mas a promessa do pacto foi unilateral: dependia só de Yahweh e, portanto, não requeria mediador". O antigo pacto Ez 16:60 tinha a forma de um contrato entre Yahweh e o povo escolhido, e a Moisés como mediador Ex 19:3-8; 20:19-21; 21:1; 24:3-8; Gl 3:15,19; mas o pacto novo ou eterno, concedido por Yahweh a Abraão, singelamente estava sob a forma de uma promessa. No antigo pacto tinha um convênio de parte do povo de obedecer, enquanto no novo pacto só é necessário aceitar a promessa por fé, e a obediência segue de forma natural Gn 26:5. 

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  6. 1Tim 2.5 - O intercessor é aquele que faz a mediação perante o Pai. Assim, nosso intercessor, Yeshua Cristo, também é nosso mediador perante o Pai. Como só existe um mediador, só existe também um intercessor que intercede pelos homens perante o Pai - Yeshua Cristo. Somente Cristo pode interceder pelo homem junto ao Pai, pois somente Ele conhece as dificuldades do homem. Heb 4:15. No sacerdócio terrestre, homens faziam a intercessão simbólica pelos pecadores. No santuário celestial, somente Cristo faz a intercessão pelo homem. A Bíblia nos afirma claramente que O Filho de Yahweh, Yeshua, chamado de "Verbo," "se fez carne"; João 1:14 tornou-se homem exatamente como nós, participando igualmente da carne e sangue, assim como nós. Heb 2:14 Ele permaneceu da forma em que se "fez" quando se fez carne - permaneceu na forma de "homem." Cristo Yeshua se uniu à raça humana por laços que não foram partidos. A Bíblia afirma que Ele "não se envergonha" de nos chamar "irmãos," Heb 2:11 mostrando que está perfeitamente identificado conosco hoje, possuindo a mesma natureza que nós. Idenficando-Se com as nossas necessidades e fraquezas, pode fazer propiciação por nossos pecados diante do Pai. Heb 2:17 Assim, Yeshua que era da substância de Yahweh e passou a ser de carne e osso, como nós o somos. Heb 2:14-18; 5:7-9; 1Tm 2:5. Hoje Ele possui um corpo humano glorificado.
    Há um só Elohim.= A universidade do cristianismo vs.1,4 amplia-se com o reconhecimento da soberania divina de Yahweh sobretudo o universo. Atos 17:23-28 Rm 10:12 1Co 8:4 Ef 4:6 1Tm 1:17.
    Um só Mediador.= Se existisse a 3ª "pessoa" da trindade, Paulo não chamaria Yeshua o único mediador de Espírito Rm 8:26-27 Heb 7:25. O pecador só pode ser reconciliado com Yahweh mediante Yeshua. João 14:5-6 Rm 5:1-2. Yahweh não precisa ser reconciliado com o homem, pois Sua vontade 1Tm 2:4 foi a que iniciou o plano de salvação. O Pai, proporcionou-nos o meio de salvação com a vida e a morte de Cristo. Rm 5:10 Paulo exclui claramente a necessidade de mediadores humanos e o suposto valor que alguns atribuíram a essa suposta mediação ou intercessão.
    O homem Cristo Yeshua.= Uma ênfase na natureza de Cristo como "homem." Só Aquele que é plenamente divino e plenamente humano pode exercer a função de Mediador entre o homem e Yahweh.
    Yeshua não representava a nenhum nível social ou nação em particular, mas a toda a humanidade sem distinção de nenhuma classe. Paulo está condenando a teoria do docetismo que surgiu nos tempos apostólicos, e que ensinava que Cristo nunca teve um corpo humano, mas só a aparência de tê-lo tido.
    João se refere a esta heresia como ao "anticristo." 1Jo 4:3

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  7. 2) A Trindade consiste de três Pessoas: Gênesis 1:1; 1:26; 3:22; 11:7; Isaías 6:8; 48:16; 61:1; Mateus 3:16-17; 28:19; II Coríntios 13:14. Nas passagens do Velho Testamento, algum conhecimento de hebraico é de grande ajuda. 
    Gênesis 1:1;

    Criou Elohim.= Heb. "bara," sempre descreve uma atividade de Yahweh ao criar "o vento," Am 4:13 "um coração limpo" Sl 51:10 e "novos céus e nova terra." Is 65:17 Já "fazer, asah", "formar, yatsar" e outras, frequentemente [mas não exclusivas] se usam em relação com a atividade humana, porque pressupõe matéria preexistente. Estas três palavras se usam para descrever a criação do homem. A criação leva a marca da atividade própria de Elohim. Heb 11:3
    O termo Elohim é aplicado ao verdadeiro Elohim, assim, Ele é o Criador de todas as coisas, o único Deus, Senhor do universo. Não há pois, a mais mínima alusão a um suposto politeísmo latente, embora supere a mente do autor sagrado. Aparece como um ser individual, que tudo criou, preexistente, que dá existência com sua onipotente Palavra-expressão do Sua infinita sabedoria e abrangente vontade a todas as coisas como prova e emprego singular do verbo bara (criar). Este verbo é usado na Bíblia tendo por sujeito a Yahweh, e significa a produção de algo novo. Estritamente não equivalente ao nosso vocábulo criar, que envolve a produção de uma coisa do nada.
    A palavra hebraica ʼelo·hím (deuses) parece derivar duma raiz que significa “ser forte”. ʼElo·hím é o plural de ʼelóh·ah(deus, no singular). De acordo com o Strong H430, o termo hebraico ‘Elohim’ aparece nesta forma 2.570 vezes, sendo uma palavra polissêmica, devido a não ser um termo que designe exclusivamente o Deus YHWH, mas também é atribuído aos muitos deuses das antigas religiões pagãs. O que diferencia o sentido do termo entre o único Deus verdadeiro e os deuses falsos dos pagãos, é claramente percebido nas Escrituras hebraicas pela concordância verbal ou pelos pronomes e adjetivos que precedem ou sucedem o termo Elohim. Ou seja, quando o termo Elohim está se referindo ao Deus verdadeiro, os verbos, pronomes e adjetivos estão no singular masculino nos milhares de ocorrências da palavra, inclusive em Gn 1.1, onde lemos:

    Percebam que o verbo hebraico ‘bara’ (criou) está na 3ª pessoa do singular, ou seja, “Ele criou”. Caso fosse a intenção do texto revelar uma multiplicidade dentro de um único Deus, o verso teria que dizer [בָּרְאוּ אֱלֹהִים] "Elohim (eles) criaram", mas não é assim que consta no texto hebraico. Nunca lemos na Bíblia as frases: “Elohim são justos”, “Elohim são poderosos” ou “Elohim são espiritos”, mas logo perceberemos que os adjetivos que seguem a palavra Elohim está no singular indicando a existência e atributos de um só ser e não mais que isso.
    Continua...

