Unico SENHOR E SALVADOR

Unico SENHOR E SALVADOR

quinta-feira, 26 de maio de 2016

Estudo Bíblico - Ensaios em pessoa - Tema: JESUS, O Nome sobre todo nome!


Por Irineu Siqueira Neto

Meu irmão, minha irmã, hoje eu ministrei o Culto de estudo da Palavra de DEUS em uma missão da Igreja a qual sou membro.


E eu gostaria de compartilhar com os irmãos este conteúdo!

Segue o esboço, confira:

Pregação / Estudo 25 05 2016

Abertura: Mateus 28:18 / Daniel 7 13,14

“E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.” 

Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha nas nuvens do céu um como o filho do homem; e dirigiu-se ao ancião de dias, e o fizeram chegar até ele.
E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino
tal, que não será destruído.

Tema:  JESUS, O Nome sobre todo nome!

Base: Filipenses 2 – 9, 10, 11 / Isaías 45 - 23

“Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu O Nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.”

Por que JESUS tem O Nome sobre todo o nome? (Repetir esta pergunta em cada tópico!)

1° Por que foi moído pelas nossas transgressões;                                   
-Isaías 53-5: “Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.”

2° Por que O Nome dele é: 
Maravilhoso Conselheiro, DEUS Forte, Pai da Eternidade e Príncipe da Paz. (Isaías 9-6)

-Conselheiro Maravilhoso: Ele nos mostra a direção e nos ensina agir em toda as situações. 
 Ele é porque conhece os conselhos de Deus desde a eternidade; e Ele dá conselhos aos homens, conselhos que resultam em nosso bem estar.
-DEUS Forte: Ele é mais que um anjo, Ele é o Rei da Glória, Seu trono subsiste eternamente. Tal é a obra do Mediador, que nenhum poder menor que o do Deus Todo-Poderoso poderia fazer com que acontecesse.
-Príncipe da Paz: nos reconcilia com Deus; é o Doador da paz no coração e na consciência; quando o seu reino estiver plenamente estabelecido, os homens não aprenderão mais a guerrear. 

3° Porque cumpriu sua missão sozinho: 

“Por volta da hora nona, clamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni? O que quer dizer: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?” 
(Mateus 27-46 / Salmos 22-1, escrito mil anos antes) 

O dia judeu começava às seis da manhã e terminava às seis da tarde. Portanto, a terceira hora era às nove da manhã; a sexta ao meio-dia; a nona às três da tarde.

-Cristo suportou não foi a dor física da cruel cruz, mas a agonia emocional de morrer só. Porém: "Por que me desamparaste?" é a linguagem de um coração que ata a sua felicidade ao favor de Deus. (2 Coríntios 5:21)

4° Por que foi Santo; 1 Pedro 1:16 pois está escrito: 
"Sejam santos, porque eu sou santo". 

Santificar-se é estar preparado para a vinda de CRISTO, afastar-se do pecado, e aproximar-se cada vez mais de DEUS com um coração puro e reto. É rejeitar os padrões do mundo, desse sistema dominado por satanás. 
Ser santo significa a separação de uma pessoa dos costumes mundanos e de tudo aquilo que é contrário a vontade de Deus. 

5° Porque enfrentou o diabo face a face e venceu:
Mateus 4 Está escrito, nos mostra o Poder da Bíblia contra o maligno

-1° Tent: Pão Deut 8-3 
- 2° Lança-te: Salmos 91 11,12 
- 3° Deut Só a DEUS: 6-13,14

Depois das vitórias espirituais vem sempre grandes provações (1Rs 19)

Apocalipse 1-18: “e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno.”

Conforme Hebreus 2:14-15 deixa claro, morte é algo causado pelo diabo:

"E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo; E livrasse todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à servidão."

6° Porque Ressuscitou:

Marcos 16-6: “Ele, porém, lhes disse: Não vos atemorizeis; buscais a Jesus, o Nazareno, que foi crucificado; ele ressuscitou, não está mais aqui; vede o lugar onde o tinham posto.”

Fomos Redimidos –Jo 19-30 "Tetelestai"

A cédula/ atestado/ documento/ declaração da acusação contra nós foi rasgada. Colossenses 2 – 13,14,15
“E, quando vós estáveis mortos nos pecados, e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas,
Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.
E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo.”


7° Por que é o Nome da nossa Salvação, Redenção e Cura: 

-Salvação: Atos 4-12 “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.” 

