Unico SENHOR E SALVADOR

Unico SENHOR E SALVADOR

sexta-feira, 20 de abril de 2018

Esboço de Culto doméstico - Tema: "Salvação" - Igreja no Lar

Resultado de imagem para Salvação

Assina, Irineu Siqueira Neto

Á Igreja dos Crentes, em DEUS nosso Pai, e no Senhor JESUS CRISTO: Graça e Paz a vós da parte de DEUS nosso Pai, e da do Senhor JESUS CRISTO!

Prezados irmãos e demais leitores do Blog Oséias 4-6, a seguir você confere o esboço da mensagem que eu ministrei no dia 18/04 em um lar de uma família que faz parte de um projeto de Evangelismo chamado "Igreja no Lar", da Igreja Batista Nacional Jacarandás a qual hoje sou membro.

Confira:

Igreja no Lar -- 18/04/2018 -- 19:30 -- Quarta Feira

Igreja Batista Nacional Jacarandás

3° Reunião: Salvação ---- Ministro Irineu Neto ---


1 Coríntios 15-1 a 4:

“Irmãos, lembro-vos do Evangelho que vos preguei, o qual também recebestes e no qual estais firmes. Por meio dele também sois salvos, desde que vos apegueis com convicção à Palavra que vos anunciei; caso contrário, tendes crido em vão. 


Porquanto, o que primeiramente vos transmiti foi o que também recebi: que CRISTO morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, foi sepultado e ressuscitou no terceiro dia, conforme as Escrituras, 5e apareceu a Pedro e depois aos Doze.”

1) O que é Salvação?

““A libertação espiritual e eterna que DEUS concede imediatamente a aqueles que aceitam Suas condições de arrependimento e fé no Senhor JESUS””

Pela Bíblia, a Salvação de refere principalmente à libertação do pecado e de todas as suas consequências, como a segunda morte que é a condenação eterna.

É a Salvação, que nos salva da “Ira” de DEUS; quer dizer, do julgamento de Deus sobre o pecado.

Romanos 5-6 a 9 “Em verdade, no devido tempo, quando ainda éramos fracos, CRISTO morreu por todos os ímpios. Sabemos que é muito difícil que alguém se disponha a morrer por um justo; embora por uma pessoa que se dedique ao bem, talvez, alguém tenha a coragem de dispor sua vida.

Porém, DEUS comprova seu amor para conosco pelo fato de ter CRISTO morrido em nosso benefício quando ainda andávamos no pecado. 

 Agora, como fomos justificados Por Seu Sangue, muito mais ainda, por intermédio dele, seremos salvos da ira de DEUS!”

1 Tessalonicenses 5-9: “Porque Deus não nos designou para a ira, mas para sermos contemplados pela salvação por intermédio de nosso Senhor JESUS CRISTO.”

Nosso pecado nos separou de DEUS, e a consequência do pecado é morte Romanos 6-23 “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna por intermédio de Cristo Jesus, nosso Senhor!”

Salvação Bíblica se refere à libertação da consequência do pecado e envolve, portanto, remoção da mancha do pecado em nosso espírito.

É o Novo Nascimento, que é Nascer do Alto, Nascer de DEUS, ser transformado pelo Poder do Evangelho.

João 3:7: “Importa-vos nascer de novo.”

João 1:12 “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de DEUS; a saber: aos que crêem no Seu Nome.” 



Resultado de imagem para Salvação

2) Quem precisa de Salvação?

Todo ser humano que nasceu em todos os tempos, do passado até a consumação dos séculos!

Romanos 3 -23: “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus, 24sendo justificados gratuitamente por sua graça, mediante a redenção que há em CRISTO JESUS.”

Somente JESUS nos pode Salvar do pecado!

Toda pessoa precisa:

-Se arrepender de seus pecados;
-Reconhecer que é uma pecadora;
-Que estava destinada à condenação;
-Que Jesus Cristo deu a vida Dele no lugar dela;
-Que Jesus Cristo pagou a divida que era dela;
-Que precisa se render totalmente a Jesus Cristo;
-Em Jesus Cristo como Senhor e Salvador de sua vida.

3) Como ser Salvo?

3-a) Pelas obras? Não!

Mateus 23 a 26: “Então disse Jesus aos seus discípulos: “Com toda a certeza vos afirmo que dificilmente um rico entrará no Reino dos céus. E lhes digo mais: É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino dos céus”. 

Ouvindo isso, os discípulos ficaram atônitos e exclamaram: “Sendo assim, quem pode Ser Salvo?” 

Mas Jesus, fixando o olhar neles, revelou-lhes: “Isso é impossível aos seres humanos, mas para Deus todas as coisas são possíveis”

Perceba a palavra "revelou-lhes", Salvação Graciosa é uma Revelação de DEUS para nós!

