Unico SENHOR E SALVADOR

Unico SENHOR E SALVADOR

segunda-feira, 27 de março de 2017

O Novo Testamento é antissemita?


Alegação judaica: “A Novo Testamento é antissemita. Está cheio de referências negativas ao povo judeu, e o culpa pela morte de Jesus.”

Será mesmo verdade? Vamos ver algumas razões pelas quais essa declaração é totalmente falsa:

-A passagem frequentemente citada de Mateus 27:25 não indica uma maldição perpétua sobre Israel, nem comunica sentimentos anti-semitas. Mesmo fontes rabínicas observam o envolvimento da liderança judaica na crucificação de Jesus. O registro de Mateus é, no mínimo, historicamente viável;

-Os judeus não são mais humilhados no Novo Testamento do que nos Pergaminhos do Mar -Morto ou nos escritos de Josefo. O termo “judeus” frequentemente se refere à liderança religiosa, não à nação de Israel em geral;

-Embora o Novo Testamento trate os líderes judeus hipócritas com dureza, também elogia os fariseus que abraçaram Jesus. Os profetas no Antigo Testamento seguiram um padrão semelhante em seus ministérios ao denunciarem os pecados do povo;

-Quando Paulo denuncia os judeus que perseguiram os profetas, ele não está denunciando todos os judeus em todos os lugares: ele está denunciando judeus incrédulos que rejeitaram a mensagem dos profetas;

-O Novo Testamento nunca acusa judeus de matar Deus. A morte de Jesus está especificamente ligada à sua natureza humana, e não à sua natureza divina. O Novo Testamento carrega judeus e gentios com a morte expiatória de Jesus (Atos 4:27), que foi finalmente orquestrada pela soberania de Deus (Atos 4:28). Pedro reconhece: “Este homem lhes foi entregue por propósito determinado e pré-conhecimento de Deus” (Atos 2:23a). Considere também que Jesus orou por seus executores: “Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que estão fazendo” (Lucas 23:34);

-Independentemente das atividades que a “igreja” fez no passado contra os judeus, os cristãos de mente bíblica têm demonstrado amor a Israel de acordo com o verdadeiro ensinamento do Novo Testamento (cf. João 13:34-35).

-O Novo Testamento não exclui os judeus, mas inclui os gentios. Judeus e gentios convertidos a Jesus são unidos na Igreja, pelo sangue de Jesus Cristo (Atos 10:34-35; Efésios 1-3; etc.). “Não há judeu nem grego… pois todos são um em Cristo Jesus” (Gálatas 3:28).


Além disso, podemos destacar que nenhum cristão verdadeiro tem motivos para odiar os judeus, pois:

-Jesus era judeu;

-Jesus disse que a salvação vem dos judeus (João 4:22), pois Ele era o Messias de Israel e do mundo, e a proclamação do Evangelho iniciou-se em Israel;

-Os apóstolos, escritores do Novo Testamento e primeiros cristãos eram judeus;

-Paulo disse que o Evangelho “é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu, depois do grego” (Romanos 1:16), pois o Evangelho foi proclamado primeiramente “às ovelhas perdidas da casa de Israel” (Mateus 10:6);

-Paulo afirmou que os judeus são os “ramos naturais” da “oliveira cultivada” da qual foram cortados pela sua incredulidade; os gentios são os “ramos da oliveira brava”, e foram enxertados na oliveira cultivada. Portanto, não devem se gloriar contra os judeus, pois eles podem ser enxertados outra vez na própria oliveira de onde foram cortados se não permanecerem na incredulidade (Romanos 11:16-24; cf. João 15:1-6);

-Paulo disse que com a queda de Israel – ao rejeitar o Messias – veio salvação para os gentios (Romanos 11:11-15), e, assim, se cumpriram as profecias que diziam que o Messias seria rejeitado por Seu Povo (Salmo 118: 22; Isaías 28:16; etc.) e aceito pelos gentios (Isaías 19:16-25; 56:1-7; Sofonias 3:9; Salmo 46:10; etc.). 
Quando Israel se converter ao Messias Jesus, então será aceita novamente e salva (Romanos 11:23-24). 

“Pois se a rejeição deles [dos judeus] é a reconciliação do mundo, o que será a sua [de Israel] aceitação, senão vida dentre os mortos?” (Romanos 11:15).

Conclusão:

O Novo Testamento não é antissemita e os cristãos não odeiam os judeus. 

O Novo Testamento diz que os judeus, bem como os gentios, são culpados pela morte do Messias (Atos 4:27). Ninguém nunca disse que só os judeus são culpados. Afirmar que somente os judeus são culpados pela morte do Messias seria o mesmo que afirmar que Jesus só morreu por Israel, o que não é verdade. 

Ele morreu pelos pecados do mundo inteiro (João 1:29; 2 Coríntios 5:14-15; Hebreus 2:9; 1 João 2:2; etc.), o que significa que todos são culpados. 

A Boa Notícia é que Deus havia preparado um plano de redenção através do sacrifício de Cristo – o Cordeiro – antes da fundação do mundo para todo aquele que nEle crê possa ser salvo (Apocalipse 13:8). 

E certamente o comando de Jesus de amar os inimigos e orar por eles (Mateus 5:44) se estende aos judeus que até hoje militam contra o evangelismo. 

Cristãos devem amar os judeus do mesmo modo que devem amar qualquer outro povo ou adepto de qualquer outra religião e devem orar para que todos se convertam, pois 

“isso é bom e agradável perante Deus, nosso Salvador, que deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade. Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus, o qual se entregou a si mesmo como resgate por todos. Esse foi o testemunho dado em seu próprio tempo” (1 Timóteo 2:3-6).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...