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  8. O substantivo plural Elohim, quando se refere à Yahweh, é entendido por renomados eruditos e lexicografos como um plural majestático, quando o termo em questão é acompanhado por outras palavras no singular. Este plural majestático é simplesmente uma forma gramatical que denota a grandeza sem qualquer implicação de que o objeto em si é uma pluralidade ou multiplicidade. Assim concorda o renomado léxicografo William Smith da Universidade de Londres que tece o seguinte comentário:
    “A forma plural Elohim tem dado origem à muita discussão. A ideia fantasiosa de que refere-se à trindade de pessoas na Divindade, dificilmente encontra agora algum partidário entre eruditos. Ou é o que os gramáticos chamam “plural de majestade” ou então denota a plenitude da força divina, a soma de poderes revelados por Deus.” (A Dictionary of the Bible” Philadelphia: American Baptist Publication Society, 1863, pág.. 216)
    Joseph Bryant Rotherham, em uma nota sobre Gn 1.1, comenta:
    “Deveria ser cuidadosamente observado que, embora Elohim seja plural na forma, todavia quando, como aqui, está construído com um verbo no singular, naturalmente é singular em sentido; especialmente por que o “plural de qualidade” ou “excelência” é abundante na língua hebraica em casos onde a referência é inegavelmente a alguma coisa que deve ser compreendida em numero singular.” (“The Emphasized Bible”. Londres: H.R. Allenson, 1901. Vol. 01. Pag. 33).
    Também, Louis Berkhof, presidente do seminário Teológico Calvinista, faz a seguinte observação concernente a palavra hebraica Elohim:
    “O nome raramente ocorre no singular, exceto em poesia. O plural deve ser considerado como intensivo, e por tanto, serve para indicar plenitude de poder.” (Op. Cit. Pag. 48).
    Aaron Ember, estudioso do assunto declara: “Que a linguagem do A[ntigo] T[estamento] renunciou inteiramente à ideia de pluralidade em ... [ʼElo·hím] (conforme aplicado ao Deus de Israel) evidencia-se especialmente no fato de que é quase invariavelmente construído com um predicado verbal no singular e tem atributo adjetival singular. ... [ʼElo·hím] deve ser antes explicado como plural intensivo, denotando grandiosidade e majestade, igual a O Grande Deus.” - The American Journal of Semitic Languages and Literatures (A Revista Americana de Línguas e Literaturas Semíticas), Vol. XXI, 1905, p. 208.
    Stanley Horton em sua Teologia sistemática atesta que “Os judeus e a maioria dos teólogos liberais  entendem que se trata de um "plural intensivo" ou "plural de majestade"; no entanto,” diz a publicação “não há nenhum fundamento gramatical real para isso...” Teologia Sistemática de Stanley Horton – Cap. 4 nota 18. 
    Note que Horton menciona que não existe nenhum fundamento gramatical para alegar isso, mas ele parece simplesmente desconsiderar a realidade destacada por Aaron Ember que menciona que é “construído com um predicado verbal no singular e tem atributo adjetival singular”. Isso em si é um fundamento gramatical válido.
    Continua...

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  9. Se partirmos do pressuposto que o termo Elohim designa necessariamente um único Deus sendo ao mesmo tempo composto por se tratar de uma palavra plural, teríamos também de admitir que Moisés fosse composto por mais de um Moisés, pois fora chamado nas escrituras de Elohim sobre o Faraó em Êx 4.16-7. a. Bem como o deus Dagom, que embora tenha fizesse parte da coletividade de deuses pagãos, o termo Elohim aplica-se a ele como um personagem singular e não como um deus composto como podemos constatar em Jz 16.23. 
    A Septuaginta, trás Gn 1.1 da seguinte forma em grego: “εν αρχη εποιησεν ο θεος τον ουρανον και την γην”. É interessante perceber que os tradutores da Septuaginta conheciam muito bem a língua hebraica e mesmo assim, acharam por bem transliterar a palavra hebraica Elohim para o seu equivalente em grego “Theós”, que sintaticamente é um substantivo masculino singular. Caso o sentido de Elohim fosse verazmente uma composição de divindades em um único Deus, ou se eles quisessem afirmar que o Deus que criou todas as coisas fosse uma pluralidade, eles teriam vertido Elohim para “θεοι” que também significa Deus ou deus, sendo esse um substantivo no caso nominativo masculino plural, mas, para infelicidade dos apologistas trinitários, não é isso que consta no texto da Septuaginta.
    Ademais, uma vez elohim significa "deuses" e não "pessoas", os trinitários colocam-se como politeístas uma vez que se persistem em que "elohim" pressupõe uma unidade composta, então esta pluralidade seria de "deuses" e não de 'pessoas', e como aceitam que tais devem ser adorados, segue-se que caem no politeísmo ou adoração de múltiplas divindades.
    Isso se choca com a realidade divina que é simplicidade e não a complexidade. Uma vez que O Ser de Yahweh não é uma conjunção ou composição, segue-se que nele, no Ser Divino; não existe a possibilidade de partes constituintes estarem unidas para formarem O Ser, o que é necessário no caso da trindade e em qualquer ser composto, a saber, a necessidade de as partes preexistirem a composição.
    Dentro da visão trinitária Yahweh não poderia ser Elohim sem que junto do Pai houvesse o filho, de modo que o Pai não pode ser absoluto, pois depende do Filho para ser Elohim. Mas aprendemos das Escrituras Sagradas e do espírito divino que Deus não possui acessórios ou extensões, e sim que ele é integralmente uno e sozinho em sua existência pessoal.
    Uma característica notável da religião judaica é o seu estrito monoteísmo, isto é, a crença em uma única e absoluta divindade. No que torna difícil de entender os fundamentos da argumentação trinitária nessa questão, pois uma religião monoteísta jamais admitiria que o Elohim em quem tem crido seja na verdade composto por divindades distintas entre si.  Ao afirmarem que Elohim denota uma pluralidade numérica na essência do único Yahweh e crer que no mesmo há três ‘pessoas divinas e distintas’ acopladas num só, não há outra conclusão a não ser a de se admitir um politeísmo disfarçado de monoteísmo. O ensinamento do "Elohim três em um” não encontra embasamento nas Escrituras, isso existe apenas na mente fantasiosa dos teólogos e defensores da doutrina da Trindade.
    *Yahuwah é chamado ‘Elohah’ (Deus), a forma singular de Elohim, nos seguintes versos: Dt 32:15.17; Is 44:8; Hc 3:3, Sl 18:32; 50:22; 114:7; 139:19; Jó 3:4; 3:23; 4:9.17; 5:17; 6:4.7.9; 9:13; 10:02; 11:5; 12:4.6; 16:21; 19:6.21.26; 21:9.19; 22:12.26; 24:12; 27:3.8.10; 29:2.4; 31:2.6; 33:12.26; 35:10; 36:2; 37:15.22; 39:17; 40:2; Pv 30:5; Ne 9:17.

