Por Carlos Michalski
Onde errou Allan Kardec e por que?
Allan Kardec foi um estudioso do Magnetismo e da influência de “espíritos” na vida das pessoas. Não era cristão, mas um racionalista iluminista como outros de sua época e decidiu atrelar seus estudos a elementos Cristãos para garantir a sobrevivência de tais estudos.
Influenciado pelo Voltairismo e por filosofias de origem asiática, não perdeu a oportunidade de perpetuar seu desacordo com o Clero Romano. Averso ás Soberanias
e com influência liberalista e relativista, ousou codificar uma doutrina humanista com implantes de cristianismo.
e com influência liberalista e relativista, ousou codificar uma doutrina humanista com implantes de cristianismo.
Conheceu as Escrituras Sagradas ,a Obra Redentora de Cristo mas não tolerou os Atos Soberanos evidentes e inescusáveis nos Evangelhos,Cartas e Epístolas.
Allan Kardec enxertou no Humanismo Iluminista da época, elementos da maestria de Jesus, embora negando e ocultando os elementos soberanos do Filho de Deus.
Sua doutrina nega o perdão de pecados por Soberana Graça de Deus, introduziu o pressuposto reencarnatório como suposta redenção do homem pelo homem, jamais aceitou a remissão de pecados e deturpou o Novo Nascimento.
Seu erro foi multiforme, achou-se apto a criticar as Escrituras Sagradas, a Soteriologia cristã e o Juízo de Deus. Procurou não tocar nos laços fraternais para dar penetrabilidade á nova doutrina, mas anulou o relacionamento com Deus.
O codificador preservou elementos da horizontalidade do Evangelho mas anulou com dolo a verticalidade, as ações Soberanas do Espirito,do Alto para baixo.
Ardilosamente dissimulou o Cristocentrismo Bíblico para poder prestigiar o Antropocentrismo, contrariando assim as Revelações, as Profecias e a Soberana Vontade de Deus em Cristo.
Seu inocultável e maior erro foi desdenhar da Obra Redentora do Cristo e prestigiar obras humanas como elemento hipotético de salvação.
Em suma, a doutrina forjada pelo francês Iluminista é um código universal de disciplina humana, inescusavelmente não Cristã, sem respaldo Escriturístico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!