-Redenção: Colossenses 1:14: “Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados;”

A Redenção nos garante: vida eterna (Apocalipse 5:9-10), perdão dos pecados (Efésios 1:7), justiça (Romanos 5:17), liberdade da maldição do pecado (Gálatas 3:13), adoção à família de Deus (Gálatas 4:5), libertação da escravidão do pecado (Tito 2:14; 1 Pedro 1:14-18), paz com Deus (Colossenses 1:18-20) e a habitação do Espírito Santo na vida do Cristão (1 Coríntios 6:19-20).

-Cura: Atos 3-6 (Pedro e João) “Pedro, porém, lhe disse: Não possuo nem prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, anda!”

8° Por que JESUS é DEUS:
Mateus 28- 17a “E, quando o viram, o adoraram;”

Apocalipse 22-9 “E disse-me: Olha, não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus.”

João 10:30 “Eu e o Pai somos um". 

A Bíblia ensina que só se pode adorar a DEUS. CRISTO aceitou adoração, e o anjo em Apocalipse não, portanto JESUS é DEUS!

9° Meu irmão, minha irmã e você? O que fará pelo Nome? 

Atos 11-26
“tendo-o encontrado, levou-o para Antioquia. E, por todo um ano, se reuniram naquela igreja e ensinaram numerosa multidão. Em Antioquia, foram os discípulos, pela primeira vez, chamados CRISTÃOS.”

-É discípulo: João 15:8 “Meu Pai é glorificado pelo fato de vocês darem muito fruto; e assim serão meus discípulos.” 

1° Jo 2-5,6: “Aquele, entretanto, que guarda a sua palavra, nele, verdadeiramente, tem sido aperfeiçoado o amor de Deus. Nisto sabemos que estamos nele: aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou.”

-Obedece: Hebreus 5-9 “e, tendo sido aperfeiçoado, tornou-se o Autor da salvação eterna para todos os que lhe obedecem,” É seguir o caminho estreito

-Ser diferente: Filipenses 2-15 “para que venham a tornar-se puros e irrepreensíveis, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração corrompida e depravada, na qual vocês brilham como estrelas no universo,”
Malaquias 3-18 “Então vocês verão novamente a diferença entre o justo e o ímpio, entre os que servem a Deus e os que não o servem.”

Conclusão: Declamar o poema da vendedora de maçãs!


Um grupo de vendedores foi participar de uma Convenção de Vendas. Todos tinham prometido às suas esposas que voltariam na sexta feira à noite, a tempo de jantar com elas. Como a Convenção acabou um pouco tarde, chegaram atrasados ao aeroporto. Entraram correndo pelos corredores para não perder o avião. 

De repente, sem querer, um deles esbarrou na mesa onde uma vendedora tinha uma cesta de maçãs. A cesta caiu no chão e as frutas saíram rodando por todas partes. Os vendedores entraram no avião quando as portas estavam começando a fechar-se. Todos menos um. Este deteve-se e respirou fundo, tocado por um forte sentimento de compaixão pela dona do posto de maçãs.

- Por favor! - disse a um de seus companheiros - Quando chegar, explique à minha esposa que chegarei no próximo avião.

 Voltou ao terminal e encontrou as maçãs espalhadas pelo chão. Ficou mais surpreso ainda, quando percebeu que a dona do posto era uma menina cega. Ela estava chorando, com enormes lágrimas descendo pelo seu rosto. Gatinhando pelo chão, tentava localizar as frutas, enquanto a multidão, correndo, passava sem parar, sem importar-se com a desgraça da pobre menina. O homem ajoelhou-se ao seu lado, juntou as maçãs, colocou-as na cesta e a ajudou a montar de novo seu posto. Ao mesmo tempo notou que algumas maças estavam machucadas pela queda e as separou colocando-as noutra cesta. Depois abriu a carteira e disse à menina:

- Por favor, tome cem reais pelos estragos que lhe fizemos. Está bem?
Ela, chorando assentiu com a cabeça. Ele continuou:
- Espero não ter arruinado seu dia! Tchau!
Quando o vendedor se afastava, a menina gritou:
- Senhor!!!
O homem parou e se voltou para aqueles olhos cegos. Ela continuou:
- O senhor é Jesus?
Ele ficou ali, parado, olhando, sem saber o que fazer. E resondeu:
- Não, mas sou um dos melhores amigos Dele! 

Depois deu meia volta e se afastou, devagar, à procura do próximo vôo, com essa pergunta queimando-lhe o peito:
- O senhor é Jesus?...
(Autor desconhecido)

-Viva uma vida que valorize o Sacrifício de JESUS-

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...