Unico SENHOR E SALVADOR

Unico SENHOR E SALVADOR

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

A Feiticeira de En-Dor


O caso de Saul e a feiticeira de En-Dor

Introdução

O caso de Saul e a feiticeira de En-Dor, em 1 Samuel 28, tem gerado muita polêmica e muitas especulações. Como pesquisador do espiritismo no Brasil, já por vários anos, tenho sido questionado nos seminários que tenho ministrado acerca deste caso. Nossa posição é que não foi Samuel quem apareceu para Saul e, sim, houve ali uma manifestação de um outro espírito ou fraude. A seguir analisaremos o caso.

I – Antes do encontro 

O motivo que levou esse rei a recorrer à “médium”, “mãe de santo”, “macumbeira”, pessoa que consultava os mortos para resolver o seu problema, é o mesmo motivo que leva hoje milhões de brasileiros a buscarem uma solução para os seus problemas no Espiritismo, apesar de Saul saber que Deus não admitia esse procedimento.

Foi o desespero a causa principal, pois os inimigos de Israel, os filisteus, estavam prestes a atacar os israelitas, e quando viu o acampamento dos seus inimigos, com seu aparato militar, “foi tomado de medo, e muito se estremeceu o seu coração” (versículo 5). Após ter-lhe sido recusada a resposta divina foi que ele então procurou a médium.

Saul estava desesperado, perturbado espiritualmente, porque Deus não lhe respondia de forma alguma, nem por sonhos, nem por Urim, nem por profetas. Em outras palavras, O Senhor não lhe respondeu nem pessoalmente (por sonhos), nem por através dos sacerdotes (Urim) – os responsáveis pela intercessão do povo diante de Deus – e nem pelos profetas, os instrumentos de Deus para revelar sua vontade aos homens.

Antes da morte de Samuel, Saul havia desterrado os médiuns e os advinhos, porém quando Saul procurou a “médium”, Samuel já estava morto (1 Samuel 25.1). Deus o rejeitara, pois o Espírito de Deus havia se afastado dele conforme 1 Samuel 16.14.

II – O encontro com a feiticeira

O capítulo 28 trata da suposta sessão espírita, em que o rei estava desesperado, atormentado, com urgência, porque os filisteus estavam próximos e o rei Saul sabia que era pecado, desobediência a Deus, consultar pessoas envolvidas com feitiçaria, espiritismo e consulta aos mortos, (Êxodo 22:18, 1 Samuel 28:3). Foi como se Saul dissesse: “Se Deus não me responde, então o diabo vai me responder”. E ele fez isso. O texto de 1 Samuel 28:7-25, que narra detalhadamente a sessão espírita, foi escrita por uma testemunha ocular, alguém que viu o que se passou naquele “terreiro”, (versículos 7,8).

Provavelmente, tenha sido um servo de Saul, que o levou lá e acreditava no poder da “mãe de santo” e sabia muito bem onde ela poderia ser encontrada. Portanto provavelmente os fatos da sessão espirita foram registrados por alguém que não era temente a Deus. Assim Saul apelou à médium de En-Dor como o último recurso de um desesperado, em flagrante violação de uma lei divina que ele mesmo anteriormente procurara cumprir.

A própria médium sentiu-se receosa quando descobriu a identidade de Saul, que se apresentara a ela disfarçado. Depois de o rei ter-lhe assegurado que nenhum mal lhe aconteceria, a mulher deu início à sessão, evocando a presença de Samuel a pedido de Saul. É necessário notar que o rei não viu o pretenso Samuel que se manifestou na ocasião (versículo13).

III – Descrevendo a sessão

Durante a sessão espírita, em momento algum, a Bíblia diz que o rei Saul viu com os seus próprios olhos, o “profeta Samuel”, como afirma a Bíblia: “Entendendo Saul que era Samuel…” Quando ele perguntou à mulher: “Que vês?”, ela respondeu: “Vejo um deus que sobe da terra” (versículo 13). Insatisfeito com a resposta, ele inquiriu novamente: “Como é a sua figura?”, ao que ela respondeu: “vem subindo um ancião, e está envolto numa capa”. A narrativa bíblica diz então que “entendendo Saul que era Samuel, inclinou-se com o rosto em terra e se prostrou” (versículo 14) [Ênfase acrescentada] Saul deduziu que o vulto que subia da terra, ao qual ele não via, era o profeta Samuel.

Assim como acontece numa sessão espírita, o médium fala como se fosse a própria pessoa falecida, as pessoas não conseguem ver mas somente ouvir a voz do espírito que fala por intermédio do médium. No caso por exemplo de Chico Xavier, ninguém ouve nem vê, mas simplesmente recebe a mensagem psicografada, ou seja, escrita.

