Muçulmanos, judeus e cristãos oraram pela paz na Mesquita de Lisboa, iniciativa que volta a acontecer no sábado e no domingo, na Sinagoga do Rato e na Igreja de Santo António de Campolide.
Muçulmanos, judeus e cristãos oraram nesta sexta-feira juntos pela paz na Mesquita central de Lisboa, iniciativa que volta a acontecer no sábado e no domingo, respetivamente, na Sinagoga do Rato e na Igreja de Santo António de Campolide. A frase “‘a paz esteja convosco’ é comum a estas três religiões”, afirmou hoje o imã da mesquita, David Munir, na preleção que antecedeu a oração pela paz, acrescentando em seguida: “O Senhor é único e é o que dá e tira a vida”.
À margem da cerimónia, o presidente da comunidade judaica em Lisboa, José Oulman Bensaúde Carp, disse à Lusa que “são mais as coisas que unem os três credos do que as que dividem”. O padre católico João Nogueira sublinhou o facto de esta “oração pela paz” se realizar “dentro da identidade de cada religião”. Também a comunidade hindú, do Templo de Shiva, se juntou à cerimónia, tendo o sacerdote Apurv Jani realçado que “a única diferença é a forma como oramos, mas fazemo-lo todos ao mesmo Deus”.
A frase "'a paz esteja convosco' é comum a estas três religiões", afirmou hoje o imã da mesquita, David Munir
Hoje, dia de oração para os muçulmanos, rezou-se na Mesquita central de Lisboa, no sábado, dia de descanso para os judeus, reza-se na Sinagoga, ao largo do Rato, em que oficiará o rabi Eli Rosenfeld, e, no domingo, dia do Senhor para os católicos, ora-se na Igreja de Santo de António de Campolide, em que oficiará o padre João Nogueira.
Hoje, à Lusa, João Nogueira realçou “a solidariedade expressa pela força da dor” e recordou que, desde o papado de Paulo VI (1963-1978), a Igreja Católica dedica, anualmente, uma semana ao ecumenismo. Este ano a semana ecuménica inicia-se, precisamente no próximo domingo.
http://observador.pt/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!