Unico SENHOR E SALVADOR

Unico SENHOR E SALVADOR

quinta-feira, 28 de abril de 2016

Deus matou 42 jovens só porque chamaram o profeta Eliseu de careca?



O texto que relata o ocorrido com o profeta Eliseu, e 42 jovens que foram mortos por duas ursas (II Reis 2. 23-25), é comumente usado pelos críticos de Deus para demonstrar como Deus é maligno, como mata por qualquer coisa banal, prazerosamente. Mas, como sempre, a leitura desse pessoal é bem superficial.

Não analisam o texto, não fazem a mínima interpretação e não avaliam o que realmente o texto diz e, por isso, fazem juízo de valor errado e ainda influenciam muitos a fazer o mesmo. Por isso,
irei analisar esse texto e mostrar se realmente Deus prazerosamente matou 42 jovens apenas porque chamaram Eliseu de calvo (careca).

(1)
O texto apresenta alguns detalhes importantes a considerarmos antes de taxarmos Deus de injusto nesse caso: Eliseu estava em um caminho, fazendo uma viagem, sozinho: “Então, subiu dali a Betel; e, indo ele pelo caminho, uns rapazinhos saíram da cidade…” (2 Reis 2.23). Observe que esses rapazinhos “saíram da cidade” no encalço do profeta Eliseu, que estava em uma estrada seguindo viagem. Interessante observar que a Bíblia cita que 42 deles foram mortos mais à frente. 

Ou seja, existia um grupo com mais de 42 jovens perseguindo o profeta Eliseu. A questão é: Para que finalidade um grupo tão grande de jovens se reúne para perseguir uma pessoa? Esperaram para abordar o profeta numa área mais deserta com que objetivo? Teriam eles boas intenções? Evidente que não! 
 Assim, vemos claramente que o profeta Eliseu estava correndo perigo e estava em grande desvantagem diante de um grupo de jovens mal intencionados que buscava fazer algum mal contra ele.

(2) Quando Eliseu foi abordado por esse grupo no caminho, provavelmente em uma área deserta e de mata – pois a Bíblia relata que as ursas saíram do meio de um bosque – o grupo o hostilizou dizendo o seguinte: “uns rapazinhos saíram da cidade, e zombavam dele, e diziam-lhe: Sobe, calvo! Sobe, calvo” (2 Reis 2.23). A expressão “sobe, calvo” não quer dizer apenas uma zombaria por Eliseu ser careca. 

A palavra “sobe” empregada por aquele grupo, zomba do ministério profético de Eliseu, fazendo uma comparação injusta com o profeta Elias que “subiu” ao céu em um redemoinho (2 Reis 2.11). Em outras palavras, aqueles jovens estavam zombando da autoridade profética de Eliseu.

(3) Diante desses fatos o profeta ficou acuado diante de um grande grupo de jovens mal intencionados que, além de estarem reunidos covardemente contra Ele, ainda colocaram em xeque sua autoridade profética dada por Deus. Diante disso, a única saída vista por Eliseu foi recorrer ao seu Senhor em oração. E é nesse momento que Deus intervém: “então, duas ursas saíram do bosque e despedaçaram quarenta e dois deles. (2 Reis 2.23). 

A ofensiva dessas duas ursas conteve o ânimo maligno desse covarde grupo de jovens, que não conseguiu atentar contra a vida do profeta. Fica a pergunta: Se Deus não tivesse agido rapidamente, o que esse grupo poderia ter feito ao profeta? Deus foi injusto em defender um servo seu contra jovens mal intencionados?

(4) Assim, esses jovens não foram mortos por Deus porque chamaram Eliseu de calvo, mas como fruto de suas ações malignas e covardes diante de um servo de Deus. Assim, não houve injustiça alguma da parte de Deus.