Muitos acham que a Salvação se obtém através de algum tipo de esforço humano, de obras, ou de alguma qualidade especial ou evolução espiritual para ser conseguida. Engano!

Não é através da beleza, do poder, das boas obras, de ser evoluído, ou do dinheiro, que alguém é salvo.

O homem não possui o poder de mudar a sua natureza pecaminosa. Os homens precisam de CRISTO porque somente no Evangelho poder que faz de quem crê uma nova criatura participante da Natureza Divina.

Ninguém consegue se salvar sozinho do pecado e das suas consequências. O preço é demasiado alto e estamos presos. Precisamos de um salvador.

Trabalhar pela salvação mostra incredulidade na suficiência de Jesus Cristo para nos salvar. Entretanto, a salvação verdadeira e a verdadeira fé, sempre produzem boas obras!

Por isso, Deus enviou Jesus para nos salvar. Com sua morte e ressurreição, Jesus pagou o preço do pecado e nos deu a chance de sermos salvos (João 3:16-17). Através de Jesus, podemos ficar novamente unidos a Deus. Jesus é nosso salvador.

Imagem relacionada

3-b) Pela Graça? Sim!

Efésios 2-8,9: “Porquanto, pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem por intermédio das obras, a fim de que ninguém venha a se orgulhar por esse motivo.”

A palavra isto tem ocasionado alguma controvérsia por causa da dificuldade em determinar a sua conexão gramatical. Muitos consideram que se refere à fé e, conseqüentemente, a fé tem sido chamada o dom de Deus. É possível, porém, que a forma neutra de isto

A marca da salvação na vida de uma pessoa é vista através dos frutos e das mudanças positivas que vão ocorrendo e demonstrando que de verdade ela recebeu Jesus em sua vida e é uma salva.

“Assim, toda árvore boa produz bons frutos, porém a árvore má produz frutos maus.” (Mt 7:17)

3-c) Um cristão pode perder a salvação? Não!

Uma vez Salvo, Salvo para Sempre!

Fé é dom de DEUS e os dons são irrevogáveis! (Efésios 2-8 x Rom 11-29)

Romanos 11-29: “Porque os dons e o chamado de Deus são irrevogáveis.” 

Um cristão não pode perder a Salvação. Nada pode separar um cristão do amor de Deus!

Romanos 8-38,39: “Portanto, estou seguro de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra criatura poderá nos afastar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.”

Romanos 10-9,10,11: “Se, com tua boca, confessares que Jesus é Senhor, e creres em teu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo! Porque com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. Conforme diz a Escritura: “Todo o que nele crê jamais será decepcionado”.

àJAMAIS... em nenhuma oportunidade ou momento (passado ou futuro); nunca.

“Verdadeiramente crer e confessar a CRISTO como Senhor, ainda nesta vida, garante Salvação Eterna; mas esperar até a próxima vida resultará em Condenação Eterna! A suprema questão não é se o homem reconhecerá CRISTO como Senhor, mas sim onde o fará!” 

Amém!

17 comentários:

  1. Glória a Deus! Louvado seja o nome de Jesus!!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom e como o evangelho tem que ser pregado bem claro direto e sem rodeios.