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  10. 1:26;

    Façamos o homem.= Nota-se a preeminência do homem acima de todas as outras criaturas da terra. O plural "façamos" celebra o conselho entre duas pessoas ou mais. O declarar ser feito a "nossa" "a imagem de Elohim," se conclui que os menbros da mesma Divindade: Cristo esteve associado com Seu Pai na obra da criação. João 1:1-3,14; 1Co 8:6 Cl 1:16,17 Hb 1:2 não só nos ensinam que Yahweh o Pai criou todas as coisas por meio de Seu Filho, mas que toda vida é preservada por Cristo, cf. Gn 3:22; 11:7; Dn 7:9-10,13-14 e está plena, inconfundível e claramente revelada no N.T, que Cristo, esteve associada com Seu Pai na obra da criação, João 1:1-3,14; 1Co 8:6 Cl 1:16-17 Heb 1:2, estes textos nos ensinam que Yahweh o Pai criou todas as coisas por meio de Seu Filho e que toda vida é preservada por Ele. A evidência inicial da existência de Cristo, no tempo da criação, como colaborador com Seu Pai, acha-se na primeira página da Bíblia. O Soberano do Universo não estava só em Sua obra de beneficência. Tinha um companheiro - um cooperador que poderia apreciar Seus propósitos, e participar de Sua alegria ao dar felicidade aos seres criados. João 1:1-2 Cristo, o Verbo, o Unigênito de Yahweh, era um com o eterno Pai - um em natureza, caráter, propósito - o único ser que poderia penetrar em todos os conselhos e propósitos de Yahweh. Is 9:6 Mq 5:2 E o Filho de Yahweh declara a respeito de Si mesmo: Pv 8:22-30 Estes textos são claros para os que crêem na inspiração do A.T como do N.T, formandos harmoniosamente como as pedras de um belo mosaico.
    O Pai operou por Seu Filho na criação de todos os seres celestiais. Cl 1:16 A palavra "homem" é "adam" "barro vermelho" em hebreu, a mesma palavra empregada para nomear o pai da raça humana. Gn 5:2 Descreve sua cor, de "adam "ser vermelho"; ou sua aparência, de uma raiz arábica que significa "brilhar," fazendo de Adão "o brilhante"; ou sua natureza como a imagem de Elohim de dam, "semelhança"; ou - e o que é mais provável - sua origem: "o solo," de "adamah, "o do solo."
    À nossa imagem.= Este plural, pronunciado pelo Elohim único, tem sido interpretado de diversas maneiras. Na realidade, ele parece sugerir a idéia de uma deliberação especial do Criador no momento de criar o gênero humano. Dentre todas as obras de Yahweh, somente a criação do ser humano é precedida por essa referência a uma solene decisão divina. Sl 8.4-8. O homem levaria a imagem de Elohim, tanto na semelhança exterior, como no caráter. Essa imagem se evidenciava em termos de sua natureza espiritual. Veio a ser um "ser vivente," dotado de livre arbítrio, uma personalidade auto-consciente. Esta natureza refletia a santidade divina de Seu Criador até que o pecado destruiu a semelhança divina. Só mediante Cristo, o resplendor da glória de Yahweh, e a "imagem mesma de sua substância," Heb 1:3 transforma-se nossa natureza outra vez à imagem de Yahweh. Cl 3:10 Ef 4:24 Concedeu-nos habilidade para pensar e raciocinar, e para tomar decisões. Fez-nos seres sociais, dotados de atração pelo companheirismo e amor. Partilhou conosco alguns de Seus próprios atributos. Uma forma de começarmos a atender esse amor é imitando a atividade criativa de Yahweh ao termos e criarmos nossos filhos. Através da interação e amor em nossa família, podemos começar a compreender porque Yahweh nos criou e deseja que vivamos com Ele por toda a eternidade.

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  11. 3:22;

    Os trinitários veem nesse verso uma indicação da irracional conjetura de uma "pluralidade na unidade". Alegam pretensiosamente que Elohim ao dizer "um de nós", estaria com isso supostamente se dirigindo as outras pessoas que lhe compõe. Todavia, há muitas evidencias obvias nesse verso que destoam completamente a argumentação trinitária. O entusiasmo trinitário é tamanha quando se deparam com construções frasais em que notam termos plurais ligados a Yahweh, que acabam se desapercebendo de detalhes importantes. 
    O fato aqui era de que Yahweh não era o único ali a conhecer o 'bem e o mal', Satanás também era conhecedor desses substantivos, se não fosse assim como ele poderia mencionar o bem e mal e que o homem seria igual a Yahweh se não conhecesse do que se tratava? Ora, se Satanás sabia do que falava, certamente os anjos que ele conseguiu seduzir, bem como os que permaneceram leais a Yahweh também eram cientes acerca do significado do "bem e do mal". A vista dessas evidencias, o "um de nós" aqui refere- se aos outros seres espirituais aparte de Yahweh que de igual modo se viram outrora diante da mesma questão levantada pela serpente a Adão e Eva. 
    Se o "um de nós" refere-se a um dialogo entre as supostas "pessoas na divindade" que conheciam o bem e o mal, então nesse caso, Satanás, os anjos tanto caídos, quanto os que permaneceram fieis e até mesmo o homem passariam a ter parte na "substancia do único Elohim". A questão do "um de nós" aqui não é no tocante a divindade e sim no que diz respeito a ciência do bem de do mal os quais outros além de Yahweh  também possuíam. Se a questão fosse realmente divindade, então quer queira quer não, o homem havia se tornado "Elohim" como o "um de nós". E, isso seria, na melhor das hipóteses, uma conclusão no minimo ridícula e absurda. 
    O "bem e o mal" mencionado nesses verso não significa o bem ou o mal como estado, mas sim uma mudança abrangente na condição psicológica do homem para decidir por si mesmo o que lhes é próprio ou improprio em questões de procedimentos. Satanás, desde o principio da raça humana, tenta os seres humanos a crerem que podem ser semelhantes a Yahweh, inclusive decidindo por conta própria o que é bom e o que é mau. Yeshua disse que Satanás João 8.44. Ora, se Satanás mentiu quando disse que o homem seria igual a Yahweh por ter conhecimento acerca do bem e do mal, certamente não é verdade que o "um de nós" seria referente a supostas pessoas em Elohim, mas sim, aos que conheciam o bem e o mal, no que nada tem a ver com uma pluralidade em Yahweh.
    Veja que Satanás diz em Gn 3.5: "vocês serão como Deus, conhecedores do bem e do mal", segundo Satanás o homem seria como Yahweh. Contudo, Yahweh diz em Gn 3.22: "o homem se tornou como um de nós, conhecendo o bem e o mal." Aqui Yahweh não diz que o homem seria igual a ele como Elohim, mas sim, apenas conhecedores do bem e do mal. Que queremos dizer com isso? É que a "prova" trinitária parte da comparação desses dois versos, argumentam: "Se o homem se tornou como o "um de nós" no v.22 e 5 diz que seriam como Elohim, logo o "nós" refere-se a santíssima Trindade.". Todavia, o v.5 é composto pelas palavras de Satanás no que não corresponde realidade alguma. Porém, pelo que parece tudo se torna valido para fundamentar o artificial dogma da Trindade, até mesmo levar em consideração as palavras falaciosas do Diabo. Com isso, o texto de Gn 3:22 isoladamente não pode ser promovido como estando a ensinar uma trindade, o máximo que qualquer intérprete do texto bíblico poderia alegar é que havia um dialogo entre Yahweh e outros seres, mas não se pode precisar nenhum número específico de pessoas envolvidas.

