Milhares de pessoas já cancelaram sua filiação na igreja estatal da Dinamarca após uma campanha liderada por ateus.
Cerca de 3.000 pessoas que haviam sido batizadas e pertenciam a igreja nacional, que é evangélica luterana, cancelaram o registro no mês passado. Uma campanha da Sociedade de Ateus da Dinamarca (Ateistisk Selskab) está divulgando que conseguiu a “desconversão”.
Contudo, a verdadeira motivação pode ter sido econômica. A Igreja Evangélica Luterana da Dinamarca está entre as várias denominações da Europa que são subsidiadas pelos impostos. Ainda que o pagamento deste imposto seja voluntário na Dinamarca, cerca de 1% do salário, os membros da Igreja são automaticamente inscritos. Ou seja, eles precisam pedir claramente para não doarem mais.
Oficialmente, cerca de 80% dos dinamarqueses são membros da Igreja Nacional da Dinamarca, conhecida como “Igreja do Povo”. Todo cidadão que foi batizado automaticamente se torna membro. Apenas 2,4% dos membros comparece aos cultos semanalmente.
O pastor Lena Kjems, que perdeu 14 membros de sua igreja, explicou que, na maioria dos casos, são jovens com idades entre 18 e 25. Os jovens de outros países europeus têm tomado esse mesmo tipo de decisão.
Com informações de Christian Today
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!