Unico SENHOR E SALVADOR

Unico SENHOR E SALVADOR

domingo, 27 de abril de 2014

Putin diz que internet é "projeto da CIA" e adverte sobre buscas no Google

Segundo o presidente russo, as informações buscadas "passam por servidores que ficam nos Estados Unidos", onde tudo é monitorado


O presidente russo também fez comentários sobre o motor de busca mais popular da Rússia, Yandex, sugerindo que poderia ser mais rigidamente controlado (REUTERS/Alexei Druzhinin/RIA Novosti/Kremlin)
O presidente russo também fez comentários sobre o motor de busca mais popular da Rússia,
Yandex, sugerindo que poderia ser mais rigidamente controlado

Moscou - O presidente russo, Vladimir Putin, chamou a internet nesta quinta-feira de "projeto da CIA" e advertiu os russos a não fazerem buscas na internet.


Putin declarou a um grupo de jovens jornalistas que a internet é controlada desde o início pela CIA e que sua vigilância continua atualmente. "É a vida. É como é organizada pelos americanos. Vocês sabem que tudo isto começou nas origens da internet como um projeto especial da CIA. E continua a se desenvolver", disse Putin em comentários na televisão.

Respondendo a perguntas de um jovem blogueiro pró-Kremlin, Putin alertou que as informações lançadas no Google "passam por servidores que ficam nos Estados Unidos, tudo é monitorado lá".

O presidente russo também fez comentários sobre o motor de busca mais popular da Rússia, Yandex, sugerindo que poderia ser mais rigidamente controlado. Yandex é "parcialmente registrado no exterior e não apenas por razões tarifárias, mas por outras razões também", disse Putin, afirmando que é parcialmente de propriedade de investidores internacionais e reiterou seu temor de controle externo da internet.

Quando o Yandex estava começando, disse Putin, eles foram "pressionados" a ter "aqueles americanos e estes europeus entre os executivos". "Precisamos lutar com determinação por nossos próprios interesses. Este processo está acontecendo. E nós vamos apoiá-lo do lado do governo, é claro", disse sem explicar o que quis dizer em detalhes.

Por meio do Yandex são feitas 60% das consultas na Rússia. O programa está presente em vários outros países. Ele permite que os usuários façam buscas em blogs e avaliem as entradas.

As ações do Yandex caíram cerca de 4,3% na bolsa eletrônica Nasdaq depois dos comentários de Putin.

A empresa anunciou em um comunicado, citado por agências de notícias, negou que o registro no exterior não tenha sido feito para evitar impostos, mas devido a questões de lei corporativas, já que o investimento externo é uma característica comum de qualquer 'startup' de internet.

"Uma vez que nosso principal negócio está na Rússia, pagamos a maior parte dos nossos impostos na Rússia", informou o Yandex.

Enquanto a internet continua como a principal esfera de discussão política, a Rússia recentemente investiu contra o debate, com uma nova lei que permite ao governo bloquear sites incluídos numa lista negra sem uma ordem judicial.

O líder da oposição, Alexei Navalny, teve bloqueado um blog popular e um site de notícias muito lido que cobria pautas da oposição demitiu seu editor e mudou sua postura depois de um alerta sobre extremismo da vigilância estatal.

Nesta semana, a Rússia aprovou em primeira instância uma nova legislação que pode forçar blogueiros a registrar seus sites e se sujeitar a regulamentações similares às dos meios de comunicação de massa.

O presidente, de 61 anos, costuma criticar duramente a internet, que ele já descreveu como "metade pornografia", ao contrário do premiê Dmitri Medvedev, que publica posts no Twitter.

O porta-voz de Putin, Dmitri Peskov, afirmou neste mês que o presidente é um usuário regular da internet e que às vezes ri de fotos engraçadas publicadas na rede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...