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  12. 11:7;

    Vamos, desçamos.= O uso do plural indica a participação de pelo menos duas pessoas da Divindade Gn 1:26.

    Isaías 6:8;

    Alguns trinitários usam este texto assim como o de Gn 1:26; 3:22; 11:7-8, o qual se percebe claramente uma dialogo ocorrendo entre Yahweh e os seus servos para sugerirem e até mesmo afirmarem que se trata do Elohim trino falando consigo mesmo por meio das três pessoas da trindade.
    Na opinião deles o Elohim trino fala para si mesmo quem poderá dentre eles tornar-se homem, vir a terra e realizar a tarefa de anunciar as terríveis coisas que estavam para cair sobre o povo rebelde. Então, dentre eles a segunda pessoa da trindade após fazer esta pergunta a si mesmo respondeu: "Eis me aqui, envia-me"
    Sabemos Escrituristicamente que diálogos como estes eram comuns entre Yahweh e seus servos, veja outro caso. 1Re 22:19-23.
    Observamos aqui que Yahuwah está tendo um dialogo com seus santos anjos no Céu, de modo que a pergunta que ele faz sugere que a oportunidade está aberta a quem estivesse disposto a aceitar a designação.  Seria estranho se Yahweh tivesse perguntando: "Quem irá por nós?"  Certamente que não, pois os céus estavam reunidos a fim de designar um representante para ser enviado para a designação.  
    Continuar...

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  13. Estranho de fato seria Yahweh perguntar a si mesmo algo que já sabia, caso quem estivesse aqui perguntando fosse a trindade e não a pessoa do Pai. Yahweh estar aqui num monologo seria realmente sem sentido, uma vez que nenhum tipo de pergunta poderia Yahweh fazer a si mesmo, sendo onisciente ele não precisaria fazer buscas introspectivas ou perguntas, pois se a onisciência é um atributo das três 'pessoas' da trindade, de fato seria impossível e sem nexo qualquer espécie de comunicação entre elas.  Isso seria o mesmo que você dizer: "Direi a mim mesmo o que acabei de dizer" Seria algo sem nexo, pois porque comunicaria a você algo que já sabe?
    O texto aqui primariamente se refere a designação de Isaías, o qual teve esta visão das cortes celestiais e o qual diante da oportunidade de estar numa designação direta de Yahweh não perdeu tempo e se apresentou para o serviço.
    Mesmo que entendamos que este texto se refere a apresentação do filho Yeshua perante Yahweh para vir a Terra voluntariamente, não se pode dogmatizar e forçar a ideia de que na palavra "nós" que é parte do dialogo, não possa estar incluindo os santos anjos e ser apenas uma declaração inclusiva feita pelo Pai.
    Interessante é notar que esta pessoa que ouve a voz perguntando quem será enviado, menciona que ouve a voz de Yahweh, de modo que se este ouve a voz de Yahweh, logo não pode ser ele mesmo Yahweh, pois isso seria o mesmo que dizer que estava escutando a sua própria voz e tendo respondido a si mesmo a pergunta que havia feito, de modo que a divindade aqui estava, segundo a visão trinitária, num monólogo sem sentido como já exposto acima.
    Certamente esta não é a interpretação correta. João 5:30; 13:16.
    A antítese nas palavras de Yeshua são claras.
    Não existe margem para qualquer dúvida referente ao que Yeshua pretendia ensinar aqui, pois a clareza de sua declaração e nossa fé em suas palavras fazem cessar quaisquer questionamentos. João 6:57.
    Sabemos do próprio Yeshua que quem o enviou foi o Pai, o qual é uma personagem distinta.
    Notamos em João 6:57 que Yeshua afirma categoricamente que ele vive "por causa" [δια] do Pai.
    Sabemos que todo efeito tem uma causa, sendo que não existe efeito sem causa, e a causa, necessita de um causador. Assim como os servos de Yeshua segundo ele disse, viverão por meio dele, ou seja, por causa dele; assim Yeshua vive por causa ou por meio do Pai.
    Temos aqui então uma declaração de Yeshua de que sua vida depende do Pai, de modo que ele é um ser dependente, diferente de Yahweh que não depende de nada para viver pois ele é a vida. Yahweh é a causa de todas as causas não causada.

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  14. 48:16;

    Tem me enviado.= Pelo contexto parece que é Cristo quem fala. Yahweh foi quem enviou a Yeshua a cumprir Sua missão. Yeshua esteve presente com o Pai desde o princípio João 1:1-3, mas quando o Pai lhe designou uma tarefa a realizar neste mundo de pecado, deixou o céu para cumprir Sua missão João 1:14; 3:34; 6:29,57; 17:3-4. Yahweh enviou Seu Espírito (poder) para que capacitasse Yeshua quando veio ao mundo como Messias Is 11:2; 42:1; 61:1-3; Mt 3:16 Lc 4:18-21; João 1:32-33 Atos 10:38.

    61:1;

    O Espírito do Senhor Yahweh.= Este é um dos capítulos mais notáveis do livro de Isaías. Para todo cristão, trata-se claramente de uma profecia messiânica, aplicada por Yeshua a si mesmo na aldeia de sua infância, Nazaré, Lc 4:16-21. Aqui fala Cristo como Servo de Yahweh Is 41:8. O tema do cap.61 está estreitamente vinculado com Is 60:9,15,18,20-21; 61.3. Os antigos comentadores judeus reconheciam o significado messiânico desta e de muitas outras passagens de Isaías. Nos vs.1-3 se apresenta um quadro gráfico do que o Messias realizaria em favor de Seu povo Israel, tanto para cada indivíduo como para a nação. Por ter rejeitado a Yeshua como o Messias, a nação em seu conjunto perdeu o privilégio de beneficiar-se com o ministério do Messias.

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  15. Mateus 3:16-17;

    João 14.6-10. O Espírito, que é o poder (pneuma) de Yahweh, desceu na forma corpórea como de uma pomba sobre Yeshua batizando-O. Nada há em absoluto nesta ocorrência que mostre que o Espírito é uma pessoa. A subordinação do Filho a Seu Pai, além disso, é revelada pelo fato de que o Pai enviou o Seu Espírito (pneuma) enquanto o Filho era quem o recebia. O Pai nos céus era quem falava. O Filho, saído da água, era quem o Pai reconhecera como Filho. Quando Cristo foi batizado, Mt 3:17 o Pai aceitou nEle toda a raça humana. Nunca antes haviam os anjos ouvido tal oração. Anseiam trazer a Seu amado Capitão uma mensagem de certeza e conforto. Mas não; o próprio Pai responderá à petição do Filho. Diretamente do trono são enviados os raios de Sua glória. Abrem-se os céus, e sobre a cabeça do Salvador desce na forma de uma pomba da mais pura luz - fiel emblema dEle, o Manso e Humilde. DTN 67.7
    A glória que repousou sobre Cristo é um penhor do amor de Yahweh para conosco. Indica-nos o poder da oração - como a voz humana pode chegar aos ouvidos de Yahweh, e nossas petições podem achar aceitação nas cortes celestiais. Em razão do pecado, a Terra foi separada do Céu e alienada de sua comunhão; mas Yeshua a ligou novamente com a esfera da glória. Seu amor circundou o homem e atingiu o mais alto Céu. A luz que se projetou das portas abertas sobre a cabeça de nosso Salvador, incidirá sobre nós ao pedirmos auxílio para resistir à tentação. A voz que falou a Cristo, diz a todo crente: “Este é Meu Filho amado, em quem Me comprazo”. {DTN 68.5}
    Assim, Cristo é já "O Salvador do mundo." João 4:42; 1Jo 4:14 Ninguém precisa duvidar que o Senhor O aceitou nEle. Mas embora Cristo seja o "Salvador de todos os homens," é-o "em especial daqueles que acreditam." 1Tm 4:10 A palavra grega do N.T malista, significa "em especial," "especialmente," "com plena efetividade." Gl 6:10 Nossa salvação não depende de que iniciemos uma relação com Ele, mas sim de nossa resposta à relação que Ele já iniciou conosco.
    Logo saiu da água.= Ao sair do Jordão, Yeshua se ajoelhou na margem do rio para orar pedindo especificamente que o Pai lhe desse uma prova de que aceitava à humanidade na pessoa de Seu Filho, e pediu também pelo sucesso de Sua missão. Lc 3:21
    Os céus se abriram.= Por um momento, as portas de um mundo invisível se abrira, como ocorreu também noutras ocasiões importantes. Atos 7:55-57.
    Continua...

