O dia 14 de maio de 1948 não foi uma tarde de primavera como outra qualquer para o povo judeu. Às 16 horas de uma sexta-feira, e pouco antes do início do Shabat, na 16 Rothschild Boulevard em Tel Aviv, se tornaria realidade um sonho que tinha mais de 2000 anos de idade.
Em uma sala com modéstia absoluta, David Ben-Gurion veio ao microfone e leu: “Eretz Israel foi o berço do povo judeu e foi obtido aqui seu lar espiritual, religioso e nacional, e aqui viveu como um povo livre e soberano, e aqui criou uma cultura com valores nacionais e universais”.
Desde então, o Estado recente e jovem de Israel, estendeu a mão aos vizinhos em busca de paz. Só o Egito e a Jordânia, entre os seus vizinhos mais próximos, já perceberam a importância de uma ligação para além da geografica. Mas os esforços e a esperaque que os restantes países façam esta ligação ainda estão vivos. O ímpeto, o entusiasmo e o esforço de seus habitantes transformou Israel em um estado de vanguarda nas principais dimensões do conhecimento humano.
A escassez de recursos naturais tornou-se uma oportunidade para o desenvolvimento de conhecimentos e de tecnologias que foram tomadas ao longo do mundo.
Assista abaixo o vídeo em homenagem ao aniversário de 67 do Estado de Israel…
Leitura Relacionada:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!