Unico SENHOR E SALVADOR

Unico SENHOR E SALVADOR

sábado, 25 de março de 2017

O 'Velho Evangelho'


J. I. Packer diz:

"Enquanto o principal objetivo do verdadeiro Evangelho, o “velho evangelho” pregado pelo Puritanos, era ensinar os homens a adorar a Deus, a preocupação da pregação hoje, parece limitada a tentar fazê-los se sentirem melhor. 

O assunto do velho evangelho era Deus e Suas atitudes para com os homens; o assunto do novo é o homem e a ajuda que Deus dá a ele. Há um mundo de diferença. A completa perspectiva e ênfase da pregação do evangelho têm-se mudado.

Esta mudança de interesse deu origem a uma mudança de conteúdo, pois o novo evangelho

tem, com efeito, reformulado a mensagem bíblica nos supostos interesses de ser "prestativa". 

Portanto, os temas da incapacidade do homem natural para crer, da eleição gratuita de Deus como a principal causa da salvação, e de Cristo morrer especificamente por Suas ovelhas, não são pregadas. 

Estas doutrinas, seria dito, não são "prestativas"; elas levariam os pecadores ao desespero, sugerindo-lhes que não está em seu próprio poder o serem salvos através de Cristo. (A possibilidade de que tal desespero poderia ser salutar não é considerada; é tomada como ponto pacífico que não pode ser, porque é muito destrutiva para nossa auto-estima). 

Seja como for, o resultado dessas omissões é que parte do evangelho bíblico está agora sendo pregada como se fosse o todo desse evangelho; e uma meia-verdade disfarçando-se de verdade completa torna-se uma inverdade completa.

Dessa forma, apelamos aos homens como se todos eles tivessem a habilidade de receber Cristo a qualquer momento;
 falamos de Sua obra redentora como se Ele não tivesse feito nada mais, ao morrer, do que tornar possível que nos salvemos a nós mesmos simplesmente por crermos; 
falamos do amor de Deus como se não fosse mais do que uma prontidão geral para receber qualquer um que se volte e creia; 
e nós descrevemos o Pai e o Filho, não como soberanamente ativos em atrair pecadores a Si mesmos, mas como que esperando, impotentes, “à porta de nossos corações" para que Os deixemos entrar. 
É inegável que pregamos assim; talvez seja isso que nós realmente cremos. 

Mas é necessário dizer, com ênfase, que este conjunto de meias-verdades torcidas é algo diferente do evangelho bíblico. A Bíblia está contra nós quando pregamos dessa maneira; e o fato de que tal pregação tem-se tornado quase uma prática padrão entre nós, mostra apenas quão urgente é que revisemos este assunto. 

Recuperar o velho, autêntico e bíblico evangelho, e fazer com que nossa pregação e prática estejam somente de acordo com esse evangelho, é, talvez, nossa. necessidade mais premente. E é neste ponto que o tratado de Owen sobre a redenção pode nos ajudar" 

– J. I. Packer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...