IV – Analisando as profecias de “Samuel”


A profecia do falso Samuel, isto é, o que iria acontecer na vida de Saul foi clara, como se vê no versículo 19: “O SENHOR entregará também a Israel contigo na mão dos filisteus, e amanhã tu e teus filhos estareis comigo; e o acampamento de Israel o Senhor entregará na mão dos filisteus” Essa profecia não se cumpriu na íntegra, conforme passaremos a observar: Saul não foi entregue nas mãos dos filisteus; ele se suicidou (1 Samuel 31:4) e seu corpo foi recolhido do campo de batalha pelos moradores de Jabes-Gileade (1 Samuel 31:11-13).

Também não morreram todos os filhos de Saul – este tinha seis filhos e três deles sobreviveram. Morreram na batalha Jônatas, Abinadabe e Malquisua (2 Samuel 31:8-10; 21:8). Esses fatos tornam essa profecia uma flagrante contradição com o testemunho divino a respeito de Samuel, pois está escrito que “o Senhor era com ele, e nenhuma das sua palavras deixou cair em terra” (1 Samuel 3:19).

É claro, portanto, que não foi Samuel quem se manifestou em En-Dor. Tudo não passou de uma fraude ou de artimanha de um espírito maligno.

V – Saul e Samuel no mesmo lugar?

O suposto Samuel disse a Saul, “… amanhã tu e teus fihos estareis comigo” (1 Samuel 28.19). Saul ao morrer, não foi para o mesmo lugar onde estava o verdadeiro Samuel, pois este se encontrava no paraíso no Sheol, conforme prometido por Deus em sua Palavra àqueles que o temem (conforme Lucas 16:19-31). Sobre o rei Saul, entretanto, foi pronunciado o juízo divino: na Bíblia encontra-se explicitada a causa de sua morte.

“Assim morreu Saul por causa da sua transgressão cometida contra o Senhor, por causa da palavra do Senhor, a que ele não guardara; e também porque interrogara e consultara uma necromante”. 1 Crônicas 10.13.VI

Conclusão

Admitir-se que o profeta Samuel apareceu naquela sessão espírita e conversou com o rei Saul é negar a moral de Deus. Se o Espírito do Senhor se afastara do rei Saul, se Deus não lhe respondera mais, ou seja, Deus não lhe respondia pelos meios legais, e se o profeta Samuel nunca mais o procurou até o dia em que faleceu, (1 Samuel 15:35), será que o nosso Deus permitiria que Samuel falasse com Saul numa sessão espirita proibida por Ele, e através de “mãe de santo”, uma “médium”?

A desobediência sempre traz o juízo divino. A consulta aos mortos é proibida por Deus (Dt. 18. 9-12) e qualquer tentativa de se estabelecer contato com eles é desobediência aos preceitos de Deus, e suas trágicas conseqüências não se farão esperar.

Isaías nos adverte:
“Quando vos disserem: Consultai os necromantes e os advinhos, que chilreiam e murmuram, acaso não consultará o povo ao seu Deus? A favor dos vivos se consultarão os mortos? À lei e ao testemunho! Se eles não falarem desta maneira, jamais verão a alva!” (Isaías 8:19,20)
Bibliografia:

Série Apologética – Editora ICP

Revista Defesa da Fé

Phonte: C.A.C.P

4 comentários:

  1. Prezado Frazão, qualquer tipo de defesa, refutação ou salvaguarda do episódio de En-Dor munida de uma temática pró-espiritismo kardecista, estará automaticamente desprovida de legitimidade espiritual do ponto de vista do Cristianismo Legítimo.

    Embora o acontecido entre Saul e a necromante de En-Dor seja uma manifestação espiritual, isso não significa que seja algo aprovado por DEUS.

    O que Saul fez, é proibido e reprovado por DEUS, pois a própria necromante que o atende fica preocupada com a vida dela:

    ““Então a mulher lhe disse: Eis aqui tu sabes o que Saul fez, como tem destruído da terra os adivinhos e os encantadores; por que, pois, me armas um laço à minha vida, para me fazeres morrer?
    Então Saul lhe jurou pelo Senhor, dizendo: Vive o Senhor, que nenhum mal te sobrevirá por isso.”” 1° Samuel 28:9,10

    O ato de defender o ocorrido em En-Dor já parte de uma premissa equivocada em razão de que o Espírito de DEUS abandonara Saul pouco tempo antes, pois no livro 1° Samuel 16-14, diz assim:

    “O Espírito do Senhor se retirou de Saul, e um espírito maligno, vindo da parte do Senhor, o atormentava.”

    Assim sendo é fácil perceber como uma das passagens que mais servem de ponto de apoio para a doutrina espírita no quesito mediunidade, está carente, privada, desprovida do Espírito Santo de DEUS, em razão do abandono de DEUS para com Saul!