Phonte: Esboçando Ideias

Um comentário:

  1. RESPEITO
    120 E me lembro de uma outra vez, havia algumas crianças irreverentes, elas tinham sido criadas em um lar.
    122 Assim que Eliseu tomou o seu lugar, agora ele era o mensageiro do dia agora depois de Elias ter sido levantado. Assim que ele passou através de uma certa cidade, e as crianças, crianças pequenas daquela cidade, correram para fora, zombando dele, disseram: “Escute, seu velho careca, por que você não subiu como Elias fez?” Está vendo, eles não criam que Elias foi para cima. Aí está. Não foi desrespeitar o homem; foi desrespeitar sua Mensagem. Ele era o sucessor de Elias, para Elias. Ele tinha a unção, o Espírito de Elias estava sobre ele. Ele foi justamente ali em cima e fez as mesmas coisas que Elias fez. Aleluia!
    128 E quando este jovem profeta andou por ali, indo através da cidade. E ele tinha perdido o seu cabelo, quando um jovem. Ele estava indo, assim que estas criancinhas correram atrás dele, disseram: “Ei, por que você não subiu com Elias?” Disseram: “Você, seu velho careca!” Está vendo? E eles estavam desrespeitando. E o fez Elias? Ele virou, no poder do Espírito, e amaldiçoou essas crianças. O que sucedeu? Duas ursas vieram das florestas e mataram quarenta e duas delas. Correto. Desrespeito, irreverente. Você não pode fazer isso. Você tem que respeitar a Deus.
    129 Se alguma daquelas crianças disserem agora, se seus pais e mães tivessem dito: “Agora, olhem, crianças, eles dizem que Elias foi levantado. Agora, nós não sabemos a respeito daquilo, porém, de qualquer maneira, eu - eu - eu não sei se isto é assim ou não, porém eu digo a vocês que a melhor coisa a fazer é não dizer nada a respeito disto. Somente siga adiante. Quando ele passa... Nós ouvimos que ele vai passar pela cidade hoje, iria ter um encontro ali em cima na rua. Se ele tiver, se vocês crianças hoje no caminho da escola o encontrarem, somente diga: ‘Como vai, reverendo? Como vai, senhor?’ Ou algo assim. Fale com ele.”
    130 Porém ao invés daquilo, sem dúvida que lhes tinham dito em casa, oh, eles ouviram seus papais e mamães sentados à mesa e rindo, um com o outro, dizendo: “Que coisa! Eles disseram que aquele velho santo rolador foi levantado. Você alguma vez creu em algo assim? E disseram que este pequeno e velho companheiro careca, tão careca como uma abóbora ali em cima, ele não tem mais do que mais ou menos trinta e cinco anos de idade, e aqui está ele vindo descendo por ali, e eles vão ter um encontro na rua, espera que nós acreditemos em tal tolice como aquela. Ora, ele não é nada a não ser um pequeno, somente um - um ridículo. Aquilo é tudo qu ele é. Porque, ele não vem a nossa igreja, você está vedo. Justamente como Elias fazia, ele não vinha as nossas igrejas. Nós faremos, ele fará... Provavelmente algum tipo de feitiçaria, vodu, algo místico que ele tem, assim como Elias.” Eles não creram nele. Desta maneira, aquelas criancinhas foram ensinadas naquele lar.
    131 Se eles tivessem sido ensinados reverencia e respeito, eles teriam saído ali perante aquele profeta de Deus e pedido uma oração por si próprios.
    132 Porém eles tinham sido ensinados a dar risinhos disfarçados e rir, e zombar. Mais ou menos como as crianças de hoje, nenhum, muitas delas hoje zombam dos encontros na rua, elas zombariam da pregação do Evangelho.
    133 Assim, que Elias as amaldiçoou, no Nome do Senhor. Não por causa das crianças, porém por causa dos pais irreverentes que tinham criado as crianças daquela maneira para desrespeitar a Deus. Duas ursas vieram e mataram quarenta e duas delas. Agora, aquilo é irreverência. Deus exige respeito! Quando eles desrespeitam Seus profeta, eles O desrespeitam; não importa se eles não criam, eles deveriam manter suas bocas fechadas, permanecerem longe disto. Porém, não, eles tinham que concluir suas honradas considerações. Eles tinham que dizer algo que eles não deveriam ter dito. E o que lhes sucedeu?

    ResponderExcluir

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...