Unico SENHOR E SALVADOR

Unico SENHOR E SALVADOR

sábado, 30 de janeiro de 2016

Família ou Cristo?, por C. H. Spurgeon


Um sermão ministrado em 1874 por Charles Spurgeon

“Se alguém vier a mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo”. (Lucas 14:26)

Jesus Cristo sabia que aquelas pessoas com as quais ele conversava não seriam capazes de suportar os testes que aguardavam os Seus discípulos. Eles não sabiam que Cristo seria crucificado, porque naquele momento Ele era popular, e as pessoas esperavam que Ele se tornasse o Rei de Israel.

Mas o Salvador sabia que viriam dias escuros nos quais o Rei dos Judeus seria pendurado em uma cruz e Seus discípulos, até mesmo os verdadeiros, iriam abandoná-lo no momento, e iriam fugir.

Portanto, Cristo disse aos discípulos, “Vocês devem estar preparados para carregar a cruz: vocês devem estar preparados para me seguir em meio ao escárnio, e à vergonha, e à censura; e se você não está pronto para isso, seu discipulado é um erro”. No caso dos discípulos, eles não passaram no teste, pois eles não estavam em nenhum lugar que se podia ver quando o momento do julgamento chegou.

E eu lembro a vocês, com grande ênfase neste ponto, que nós queremos uma religião que irá respeitar a inspeção do Grande Juiz no Último Dia. Se nossa religião fosse pesada em balanças, e por alguma razão fosse achada em falta, é bom que nós saibamos e reconheçamos que ela precisa ser sincera, genuína, dispendiosa a fim de passar pela provação.

Qual, então, é o custo? A resposta é dada pelo nosso Salvador, não por mim. Eu não ousaria inventar tais provações como as que Ele ordenou. É meu dever ser o eco de Sua voz, e nada mais. O que Ele diz? Por que, primeiramente, se você for Dele e tiver Sua salvação, você deve amá-Lo mais do que qualquer outra pessoa neste mundo? Não é esse o significado da expressão “Se alguém vier a mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe…”. Nomes queridos” “Pai e mãe”! Vive algum homem com uma alma tão morta que pode pronunciar essas palavras sem nenhuma emoção, e especialmente a última, “mãe”?

E os “irmãos” do versículo, essa também é uma palavra querida para nós, ela toca um acorde que emociona nosso ser. Mas ainda mais poderoso é o nome do nosso Salvador, o nome de Jesus. Cristo deve ser mais amado do que o pai e a mãe. 

O Senhor também pede precedência até da mais amada “esposa”. Aqui Ele toca em sentimentos mais profundos. Querida é a palavra “esposa” – parceira do nosso ser, conforto para nossa tristeza, prazer do nossos olhos – “esposa”! Ainda assim, a esposa não pode tomar o lugar chefe, ela deve sentar-se aos pés de Jesus, ou então se tornará um ídolo; e Jesus não vai tolerar tal rivalidade.

E os “filhos”, os queridos bebês que se aninham no seio, sobem até o joelho e pronunciam os nomes dos pais com um som musical – eles não podem ser nosso amor principal. Eles não podem ficar entre o Salvador e nós. Para o bem deles, não devemos dá-lhes prazer e promover a sua vantagem mundana se isso afligir ao Senhor. Se nossos filhos nos tentarem para o mal, eles devem ser tratados como se nós os odiassem! O mal dentro deles deve ser odiado para o bem de Cristo. Se você é discípulo de Cristo, o seu Senhor deve vir em primeiro, depois vêm o seu pai, mãe, esposa, filhos, irmãos no devido grau e ordem.

Eu tenho medo que muitos professantes da fé não estejam preparados para isso. Eles seriam cristãos se sua família aprovasse, mas eles precisam se consultar com seus irmãos, com seu pai, com seus cônjuges. Eles defenderiam a fé contra prazeres mundanos se outros também o fizessem; mas eles não podem suportar parecerem peculiares ou serem opostos às visões dos parentes. 

Eles dizem, “Meu pai deseja assim, e eu não me atrevo a dizer-lhe que isso é errado”; “Minha mãe diz que eu não devo ser tão puritano, e portanto, apesar de minha consciência dizer que é errado, eu farei isso mesmo assim”. Ou então dizem, “Minhas garotas estão crescendo e precisam de diversão, e meus garotos devem ter os seus prazeres. 

Portanto, eu devo piscar ao pecado”. Meus irmãos, isso não pode acontecer se você é realmente discípulo de Cristo. Você deve colocar todos eles de lado; seus mais queridos devem ir antes que Jesus seja abandonado.

O Senhor não diz nos Salmos, “Ouve, filha, e olha, e inclina os teus ouvidos; esquece-te do teu povo e da casa do teu pai. Então o rei se afeiçoará da tua formosura, pois ele é teu Senhor; adora-o”. (Salmos 45:10,11). 

É melhor que você prove seu amor para com seus parentes ao decidir-se pelo certo, assim será mais possível que você ganhe suas almas. Ame-os demais para não tolerar o que há de errado neles; ame-os tão verdadeiramente que você odiará aquilo neles que causa o seu mal e a ruína deles. 

Você deve estar preparado para sofrer por causa daqueles que estão ligados a você pelo laços mais profundos. Nós não podemos nos render ao pecado, nossa determinação é invencível; venha o amor ou o ódio, nós devemos seguir a Cristo.

Traduzido por Ana Louise

Disponível em Consciência Cristã

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...