Unico SENHOR E SALVADOR

Unico SENHOR E SALVADOR

terça-feira, 12 de julho de 2016

O melhor para DEUS


“As primícias dos primeiros frutos da tua terra trarás à Casa do SENHOR, teu Deus.”
(Êxodo 34.26)

Quando gostamos de alguém queremos agradá-lo. Dar a essa pessoa o melhor. No aniversário de casamento, por exemplo, você procura um lugar bom para sair com a pessoa amada porque ela é especial pra você. A verdade é que quando amamos alguém, queremos oferecer a ela o melhor. 

A Bíblia nos diz que podemos amar ao Senhor porque Ele nos amou primeiro (1Jo 4.19). E esse amor está em nosso coração. Assim quando fazemos o melhor para Deus, estamos mostrando a Ele que o amamos. Deus quer que façamos isso. 

O texto que lemos de Deuteronômio nos mostra que Deus é honrado com nossas primícias, ou seja, com o melhor! O que temos oferecido a Deus como culto, na casa, na sociedade e na igreja? Suas ofertas têm agradado a Deus?

O Senhor nosso Deus merece o melhor de nossa vida! Mas de que forma podemos oferecer o melhor para o Ele? Existem 3 áreas em nossa vida nas quais precisamos oferecer o melhor para o Senhor. Devemos dar o melhor ao Senhor:

Na nossa família (Js 24.15) 
 
Consagre, de verdade, o seu lar ao Senhor: “Eu e a minha casa serviremos ao SENHOR.”(Js 24.15). Diante da incredulidade do povo, da dúvida que pairava sobre eles, Josué toma uma decisão. Quando não consagramos a Deus nosso lar, não estamos preocupados em dar ao Senhor o nosso melhor. Deus deve ser o centro em nossa casa. Muitas famílias se perdem porque não tem priorizado as coisas celestiais. Dão mais valou ao trabalho do que a Deus. Para ler a Bíblia e orar não tem tempo, mas gastam horas em coisas secundárias. Não tem paciência de ouvir uma mensagem, mas passa horas ouvindo músicas profanas.

Relacionamento entre marido e mulher e filhos - 
 Marido: “Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela” (Ef 5.25). Mas tome cuidado quando disser que ama, pois geralmente o “eu te amo” pode vir carregado de interesses. O amor, como diz o Apóstolo:“… não procura os seus interesses...”(1Co 13.5). Ame de verdade, como Cristo amou a Igreja. Isso é através de atitudes de respeito, companheirismo, amizade, apoio. A sua esposa precisa do seu apoio para se sentir segura.

Esposa: “… submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor…”(Ef 5.22). Respeite assim como você respeita o Senhor. Nem sempre é fácil, mas o Senhor não disse que seria. Aí entra outro ponto: confiança em Deus. Filhos: “... obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo.”(Ef 6.1). É no Senhor, pois se olharem falhas terão dificuldades de obedecer. 

Educação dos filhos: Mas Paulo ainda diz: “E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor.”(Ef 6.4). Muitos pais pensam que humilhando seus filhos, estarão educando. A educação vem com respeito e amor.

Devemos oferecer o melhor para o Senhor em nossa família (Js 24.15) – A minha casa é lugar onde Deus habita, então deve ser o melhor lugar. Onde há amor e respeito, onde o Senhor é honrado da melhor forma. Também é onde os nossos filhos são ensinados a temer a Deus. Lembre-se que a igreja começa em nossa casa, se servimos bem o Senhor no lar também serviremos na igreja!
O Senhor nosso Deus merece o melhor de nossa vida! 

 Temos que dar ao Senhor o melhor. Anda precisamos oferecer o melhor para Deus:

Na sociedade que estamos inseridos (Mt 5.16) 
 
Brilhar a luz de Cristo – “Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.”(Mt 5.16). Aqui é o contexto do sermão do Monte onde Jesus está ensinando que somos a luz do mundo e o sal da terra. Ou seja, fomos chamados para fazer a diferença. Em outro texto Jesus disse aos seus discípulos que eles seriam suas “… testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.”(At 1.8). Isso nos faz entender que a função da igreja é mostrar ao mundo o que Cristo fez na cruz. É a nossa missão. Mas o sucesso dessa missão vai depender se estamos, de fato, fazendo o melhor para Deus. Mas como fazer isso?

Algumas formas de fazermos o melhor pra Deus na sociedade:

1-Amizades - Quando se trata de amizade, devemos valorizar a qualidade, e não quantidade: “O homem que tem muitos amigos sai perdendo; mas há amigo mais chegado do que um irmão.”(Pv 18.24). Temos na Bíblia exemplos de más amizades, vejamos algumas: Amnon e Jonadabe: Amnon era filho de Davi este ao invés de cultivar amizades boas e saudáveis, escolheu como companheiro seu primo Jonadabe (2Sm 13.3). 

E ele o ajudou e cometer pecado com incesto e causar intrigas no lar (cf 2Sm 13.4-1); Roboão e seus colegas: Roboão, neto de Davi, se tornou rei depois da morte de Salomão. No início do seu reinado, ele procurou conselho de várias pessoas antes de tomar uma decisão importantíssima. Roboão valorizou a amizade com seus colegas acima da sabedoria dos homens mais velhos e experientes (1 Reis 12.7-11). E foi a ruína para seu reinado. Oferecemos o melhor pra Deus quando escolhemos nossas amizades (Ex: Davi e Jonatas).

