Unico SENHOR E SALVADOR

Unico SENHOR E SALVADOR

quinta-feira, 1 de março de 2018

Qual a diferença entre ressurreição e reencarnação?


"Eu tenho uma amiga que é espírita kardecista. Estávamos conversando a respeito da reencarnação, e eu disse a ela que não era bíblico, mas ela me disse algo que me deixou sem resposta: ela me disse que reencarnação e ressurreição são a mesma coisa. Inclusive, que os judeus da época em que a Bíblia foi escrita acreditavam na reencarnação. Não soube contestá-la biblicamente. Pode me ajudar a entender essas duas palavras e se existe diferença entre elas biblicamente?"


Cara leitora, realmente muitos confundem essa questão, e o espiritismo kardecista usa inclusive em suas obras essa citação de que ressurreição e reencarnação são a mesma coisa e
, por esse fato, segundo eles, a reencarnação seria bíblica. Mas será que é isso mesmo? Vamos analisar à luz da Bíblia se são a mesma coisa para entendermos com mais profundidade.

Reencarnação e Ressurreição são a mesma coisa?

(1) Primeiramente, vamos analisar o significado de cada uma das palavras:

Reencarnação: É a volta à vida “física” de alguém que já morreu. Essa pessoa volta à vida em outro corpo, totalmente diferente do anterior. A pessoa pode reencarnar diversas vezes segundo critérios do mundo espiritual e baseado na forma com que ela se comportou em vida.

Ressurreição: Tem dois significados na bíblia.
Primeiro, quando um morto volta a vida (no mesmo corpo). Exemplo: Lázaro, que foi ressuscitado por Jesus (João 11:43). 
Segundo, quando todos os que estiverem mortos, sem exceção, serão ressuscitados por ocasião da segunda vinda de Jesus Cristo (1 Tessalonicenses 4:13-18).

(2) Feitas as explicações sobre as duas palavras, creio que fica evidente que não são a mesma coisa. 

Vamos pontuar algumas das principais diferenças: Na reencarnação a pessoa volta à vida várias vezes e em corpos diferentes. Na ressurreição, os que estiverem mortos, voltarão à vida apenas uma vez (no mesmo corpo) e isso acontecerá quando Jesus Cristo voltar segunda vez. 

Na reencarnação a pessoa volta à vida em um novo corpo mortal (o que contraria Hebreus 9:27). Na ressurreição os mortos voltam à vida num corpo glorificado e imortal: 

“num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque é necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade” (1 Coríntios 15:52-53). 

Na reencarnação a pessoa volta sempre em um estado imperfeito, mortal. Na ressurreição a pessoa volta à vida num estado perfeito e final, quando receberá o julgamento de Deus por ocasião do juízo final.

(3) Dessa forma, a Bíblia é bastante clara e rejeita o conceito da reencarnação. 

Ela é inconsistente e contrário a dezenas de textos bíblicos sobre o assunto, entrando em atrito de forma muito grande com o conceito bíblico da ressurreição. 

O que nos faz rejeitar veementemente o ensino da reencarnação, pois não é bíblico. Inclusive, o próprio Jesus usou fortemente o termo ressurreição quando falou de sua autoridade. Não usou o termo reencarnação, vejamos: 

“Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá” (João 11:25)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...