Desde quarta-feira, o alerta da Agência foi para o nível 2 e as áreas ao redor da cratera estão interditadas
Hakone – A turística cidade de Hakone, em Kanagawa, passa por um momento crítico com a intensificação da atividade vulcânica do Monte Hakone, localizado nas proximidades de Owakudani.
Desde quarta-feira, a intensa atividade vulcânica na região fez com que a Agência de Meteorologia do Japão passasse o alerta do nível um para o dois.
A Agência trabalha com uma escala de cinco alertas, sendo que o primeiro indica pouca atividade e o segundo alerta a população para não se aproximar dos arredores do vulcão, área considerada de risco.
Nesta sexta-feira, foram registrados novos tremores vulcânicos frequentes e a Agência avisou que a atividade vulcânica está ativa e o alerta será mantido com tempo indeterminado, informou a emissora NHK.
De acordo com o Instituto de Pesquisa de Águas termais de Kanagawa, os tremores registrados nesta sexta-feira estão ocorrendo em uma área rasa que vai desde os arredores de Owakudani até o Monte Kamiyama.
Além disso, desde o fim de abril, o tiltmeter (aparelho que mede a inclinação) instalado na região registrou uma tendência ao crescimento do monte. Essa alteração é conhecida como diastrofismo, um fenômeno geológico de alteração da crosta terrestre de acordo com as forças tectônicas subterrâneas.
Ainda nesta sexta-feira, a Agência deve realizar uma nova inspeção no local, com a verificação da saída de vapor nas instalações de onsen (águas termas) próximo da cratera e a medição da temperatura na superfície do solo. A ideia é avaliar as condições atuais e verificar se há alguma alteração.
De acordo com a Agência, o risco de pequenas erupções e do lançamento de rochas vulcânicas aos arredores de Owakudani continua alto. A entidade pediu para que os moradores locais e visitantes obedeçam as indicações e não se aproximem das áreas perigosas.
Foto: Reprodução NHK
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!