2 – Lugares - Onde você tem andando? “Pode, acaso, associar-se contigo o trono da iniquidade, o qual forja o mal, tendo uma lei por pretexto?” (Sl 94.20). Não devemos abusar de nossa liberdade. O melhor é ouvir o conselho do Apóstolo Paulo: “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas.”(1Co 6.12). 

Não se assente na roda na roda dos escarnecedores (cf Sl 1.1). Quando Cristo voltar, vai pegar muitos crentes em “baladas” e nos “bares da vida”! Não seja você um desses! Deus está sendo glorificado em seus passos?

O melhor para Deus - Devemos oferecer o melhor para o Senhor nasociedade que estamos inseridos (Mt 5.16) - Nós somos a luz que resplandece nas trevas! Deus nos chamou para isso, devemos dar o melhor para o nosso Deus. Como? Através de boas amizades. Não significa que devo ser inimigo dos demais, não! Mas amigos que te influenciam devem ser amigos que glorificam a Deus. Lugares, onde você tem andado? Que lugares costuma ir? Cuidado com os prazeres deste mundo. O mundo é inimigo de Deus e ele vai querer te distanciar do Senhor.

O Senhor nosso Deus merece o melhor de nossa vida! A outra área na nossa vida que devemos oferecer o melhor a Deus é:

Na igreja onde ele nos chamou para servi-lo (Ec 5.1) 

Sua adoração deve ser verdadeira - “Guarda o teu pé…”. Em outras palavras, seja cuidadoso, preste atenção na sua atitude diante de Deus. Muitas pessoas, nos dias de Salomão, iam ao culto no templo, lugar exuberante e magnífico que suscitava comunhão com Deus. No entanto, estes adoradores estavam louvando a Deus, orando, fazendo sacrifícios e votos sem sinceridade de coração. 

Quando isto ocorre, a adoração se torna superficial, hipócrita e soberba. Assim as ofertas nas mãos sem uma fé obediente no coração tornam-se sacrifícios de tolos. De fato, somente um tolo pode pensar que é capaz de enganar a Deus. Deus conhece o coração hipócrita!

Tempo para adorar – É tão triste vermos crentes que gastam 2 até 3 horas em um shopping andando de um lado para o outro até doer as pernas, mas não conseguem ficar 1 hora no estudo bíblico. Para tudo tem tempo, menos para Deus. Passam horas assistindo um filme no cinema, mas na igreja conseguem ficar dentro da igreja meia hora, aí inventa que quer beber água!

Ofertas para Deus – Pecamos muito quando não sabemos, ou não ofertamos direito. Uma boa oferta começa com o ofertante (cf Gn 4.1-7). A nossa vida deve estar no altar se queremos colocar algo lá. Como deve ser? “Honra ao SENHOR com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares.(Pv 3.9-10). Não são sobras que devemos ofertar a Deus, mas o melhor.

Evangelização – A igreja que não faz o melhor na evangelização, não tem resultado no trabalho. Paulo nos diz como deve ser o melhor na obra: “Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens,”(1Co 9.22-23). Não podemos cair no erro de “querer fazer a obra de Deus porque senão o Conselho pega no meu pé”. Faça para o Senhor. E lembre-se que todas as programações da igreja são evangelísticas, assim devem mostrar o amor de Cristo. Cuidado para não se tornar apenas entretenimento! Evangelize com suas palavras e com sua vida.

O melhor para Deus - Devemos oferecer o melhor para o Senhor na igreja onde ele nos chamou para servi-lo (Ec 5.1) - Mas para isso você precisa “Guardar o teu pé…” – Ou seja cuidado com a adoração falsa! Deus conhece o seu coração. Você é um “tolo” se pensa que está enganando a Deus sendo um hipócrita. Ofereça a Deus o melhor tempo, a melhor oferta e o melhor serviço!

Conclusão: O melhor pra Deus - Você tem oferecido o seu melhor para o Senhor? Se sua resposta for negativa, você precisa rever seus conceitos sobre servir a Deus!

1) Você e sua casa devem fazer o melhor para o Senhor! – Deus te colocou como canal de bênçãos em sua casa, não despreze isso!

2) Testemunhe fielmente o Senhor para as pessoas – A sociedade é o lugar onde Deus deve ser adorado da melhor forma possível. Cuidado com falsos amigos e os lugares onde você anda!

3) Dê o seu melhor na igreja onde Deus te colocou – Cuidado com hipocrisia e dedique tempo para participar das programações! Lembre-se é para Deus!
Amém!

Por Rev. Ronaldo P. Mendes

7 comentários:

  1. Muito bem abordado esse temas. Vou fazer uma programação na igreja com ele. Parabéns!! Deus abençoe!!,🙌

    ResponderExcluir
  2. Eu aprendi muito glorifico a Deus por pessoas que são esperadas por Deus para estruturar nossos conhecimentos

    ResponderExcluir
  3. Muito bom..Temos que oferecer o melhor pra Deus sempre.

    ResponderExcluir
  4. Linda mensagem me ensinou muito, glória à Deus!

    ResponderExcluir
  5. Um ensino bem estruturado. Muito profundo. Deus abençoe

    ResponderExcluir

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...