    Movidos pela ânsia de buscar provas bíblicas e cegados pela venda doutrinária kardecista, vocês nem mesmo se aperceberam que o espirito que compareceu ali não era oriundo de DEUS. Fato este, que por definição, nos indica se tratar de um espírito das trevas, e isso fica ainda mais de perceber pois a necromante manda o espírito subir da terra e não descer do Céu:

    “A mulher então lhe disse: A quem te farei subir? E disse ele: Faze-me subir a Samuel.
    Vendo, pois, a mulher a Samuel, gritou com alta voz, e falou a Saul, dizendo: Por que me tens enganado? Pois tu mesmo és Saul.
    E o rei lhe disse: Não temas; que é que vês? Então a mulher disse a Saul: Vejo deuses que sobem da terra.” 1 Samuel 28:11-13


    Ao tentar justificar esta passagem de 1° Samuel a favor do espiritismo kardecista, você corrobora com a entendimento dos Cristãos de que realmente o que ocorre em um sessão espírita são recebimentos de espíritos da trevas!

    Todas as vezes que DEUS fala ao ser humano é uma manifestação espiritual; não obstante, nem toda manifestação espiritual que fala ao homem é DEUS falando!

    ResponderExcluir
  2. Caro Irineu.

    Teu comentário de 11 de setembro de 2016 00:00.

    À Guisa de tentar desacreditar o episódio de En-dor, em que Saul dialoga com Samuel, através da necromante de En-dor, você termina negando a inerrância da Bíblia, ao dizer que não foi Samuel que falou com Saul, quando em 1Sm 28,12 está escrito:


    “Vendo, pois, a mulher a Samuel, gritou em alta voz; e a mulher falou a Saul, dizendo: Por que me tens enganado? Pois tu mesmo és Saul.”


    Mas você, com toda a “sabedoria” que acha possuir, me vem com essa de:


    “Movidos pela ânsia de buscar provas bíblicas e cegados pela venda doutrinária kardecista, vocês nem mesmo se aperceberam que o espirito que compareceu ali não era oriundo de DEUS. Fato este, que por definição, nos indica se tratar de um espírito das trevas,” complementando:
    “e isso fica ainda mais [fácil] de perceber pois a necromante manda o espírito subir da terra e não descer do Céu:

    “A mulher então lhe disse: A quem te farei subir? E disse ele: Faze-me subir a Samuel.

    Vendo, pois, a mulher a Samuel, gritou com alta voz, e falou a Saul, dizendo: Por que me tens enganado? Pois tu mesmo és Saul.

    E o rei lhe disse: Não temas; que é que vês? Então a mulher disse a Saul: Vejo deuses que sobem da terra.” 1 Samuel 28:11-13”


    Ora, meu caro Irineu, onde dizemos que um espírito é ou não de Deus, se nós sabemos (inclusive você), que todos os espíritos foram e são criados por Ele?

    Logo, meu caro, jamais um espírita deverá dizer que um espírito não é de Deus, se todos nós fomos criados por Ele, repito.


    Além disso, quando você tenta dar a impressão que não foi Samuel que se apresentou a Saul, pelo simples fato de estar escrito na palavra de Deus que Samuel SUBIU, pretendendo, com isso, dar a entender que um espírito jamais viria de baixo da terra, não esqueça, meu caro, que a própria palavra de Deus diz em Mt 27,52-53 “Os sepulcros se abriram e os corpos de muitos justos ressuscitaram. Saindo de suas sepulturas, entraram na Cidade Santa depois da ressurreição de Jesus e apareceram a muitas pessoas.”


    Veja, meu caro, que até no tempo de Jesus se entendia que o morto tinha que vir DE BAIXO e não de cima; mesmo porque, em João, Jesus diz: “Ninguém subiu ao céu senão aquele que desceu do céu, o Filho do Homem que está no céu.” (Jo 3,13)


    Como se vê, meu caro, até Jesus diz que só Ele desceu do céu; logo, jamais Samuel poderia ter descido, já que não subiu; mesmo depois de morto, o que nos leva à dedução de que Samuel teria que SUBIR e não descer como você pretende...


    Finalmente, uma coisa deve ficar clara: se, pelo teu entendimento, não foi o espírito de Samuel que falou com Saul, como você pretende afirmar que Samuel não é Samuel, embora esteja escrito na Bíblia que foi Samuel quem falou com Saul, da mesma forma podemos entender que, se o espírito mencionado como sendo Samuel não foi Samuel, da mesma forma podemos entender que o personagem mencionado como Saul, também não foi Saul; nesse caso, essa passagem da Bíblia só pode ser considerada como um simples “teatro”, já que um é, mas o outro não é.


    Não é incongruente negar que o Samuel mencionado na palavra de Deus, seja o Samuel que falou com Saul e, ao mesmo tempo aceitar que Saul tenha falado com um Samuel que não é o Samuel verdadeiro?


    Principalmente, considerando que a profecia relacionada à morte de Saul no dia seguinte, se cumpriu...

    Abraços. Frazão

    ResponderExcluir
  3. Espiritismo é a religião do diabo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, meu caro Barton; o Espiritismo é o futuro de todas as religiões...

      Excluir

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...