    ResponderExcluir
  3. Caro Irineu.
    Ao postar meu comentário em teu post de título “Ensaios Teológicos sobre Heresias: Reencarnação e salvação por obras”, constatei, na parte da direita “ÚLTIMOS COMENTÁRIOS”, um comentário postado em nome de Marian, em que é dito: “Muito bom ensinamento”; como essa observação chamou minha atenção, vim conferir e dei com a transcrição dos versos 23 a 26, que, embora você não tenha indicado o capítulo, trata-se do 19, descrevendo dois diálogos sequentes, entre Jesus e um jovem rico, e Jesus com seus discípulos, começando no verso 16 e vai até o 30.
    Como essa passagem (23 a 26), vez por outra, para não dizer quase sempre, é apresentada por você, ou o teu guru, na Coluna do Professor Chaves, às segundas-feiras, no Jornal O TEMPO, e visando evitar maior esforço de minha parte, vou apresentar como comentário a esse tópico do teu artigo, outro comentário de minha autoria, feito lá (https://www.otempo.com.br/opini%C3%A3o/jos%C3%A9-reis-chaves/entendendo-a-ressurrei%C3%A7%C3%A3o-e-a-reencarna%C3%A7%C3%A3o-segundo-a-b%C3%ADblia-1.2016024), e dirigido ao teu guru, conforme transcrição a seguir:
    “Teu comentário indicado como de 25-8-018 . . .06:44h.
    Nele, você diz:
    “Frazão vc pergunta onde a salvação é impossivel ao homem; apenas leia o texto de Mateus 19:25,26 com ajuda de duas alunas do Ginasio que elas já sabem interpretar um texto tão claro,fácil e,....certamente irritante e constrangedor para reencarnacionistas..!!”e complementa:
    “Sim,é irritante e constrangedor,mas A Verdade faz isso,...incomoda...!”
    Agora, seguindo essa tua sugestão, peço que você mesmo leia todo o diálogo para as jovens ginasianas, onde é dito do verso 23 ao 29:
    “23 Disse, então, Jesus aos seus discípulos: Em verdade vos digo que é difícil entrar um rico no Reino dos céus. 24 E outra vez vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no Reino de Deus. 25 Os seus discípulos, ouvindo isso, admiraram-se muito, dizendo: Quem poderá, pois, salvar-se? 26 E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível. 27 Então, Pedro, tomando a palavra, disse-lhe: Eis que nós deixamos tudo e te seguimos; que receberemos? 28 E Jesus disse-lhes: Em verdade vos digo que vós, que me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do Homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel. 29 E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou terras, por amor do meu nome, receberá cem vezes tanto e herdará a vida eterna.”
    Uma vez terminada a leitura, pergunte a elas o que uma pessoa, que deseja se salvar, deve fazer para ganhar a vida eterna; fatalmente, responderão que essa pessoa deve seguir o que está escrito no verso 29, que diz, textualmente:
    “E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou terras, por amor do meu nome, receberá cem vezes tanto e herdará a vida eterna.”; ou não é essa a conclusão que se tira do diálogo constante de Mt 19:23-29?!...
    Abraços. Frazão
    ± 8:30 AM Aug 25, 2018”
    Como se vê, meu caro Irineu, embora Jesus tenha dito ser impossível ao homem salvar-se, Ele mesmo nos indicou como fazer para herdar a vida eterna. E o que é herdar a vida eterna, senão salvar-se. Ou não é isso o que está no verso 29 de Mateus 19, em Mc 10:30 e Lc 18:30?...
    Finalmente, esclareço que a narração nesses três evangelhos do diálogo de Jesus com o moço rico e seus discípulos caracterizamuito bem a salvação pelas obras e não pela graça, pois Deus não dá nada de graça a ninguém, a não ser o amor.
    Abraços. Frazão.

    ResponderExcluir
  4. só para refletirmos; deixa tudo por amor de Cristo, não é demostração de fé? eu creio que se você deixa as coisas do mundo em segundo plano para servir o SENHOR, você esta demostrando que crer e sim terá direito a salvação agora tem que lutar todos os dias para permanecer nela. ( não é pelas obras ) paz seja com volsco.

    ResponderExcluir
  5. “Verdadeiramente crer e confessar a CRISTO como Senhor, ainda nesta vida, garante Salvação Eterna; mas esperar até a próxima vida resultará em Condenação Eterna! A suprema questão não é se o homem reconhecerá CRISTO como Senhor, mas sim onde o fará!”

    Aleluias...

    ResponderExcluir
  6. Aquele que perseverar até o fim será salvo MT. 24.13. só será salvo os que permanecerem fiéis até o fim.

    ResponderExcluir
  7. A graça é resistivel e a salvação condicional, isto não quer dizer que seja por obras e sim pela graça. A salvação é uma obra esclusivamente Divina, porem não dispensa a responsabilidade do homem. Primeiro, Deus não se arrenpende pelo homem, por essa razão manifesta sua graça proveniente a todos os homens capacitando-os para crer em Cristo. Segundo é necessário perseverar, como citado acima Mateus 24:13.
    A biblia so garante salvação para aqueles que estão em Cristo, não há amparo biblico de salvação para aqueles que morreram em pecado mesmo se algum periodo de suas vidas tenham servido ao Senhor.
    Ora! É possivel afirmar que não permaneceram firmes porque não eram salvos? Claro que não, Deus não brinca de salvar. Como pode Deus ofertar a salvção e depois retirar a salvção? E como estes tiveram a capacidade de crer se não receberam o maravilhosa graça manifestada pelo Espito Santo a ponto de se arrepender de seus pecados e se render ao Senhor Jesus Cristo mesmo que por um pequeno periodo de suas vidas?
    É obvio que não existe bondade alguma no homem, nenhuma força, nem vontade de buscar a Deus. O Espirito que convence o homem do pecado. Se uma pecador depois de experimentar do amor de Deus, ter participado da comunhão dos santos e se desviar, não dá pra negar, com certeza caiu da graça. Logo a graça é resistivel e a salvação é condicional à perseverança em Cristo. pois somente em Cristo existe a segurança da salvação.
    A perseverança não significa que as obras salvam, significa que o salvo tem obras.

    ResponderExcluir
  8. Me desculpe todos elogiando o esbolço mais ouve um equívoco uma vez salvo salvo para sempre aonde? Romanos biblia João Ferreira de Almeida salva se não andar nas obras da carne se não há condenação cuidado.

    ResponderExcluir

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...