Istambul, 29 nov (EFE). - O papa Francisco e o patriarca ortodoxo de Constantinopla, Bartolomeu I, rezaram neste sábado na Igreja Patriarcal de São Jorge de Istambul uma oração conjunta na qual desejaram a unificação de suas respectivas igrejas e a dos cristãos.
O patriarca Bartolomeu I é considerado um "primus inter pares" com relação aos outros patriarcas da ortodoxia, que tem cerca de 300 milhões de fiéis no mundo todo, embora estejam presentes essencialmente nas partes oriental e do norte da Europa, no litoral nordeste do Mediterrâneo e no Oriente Médio.
O patriarca, em uma saudação ao papa - que hoje cumpre seu segundo dia da visita à Turquia - constatou a "vontade" do pontífice, "como também a da Santíssima Igreja Católica Apostólica Romana, de continuar o firme caminho fraternal com nossa Igreja Ortodoxa". E isso com o claro objetivo de alcançar "o restabelecimento da plena comunhão entre nossas Igrejas", disse o patriarca.
O papa, por sua vez, considerou que junto com Bartolomeu I, ambos são "irmãos na esperança", e destacou a "responsabilidade" que representa "poder caminhar juntos nesta esperança".
EFE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!