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  16. E ele viu.= Mateus e Marcos Mt 1:10 observam que Yeshua contemplou a descida visível do poder do Pai. João diz que também que João Batista foi testemunha da manifestação divina. Viu - esta na terceira pessoa do singular. Isso demonstra que não foram todos que viram, mas um só viu, pois a Bíblia nos garante que a Ele se abriram os céus. Veja que os céus foram abertos a uma só pessoa. Não mais que isso.
    Quem foi esse a quem os céus foram abertos? É aquele que batizava - João. João 1:32-34 Lucas singelamente diz que ocorreu essa manifestação. Lc 3:21-22. É possível que uns poucos mais, talvez alguns dos discípulos de João e algumas outras pessoas piedosas, cujas almas estavam em sintonia com o Céu, só viram a luz do céu sobre o rosto de Yeshua e sentiu a santa solenidade da ocasião. Esta manifestação da glória e da voz do Pai veio em resposta à prece do Salvador pedindo força e sabedoria para seguir com Sua missão. João também reconheceu que essa era o sinal que lhe fora prometida, pela qual teria de reconhecer o "Cordeiro de Yahweh que tira o pecado do mundo." João 1:29-34 E finalmente, a sublime cena fortaleceria a fé de quem a presenciara e os prepararia para o anúncio mediante o qual João identificou o Messias 40 dias mais tarde.
    O Espírito de Yahweh.= Não há razão para supor que a presença e a influência do Espírito (pneuma) do Pai não tenham acompanhado a Yeshua desde Seu nascimento. O que aqui se destaca é a unção especial para proporcionar o poder necessário para cumprir a tarefa a Ele atribuído, Atos 10:38 Lc 2:49 bem como predissera o profeta Isaías Is 11:2-3. A obra do Espírito (pneuma) de Yahweh no desenvolvimento do caráter deve distinguir-se do dom do Seu Espírito que faz idôneos a certos homens para desempenhar algumas tarefas. 1Co 12:4-11 O vs. em destaque mostra uma manifestação dupla do Pai: manifestou-se através do Seu Espírito e da Sua voz. Se através deste verso chega-se à conclusão de que o espírito é uma pessoa, também poderíamos chegar à conclusão de que a voz de Yahweh também é uma pessoa.
    Por que não? Só porque o Espírito está escrito com inicial maiúscula e a voz com inicial minúscula? Sempre devemos lembrar que isso é uma convenção adotada em português, pois no original grego não havia tal distinção.
    Como pomba.= Pode se interpretar que o Espírito (pneuma) do Pai desceu como desce uma pomba, ou que se fez visível com forma de pomba. Lc 3:22 É nos dito que se tratava de uma luz em forma de pomba. Talvez foi uma manifestação similar à das línguas de fogo de Pentecostes. Atos 2:3. A pomba era o símbolo que empregavam os rabinos para representar à nação de Israel.

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  17. 28:19;

    Portanto ide.= Os vs.18-20 são a carta magna da igreja cristã. Na ordem, "ide," Cristo quis diferenciar o batismo de João, que batizava com água, mas agora Cristo batiza com o Espírito Santo Atos 1.5, incluindo a todos os crentes até o fim do mundo. Como discípulos, os onze aprenderam na escola de Cristo; agora como apóstolos, foram enviados a ensinar a outros Mc 3:14. Cf. à responsabilidade que têm os que acreditam em Cristo de compartilhar sua fé, Mt 5:13-16 Lc 24:48. As palavras "portanto" relacionam o mandato de ir e fazer discípulos com o "poder" do vs.18.
    Fazei discípulos.= Deviam fazer discípulos entre judeus e gentios, em todas as nações Rm 1:16; 2:10. Mt 24:14. Esta comissão pode ser considerada como a razão básica do trabalho missionário da igreja. O cristianismo foi à primeira religião que assumiu um caráter verdadeiramente internacional. A comissão evangélica elimina as fronteiras nacionais, e os habitantes de todas as nações se convertem em membros de uma grande irmandade na qual Gl 3:28 Cl 3:11. O cristianismo destrói todas as barreiras de raça, de nacionalidade, de sociedade, de nível econômico e de costumes sociais. A palavra 'discípulo' significa "seguidor de um mestre", "pessoas que seguem a disciplina ensinada por um professor". O termo equivale a "cristão". No livro de Atos, refere-se àqueles que confessam a Yeshua como o Cristo. O discipulado sugere a idéia de ligação total a alguém. Discípulos são pessoas que estão dedicadas a tornar Yeshua o Senhor de sua vida. Os discípulos estão interessados em usar seus dons espirituais para fazer avançar o reino de Yahweh, porque o amor de Cristo os motiva a isso. Eles nasceram de novo pelo poder do Espírito de Yahweh. E por serem novas criaturas em Cristo, demonstram características que o mundo reconhece como diferentes de suas próprias. Eles não são perfeitos. Mas são parte da família de Yahweh. Por exemplo, Pedro estava entre os discípulos. Ele não ficou perfeito, depois do Pentecostes, mas estava dedicado a Yeshua, e disposto a obedecer-Lhe. O discipulado também implica numa obra contínua visando à maturidade, um crescimento a novos estágios em que o discípulo levará outros a uma experiência de salvação com Yeshua.
    É possível ser um "membro da igreja" e não ser um discípulo? Até que ponto você está disposto a tornar o alvo da Grande Comissão um de seus alvos pessoais?
    Batizando-os.= Mt 3:6 Mc 16:16.
    Em nome.= "Nome" na autoridade. "O Pai" não é o nome pessoal de Yahweh, é um título, pois Seu nome pessoal é Yahweh. "Filho" não é o nome pessoal de nosso Salvador, é também um título, pois Seu nome pessoal é Yeshua. O Espírito é o poder de Yahweh, não é uma pessoa, portanto, não tem um nome pessoal. Isto pode significar fazê-los membros da família do Pai, e do Filho, ou sobre a base da autoridade delegada pelo Pai, o Filho. Tal fórmula batismal foi posteriormente introduzida, como diz o rodapé da Bíblia de Jerusalém. Trata-se de um acréscimo - manipulação bíblica - feita por Tertuliano bispo de Roma, no ano de 196 a.D. para comprovar uma suposta trindade bíblica. Os discípulos desobedeceram a Yeshua batizando cerca de 3.000 pessoas apenas dez dias depois desta ordem somente em nome de Yeshua? como relata o livro de Atos. No livro todo do N.T não há um só batismo que segue esta suposta ordem formula batismal! Provas: Atos 2:38; 8:16; 10:48; 19:5; Rm 6:3 1Cor 1:13 Gl 3:28 Cl 3:17. O Catecismo do Vaticano, na pág. 164-166, confessa que o batismo era em nome de Yeshua, mas que, mais tarde, o texto de Mateus foi elaborado e tornou-se em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, texto que deveria corresponder a Lc 24:47-48.
    Continua...

