Unico SENHOR E SALVADOR

Unico SENHOR E SALVADOR

sábado, 21 de julho de 2018

Amizade: um dom a ser celebrado


Os melhores amigos normalmente têm os melhores amigos.

A vida simplesmente não flui se a gente não tem com quem compartilhar as dores e alegrias. Seus amigos estão por perto nos dias mais engraçados e felizes, assim como nos dias mais dolorosos e difíceis. Como diz o pastor Kevin De Young, “quando a amizade vai mal — quando as coisas ficam constrangedoras ou quando você se sente excluído — nenhuma saúde ou prosperidade pode preencher o vazio. Muitas coisas ruins podem se tornar maravilhosas com amigos, e quase tudo o que há de bom pode ser terrível sem eles”.

Eu não passo um dia sem falar com um amigo meu. Na verdade, tenho uma vantagem que é a amizade de minha esposa – ela é minha melhor amiga, disparado – o que faz com que eu viva
bem distante da solidão. Os relacionamentos hoje são líquidos, as pessoas são muito superficiais, porém temos de insistir no investimento em bons relacionamentos. Algumas dificuldades nos dias de hoje para construirmos amizades verdadeiras são:

-Somos extremamente móveis, nos mudando de lugar em lugar, raramente ficando estabelecidos em um local por um longo período.

-Somos enganados pelo Instagram e pelo Facebook, imaginando que temos centenas de relacionamentos espetaculares quando, na verdade, temos um monte de “torcedores”, conhecidos e poucos amigos de carne e osso.

-Somos fascinados por relacionamentos de mão única, gastando energia emocional ao criarmos laços com nossa atriz ou ator preferido (Caio Castro ou Bruna Marquezine), nossa cantora ou cantor favorito (Justin Bieber ou Anitta) ou nosso político favorito (Lula ou Bolsonaro).


Amizade é algo maravilhoso e todos nós queremos uma. Mas amigos podem ser difíceis de conseguir. Isso não é novidade. Um verdadeiro amigo sempre foi um dos dons de Deus mais buscados. “Muitos proclamam a sua própria benignidade; mas o homem fiel, quem o achará?” (Provérbios 20.6). 

Felizmente, o livro de Provérbios fala muito de amizade. Ele não irá ajudá-lo a encontrar amigos, pelo menos não diretamente. Mas Provérbios o ajudará a ser um amigo melhor. E os melhores amigos normalmente têm os melhores amigos.

Existe uma característica que define o amigo impostor em Provérbios: ele usa as pessoas. O falso amigo faz amizade com pessoas que podem dar coisas a ele. Ele estabelece relacionamentos apenas para ganho pessoal. Em Provérbios, isso significa dinheiro.

Resultado de imagem para emmanuel pensamentos

-“As riquezas multiplicam os amigos; mas, ao pobre, o seu próprio amigo o deixa” (19.4).

-“O pobre é odiado até do vizinho, mas o rico tem muitos amigos” (14.20).

-“Ao generoso, muitos o adulam, e todos são amigos do que dá presentes. Se os irmãos do pobre o aborrecem, quanto mais se afastarão dele os seus amigos! Corre após eles com súplicas, mas não os alcança” (19.6-7).


Falsos amigos usam as pessoas. Dinheiro é o exemplo em Provérbios, mas há outras maneiras de usar as pessoas. Algumas pessoas se aproximam de pastores, políticos ou de atletas, porque querem acesso, poder ou popularidade. Outros podem estar tão acostumados a pedir favores para os negócios, estudos ou questões da igreja, que nem conseguem mais diferenciar quando seu carisma é genuíno e quando é uma representação. Nenhum de nós está imune aos perigos de uma falsa amizade.

Aprendo muito com o pastor Neil, o pastor presidente de nossa igreja. Ele é um homem que sabe o valor de suas palavras, por isso mesmo é bastante cauteloso para dize-las. Se você procura uma orientação ou sugestão dele mas já tem o seu pensamento formado, certamente ele não vai debater contigo. Isso é muito bom, pois pessoas assim sabem preservar a si e o relacionamento.

Às vezes é melhor calar do que falar qualquer coisa. Maus amigos compartilham cada pensamento, por mais críticos que sejam, como meios de auto expressão. Eles não pensam na consequência das suas palavras ou se elas são necessárias em determinada situação.

Consequentemente, o amigo desagradável entra em um conflito que poderia ter sido evitado. “Não maquines o mal contra o teu próximo, pois habita junto de ti confiadamente. Jamais pleiteies com alguém sem razão, se te não houver feito mal” (Provérbios 3.29-30). É muito fácil arruinar amizades porque tivemos um dia ruim. É igualmente fácil entrar em uma discussão sem sentido por causa de sua própria inveja, insensibilidade ou hipersensibilidade. Amigos desagradáveis são rápidos em criticar.

Uma pergunta: Você é um amigo fiel?

Um amigo fiel está presente em tempos de dificuldade. “Não abandones o teu amigo, nem o amigo de teu pai, nem entres na casa de teu irmão no dia da tua adversidade. Mais vale o vizinho perto do que o irmão longe” (Provérbios 27.10). Contatos são bons. Networking pode ter o seu valor. Ter uma quantidade excessiva de conhecidos e pessoas que desejem o seu bem é legal. Não tem problema acumular amigos no Facebook. Mas amizade real é provada no dia da dor (Provérbios 17.17).

Um amigo fiel também sabe lidar com o conflito. Ele não guarda rancor. Ele não guarda um arquivo aberto no cérebro chamado “maneiras pelas quais você me magoou”. Guardar um registro longo e detalhado de ofensas é como construir amizades com um revólver sob o casaco. Isso não é maneira de fazer amigos ou mantê-los.

Parte de lidar bem com conflito é ser tardio em falar dos defeitos dos seus amigos com outros. “O que encobre a transgressão adquire amor, mas o que traz o assunto à baila separa os maiores amigos” (Provérbios 17.9). Bons amigos conversam com a pessoa, não sobre a pessoa.
Jesus é o melhor amigo

Logicamente seria tolice ou desleixo de minha parte se não encerrasse este artigo falando a nós D’Aquele para quem toda a Escritura fala. “Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos” (João 15.13).
Jesus é mais que um amigo, mas não menos. Ele é o Amigo Divino, melhor do que qualquer outro. Ele nunca é um falso amigo; sempre busca o melhor para nós. Também não é um amigo desagradável. O melhor de tudo, Jesus é um amigo fiel. Ele não apenas se coloca no seu lugar e conforta você na dificuldade, mas livra você da sua maior dificuldade, que é o pecado. 

Ele não apenas fala a verdade e lida com o conflito, mas fez paz através do seu sangue quando você estava em inimizade Deus. E como diz o pastor Kevin De Young, “ele não apenas nos torna melhores, mas nos torna novos”.

Jesus, definitivamente, é o amigo mais chegado que um irmão. O Amigo Supremo, que carrega todos os nossos pecados e sofrimentos. É uma bênção infinita se deleitar nele, desfrutar sua amizade, e descansar nos seus méritos redentivos.



Maycson Rodrigues
32 anos, é casado com Ana Talita, bacharelando em Teologia pela Unigranrio e colunista no site Gospel Prime. 


É pregador do evangelho, palestrante para família e casais, compositor, escritor, músico, trabalha no ministério de adolescentes da Igreja Batista Betânia e no ministério paraeclesiástico e missionário chamado Entre Jovens. Recentemente publicou um livro intitulado “Aos maridos: princípios do casamento para quem deseja ouvir”.

Phonte: Gospel Prime

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...