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  18. As orações devem ser feitas em nome de Yeshua, não em nome de uma trindade. Ex: João 14:13-14; 15:16; 16:24,26-27; Tg 5:14.
    Advertências, admoestações e repreensões foram feitas em nome de Yeshua, nunca em nome da trindade. 1Cor 1:10; 5:4; 2Tes 3:6.
    Nenhum milagre foi feito em nome de uma trindade, mas em nome de Yeshua. Mt 7:22 Mar 9:38-40; 16:15-18; Lc 10:17 Atos 3:6; 4:7-12; 4:30; 16:18.
    Obras de caridade também foram realizadas em nome de Yeshua. Mt 18:5 Mar 9:37,41 Lc 9:48.
    Até mesmo reuniões espirituais e pregações devem ser realizadas em nome de Yeshua, não em nome da trindade. Mt 18:20 Lc 24:46-47 Atos 4:18; 9:27,29; Ef 5:20 Tg 5:10.
    O Pai envia o Espírito de Seu Filho em nome do mesmo: João 14:26. Já que não estará mais em pessoa , para que continue Sua obra de ensino e preparação do Seu povo.
    Tudo deve ser feito em nome de Yeshua, pois nossa salvação é também em nome do nosso Senhor Yeshua Cristo. João 20:31 Atos 4:12 1Cor 6:11. A doutrina da Trindade foi uma doutrina pagã introduzida e acatada pelas demais denominações tais como: Batismo em nome da Trindade.
    De acordo com a Wikipedia, ***o primeiro concílio de Nicéia teve o lugar em 325 a.D. durante o reinado do imperador romano Constantino I o primeiro imperador romano a aderir ao cristianismo. Foi a primeira conferência de bispos ecumênica da igreja católica.. No credo de Atanásio, produzido pouco depois do Concílio de Nicéia, o conceito da Trindade ficava mais claro que o credo de Nicéia ficando assim: A Fé católica [universal] é que veneramos um único Deus na Trindade, e a Trindade na Unidade mas um só Yahweh.
    Esta citação, extraída de Ellen G. White Estate refere-se somente ao Pai e ao Filho como seres pessoais: “Portanto ide,” Ele disse, “e ensinai a todas as nações, batizando-as em nome do Pai [um Deus pessoal] e do Filho [um Salvador pessoal], e do Espírito Santo [enviado do Céu para representar a Cristo]... A influência do Espírito Santo é a vida de Cristo na alma. Nós não vemos Cristo e falamos com Ele, mas Seu Espírito está tão perto de nós em um lugar como em outro. Aqueles nos quais habita o Espírito revelam os frutos do Espírito - amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé,” Manuscript Releases, Vol. 12, pág. 260; MS. 41, 1897, pp. 7-11 “Words of Confort”. White Estate Washington, D.C. March 31, 1983. O batismo que João Batista era aprovado por Yahweh? João batizava em nome do Pai, do Filho e do Espírito? O batismo de Yeshua foi válido? Lc 7:29 Como os apóstolos batizavam? Atos 2:38; 8:48; 19:5-6. Tais batismos não foram realizados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo? Em Atos 2:41, a Bíblia relata que ...quase três mil almas... foram batizadas somente em nome de Yeshua. E os vs. seguintes revelam os frutos dos novos conversos.
    A missão que a nação de Israel deveria ter cumprido Cristo cumpriu. Era para Israel ser exemplo às nações do mundo todo atraindo os povos para a verdadeira adoração. Foi o que de fato Yeshua fez, e essa é também a missão da igreja e de todos nós, seus membros. A igreja deve ir ao mundo todo, fazer discípulos (seguidores de Cristo), ensinar o que consta na Bíblia e batizar. Yeshua estará conosco até o final.
    A missão requer irmos em direção das pessoas do mundo todo. Para esse fim Yeshua nos enviou assim como já havia enviado os doze e os setenta, e assim como Ele mesmo fora enviado por Yahweh Pai. Em resumo, nossa missão é salvar e manter salvas as pessoas que foram conquistadas para a vida eterna, promovendo a verdadeira adoração.
    Continua

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  19. A missão da igreja de Cristo é salvar os pecadores que estão a perecer. É divulgar o amor de Yahweh aos homens, conquistando-os para Cristo pela eficácia daquele amor. A verdade para este tempo deve ser levada aos tenebrosos recantos da Terra, e esta obra pode começar em casa. Os seguidores de Cristo não devem viver egoistamente; antes, imbuídos do Espírito de Cristo, trabalhar em harmonia com Ele. Sl 96:2-3.
    Se introduzíssemos, como deveríamos, a verdade na vida diária, ascenderíamos mais e mais alto, obtendo uma compreensão mais e mais clara da revelação de Yahweh. Exaltá-Lo-íamos em cânticos de louvor. Por intermédio do salmista Cristo declarou: Sl 22:22. Sua voz foi a nota tônica do Universo. Seu ilimitado poder, Seu entendimento inescrutável, Seu maravilhoso sacrifício pela humanidade, ajudam-nos a compreender o amor de Yahweh. Precisamos que Cristo habite em nosso espírito individualmente. Precisamos abrir mente e coração à morada do Espírito da Verdade. Precisamos apreciar nossos privilégios como possuidores de sagrada e enobrecedora verdade. Pensai no que isto significa para nós: herdeiros de Yahweh e co-herdeiros de Cristo!
    Nosso primeiro objetivo em relação àqueles que não conhecem a Cristo é torná-los seguidores dEle. Devemos motivá-los a isso. O apóstolo Paulo nos indica o caminho para influenciar pessoas. “O amor de Cristo nos constrange” 2Co 5:14. O caminho é fazer as pessoas entenderem o imenso amor de Yeshua e a dádiva da Salvação. Então, elas O seguirão. A primeira lição é a da justificação pela fé na graça de Yahweh.
    O discípulo não conhece tudo de seu Mestre nos primeiros contatos, mas, entende que deve segui-Lo irrestritamente. Os ensinamentos básicos devem ser passados para o novo converso e o restante ele aprenderá com o tempo: Pv 4:18.
    O próximo passo será é o batismo em nome de Yeshua. Não é necessário que a pessoa tenha “todo o conhecimento” da Bíblia para dar o passo do batismo. Entre outras, a doutrina da salvação deve ser ensinada, pois do bom entendimento dela deriva uma vida cristã vitoriosa. Quando entendemos o que Yahweh fez por nós, ficamos tão gratos que desejamos retribuir com obediência irrestrita. As evidências do preparo de uma pessoa para o batismo são: conhecimento da vontade do Mestre e disposição para segui-Lo na prática dessa vontade. Assim, a pessoa aceitará as outras doutrinas bíblicas.
    É importante que se conheça as exigências da vida cristã antes do batismo, para que se possa avaliar criteriosamente a decisão que alguém tomará. Porém, o texto bíblico nos sugere que depois do batismo a pessoa crescerá no conhecimento e na prática das doutrinas e normas cristãs. Mesmo após três anos de aulas com Yeshua, Seus discípulos ainda não compreendiam bem a cruz e a natureza do reino de Yahweh. Por que deveríamos exigir um conhecimento perfeito dos que são apenas embriões espirituais? A consolidação do conhecimento virá no decorrer da vida cristã.
    O passo seguinte é ensinar “a guardar todas as coisas” ordenadas por Yeshua. Após o batismo, a pessoa precisa continuar sendo instruída na Palavra de Yahweh. Até que aprenda “todas as coisas”. Isso envolve todas as doutrinas bíblicas, como reforma de saúde, regras de vestuário, liturgia e a tarefa de ir.
    De século em século, através de sucessivas gerações, as puras doutrinas do Céu têm sido desdobradas dentro de seus limites. Fraca e defeituosa como possa parecer, a igreja é o único objeto sobre que Yahweh concede em sentido especial Sua suprema atenção. É o cenário de Sua graça, na qual Se deleita em revelar Seu poder de transformar corações.
    Continua...

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  20. A igreja é o instrumento apontado por Yahweh para a salvação dos homens. Foi organizada para servir e sua missão é levar o evangelho ao mundo. Desde o princípio tem sido plano de Yahweh que, por meio de Sua igreja seja refletida para o mundo Sua plenitude e suficiência. [...] A igreja é a depositária das riquezas da graça de Cristo; e pela igreja será, a seu tempo, manifesta, mesmo aos “principados e potestades nos Céus” Ef 3:10, a final e ampla demonstração do amor de Yahweh.
    A igreja de Yahweh é o recinto de vida santa, plena de variados dons e dotada com o Espírito de Yahweh. Os membros devem encontrar sua felicidade na felicidade daqueles a quem ajudam e abençoam
    Yeshua espera que a igreja entenda a importância de se manter unida. Ele mesmo pediu isso ao Pai em Sua oração sacerdotal João 17:21,23.
    Mantendo-se unida e fiel aos ensinamentos de Cristo, a igreja poderá alcançar seu triunfo final quando Yeshua retornar à Terra para buscar os Seus fiéis e levá-los às mansões celestiais.

    II Coríntios 13:14

    E a comunhão do Espírito Santo. Paulo, deseja aqui que a comunhão (comum união) do Espírito do Pai e do Filho João 17.20-23, esteja com eles. Os trinitarianos enfrentam um problema de conteúdo ao lidar com este texto. Ao lerem este trecho, interpretam precipitadamente que nossa comunhão deve ser com a 3ª pessoa da trindade. Mas não é isso que o apóstolo diz. Paulo é claro quando afirma “e a comunhão do Espírito Santo”, não diz a comunhão com o Espírito Santo. 1Jo 1.3.
    Tanto Yahweh, o Pai, como Yeshua, o Filho, são Espírito. O Espírito Santo é a ação de Yahweh e de Yeshua em nosso meio.
    A comunhão do Pai e do Filho é a comunhão do Espírito Santo: 1Co 1:9; 12:12; 2Co 13:13; 1Jo 1:3.

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  21. O articulista, aqui, começa dizendo, no tópico nº 1, que há um só Deus, no que ninguém pode negar, por ser Ele o único incriado.

    No nº 2, considera Trindade como coletivo de 3 pessoas divinas, no que também ninguém pode negar, pelo próprio significado da palavra.

    Nos nºs 3, 4 e 5, embora afirme que as três pessoas da Trindade sejam Deus, o articulista estabelece a distinção entre essas três pessoas, justificando essa distinção com base em passagens bíblicas, segundo ele entende.

    Já no nº 6, também citando passagens bíblicas, ele procura justificar essa distinção estabelecendo atribuições próprias para cada membro da Trindade, afirmando que o Pai é a fonte máxima ou causa das obras, o Filho é o agente através do qual Deus faz as obras e o Espírito Santo é o meio pelo qual o Pai faz as obras.

    Como se vê, pelo que diz o articulista, em vez dele demonstrar os motivos que poderiam justificar a Trindade, que seria a igualdade entre as três pessoas a quem se atribui poderes iguais, para justificar o Deus Uno, embora composto de três pessoas, as funções distintas de cada, aí, sim, determina a impossibilidade lógica da existência da Trindade; a não ser que se apele para a famosa “saída estratégica” mistérios de Deus, quando não se tem explicação plausível para justificar a imposição de um dogma que, diga-se de passagem, no caso, é católico, dogma esse que foi assumido pela Reforma e seguido pelos demais ramos protestantes e seus sem números de derivativos ditos evangélicos.

    Ah! Ia-me esquecendo; a existência de atribuições distintas para cada uma das pessoas consideradas como Deus (embora Jesus e o Espírito Santo sejam divinos) demonstra uma hierarquia, hierarquia essa que fica perfeitamente identificada, conforme está escrito em Jo 14,26, que diz:

    “Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.”

    Veja que a hierarquia está perfeitamente definida, pelo fato de Jesus dizer: “O ESPÍRITO SANTO, QUE O PAI ENVIARÁ EM MEU NOME...”. Ora, meu caro articulista, pelo que está escrito aí, A PEDIDO do Deus Filho, o Deus Pai VAI MANDAR o outro Deus, que nada mais é do que o ESPÍRITO SANTO; veja que um PEDE, outro MANDA e outro OBEDECE; há, ou não há, uma hierarquia? Como há hierarquia, não há que se falar em igualdade, o que elimina a ideia de unidade; consequentemente, pela lógica, não pode haver Trindade...

    Convém lembrar que o entendimento de que a Trindade existe por ser formada por três pessoas distintas, para quem não conhece o cristianismo e sabe que a doutrina cristã tem como base o monoteísmo judaico, fatalmente irá deduzir que o cristianismo, com a Trindade, passou a ser uma religião politeísta, uma vez que, pelo que é dito pelo articulista, existem três Deuses, cada um com sua função: o Pai, que é a fonte máxima ou causa das obras; o Filho, que é o agente através do qual o Pai faz as obras; e o Espírito Santo, que é o meio pelo qual o Pai faz as obras. Como se vê, pelo que está escrito aqui, repita-se, o articulista afirma que “A Bíblia ensina que o Pai é Deus, que Jesus é Deus e que o Espírito Santo é Deus.” Logo, não há como negar que a Trindade estabelece a existência de três deuses, embora, em decorrência de uma eisegese sofista, procure-se mascarar como sendo três pessoas reunidas em um só Deus.

    Esclareça-se que não ponho em jogo a divindade de Jesus e do Espírito Santo, já que nós também somos de natureza divina, uma vez que também somos filhos do mesmo Pai. Mas, dizer-se que são Deus, vai uma grande distância, principalmente considerando-se que Jesus diz que também nós somos deuses, conforme está escrito em Jo 10,34-36, sendo que no 36 Jesus diz que Ele foi santificado (e não deificado) pelo Pai. Ora, se Ele próprio se diz SANTIFICADO, não é muita pretensão querer dizer que Ele é Deus e, por extensão, que o Espírito Santo também é Deus?!

    Não é ir contra o que está dito nas Escrituras?...

    Abraços. Frazão

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    Respostas
    1. Prezado Frazão...

      Estou meio sem tempo, plantando soja para encher a nossa barriga!

      Gostaria que você analisasse este artigo, segue:

      >>A Verdade da Trindade<<


      https://oseias46a.blogspot.com.br/2015/10/a-trindade.html?showComment=1478472940855#c3575200881868470599

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    2. Caro Irineu.

      Teu comentário de 6 de novembro de 2016 19:58.

      Já que você voltou do plantio de soja, por que ainda não se manifestou sobre o meu comentário, embora tenha começado com a “carga toda” lá na coluna de o Tempo (http://www.otempo.com.br/opini%C3%A3o/jos%C3%A9-reis-chaves/se-o-inferno-de-dante-existisse-n%C3%A3o-ter%C3%ADamos-livre-arb%C3%ADtrio-1.1395992) fazendo comentários dando palpites sobre um local chamado “inferno”, quando hoje já se sabe que ele não existe fisicamente?

      Abraços. Frazão

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    3. Aproveita que eu estou de folga!

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    4. Prezado Frazão!

      Nós estamos falando sobre teologia ou matemática?

      Que conta mais confusa esta sua! Toda a tua contestação é totalmente alienígena à Bíblia.

      Falando sobre a Trindade...

      Vou postar mais um exemplo da Trindade Santa se manifestando na Bíblia!
      Me acompanhe!

      Gênesis 18:1-3 >>Depois apareceu-lhe O Senhor nos carvalhais de Manre, estando ele assentado à porta da tenda, no calor do dia
      E levantou os seus olhos, e olhou, e eis TRÊS HOMENS em pé junto a ele.

      E vendo-os, correu da porta da tenda ao seu encontro e inclinou-se à terra,
      E disse: Meu Senhor, se agora tenho achado graça aos teus olhos, rogo-te que não passes de teu servo. <<

      Perceba que o Senhor apareceu a Abraão, em três varões! Por que novamente o numeral três?

      A parte pertinente ao nosso tema é que, nenhum deles repreendeu o patriarca por ele ter se jogado aos pés destes em Adoração, a qual só se deve Adorar DEUS!

      Confira:

      "Respondeu-lhe Jesus: Está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás." Lucas 4:8

      "Guardai-vos para que o vosso coração não se engane, e vos desvieis, e sirvais a outros deuses, e os adoreis;" Deuteronômio 11:16

      "E eis que Jesus lhes veio ao encontro, dizendo: Salve. E elas, aproximando-se, abraçaram-lhe os pés, e o adoraram." Mateus 28:9

      ====

      A única razão de se poder adorar ao Senhor em Três Homens é porque Eles são o DEUS Triuno, ou a Trindade Santa.

      Veja bem, se Eles não fossem DEUS, Eles não seriam alvo de adoração e nem aceitariam serem adorados por Abraão. Um, ou dois deles repreenderiam a Abraão para que não o adorasse, assim como o anjo fez a João.

      Apocalipse 22:9 – “Mas ele me disse: Olha, não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. ADORA A DEUS”.

      Portanto, esta é mais uma passagem que comprova a Trindade Santa como uma Doutrina Bíblica, e não somente um dogma católico!

      Toda a correta argumentação do articulista é empreendida com a intenção de ilustrar a Verdade da Trindade.

      Um DEUS Em Essência, Em Três Funções!

      Excluir
  22. Caro Irineu.

    Teu comentário de 10 de novembro de 2016 18:01.

    Gostaria de saber onde, em meu comentário, a que você se refere, eu mencionei alguma palavra que possa ter levado você a deduzir que eu estou falando sobre matemática?

    Faço essa indagação tendo em vista que a minha intervenção aqui se relaciona à hipótese da existência da Santíssima Trindade, originária do dogma da Igreja Católica, que a Reforma absorveu do catolicismo e os seus segmentos procuram, de qualquer forma, estabelecer a sua existência com base no texto bíblico, conforme você pretende aqui, com a citação de 18,1-3, tentando demonstrar que a aparição dos três homens (espíritos humanos), foi uma aparição de Deus, só porque Abraão os tratou de Senhor, como se fora uma só pessoa.

    Acontece que no capítulo anterior (17) há a narração de um encontro do Senhor com Abraão que descreve um diálogo informal entre os dois, em decorrência do qual [diálogo] Abraão, e todos os homens que com ele conviviam, foram circuncidados.

    Já no 18, pela transcrição dos versos que você cita, se tem a impressão de que Abraão deu o tratamento aos três como se fossem uma só pessoa, quando os versos seguintes nos dão a impressão de que Abraão os considerou como três e, ainda, como espíritos encarnados, pois mandou preparar uma refeição “caprichada” para que eles recuperassem suas energias.

    NOTA: se você tem alguma dúvida sobre o que digo, é só conferir nas versões BEARC e NTLH da SBB, e constatará se o que estou dizendo é verdade ou não.

    Se você continuar o Capítulo 18, na sequência você verá que a partir do verso 17 o “Senhor” remanescente (uma vez que os outros dois se dirigiram a Sodoma e Gomorra - verso 22), anuncia a destruição dessas duas cidades. Já a partir do 23 Abraão começa a por em prova o amor do “Senhor”, sobre quantos bons que se encontrassem nas duas cidades para Ele não as destruir, começando em cinquenta (verso 24) e indo até dez (verso 32), tendo o “Senhor” se retirado (verso 33).

    Mas não me baseei só nesses dois capítulos para chegar a essa conclusão; tomei como referência, também, o Capítulo 19, onde continua a narração da sequência dos fatos descritos nos dois capítulos anteriores, passando esses dois “senhores” a ser considerados como “anjos” ao chegarem em Sodoma e se hospedarem na casa de Ló. E vejam que esses “Senhores” não são tão “senhores” assim, que os habitantes de Sodoma foram à casa de Ló, pedir-lhe para “conhecerem” os varões, conforme consta no verso 5; ora, meu caro, se esses varões, fossem “Senhores” (Desus) como você pretende que sejam, os sodomitas não os teriam visto e, muito menos, pretendido “conhecê-los”. Muito menos, teriam se fechado na casa de Ló para não serem molestados...

    Preciso dizer mais?!

    Abraços. Frazão

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