Unico SENHOR E SALVADOR

Unico SENHOR E SALVADOR

quarta-feira, 22 de março de 2017

Quem são os Pequeninos mencionados por Jesus?


"Então lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim." Mateus 25:45

Frequentemente é assumido que “os pequeninos” são os pobres e oprimidos da sociedade, e que, por implicação, Jesus quer que apoiem qualquer programa (igreja, governo ou outro) que vise ajudar essas pessoas.

Embora seja bom cuidar dos que estão fora da igreja (Gálatas 6:10), devemos ter cuidado para não interpretar o relato de Mateus equivocadamente. Por isso devemos tentar entender “os pequeninos” em seu contexto apropriado.

Vejamos 4 pontos para uma correta interpretação de quem são os pequeninos.

Pequeninos Irmãos


1. No versículo 45 Jesus usa a frase “destes pequeninos”, mas no versículo 40 ele usa uma frase mais exata: “destes meus pequeninos irmãos”. As duas frases se referem ao mesmo grupo. Assim, a frase mais completa no versículo 40 deve ser usada para explicar a frase mais curta no versículo 45. Qualquer que seja “os pequeninos”, trata-se do que são irmãos.

A referência a “irmãos” não pode ser uma referência a toda a humanidade sofredora. “Irmão” nunca é usado dessa maneira no Novo Testamento. A palavra sempre se refere a um irmão físico / sangue ou à família espiritual de Deus.

Com relação à primeira categoria, Jesus claramente não está nos pedindo apenas para cuidar de seu irmão Tiago. Ele deve estar falando da segunda categoria, insistindo que tudo o que fazemos para os cristãos em necessidade é o que estamos fazendo por Ele.

Esta interpretação é confirmada quando olhamos para a última vez antes do capítulo 25, onde Jesus fala de “irmãos”.

Em Mateus 23 , Jesus diz às multidões e seus discípulos (v.1) que eles são todos irmãos (v.8). O grupo de “irmãos” é estreitado nos seguintes versículos para aqueles que têm um Pai, que está no céu (v. 9) e tem um instrutor, Cristo (verso 10).

Irmão é um grupo menor do que todas as pessoas que sofrem ou todas as pessoas em todos os lugares. Os que pertencem a Cristo e fazem a sua vontade são seus irmãos (Marcos 3:35).

Condição Econômica

2 . Faz mais sentido pensar que Jesus está comparando o serviço aos companheiros crentes com o serviço a Ele, do que imaginar a todos os “pobres”.

Jesus era um “homem de dores , para que outros sofredores pudessem se identificar com Jesus de uma maneira especial. Mas no resto do Novo Testamento não é o pobre, mas sim a igreja que representa o corpo de Cristo.

Cristo “em nós” é a promessa do evangelho para aqueles que acreditam, não uma realidade assumida para aqueles que vivem em uma certa condição econômica.

Mateus 25 equivale a cuidar da família espiritual de Jesus com o mesmo cuidado de Cristo. A passagem não oferece a mensagem genérica: “cuidando dos pobres você está cuidando de mim.”

Isso não significa que Deus é indiferente às preocupações dos pobres ou que deveríamos ser também.

Outras Referências

3 . A palavra “pequeninos” é o superlativo de mikroi (pequenos), e mikroi aparece em outras passagens se referindo aos discípulos no evangelho de Mateus (10:42; 18: 6, 10, 14; ver também 11:11).

Outros Contextos

4. A semelhança entre Mateus 10 e 25 não é acidental.

Quem vos recebe, a mim me recebe; e quem me recebe a mim, recebe aquele que me enviou. Quem recebe um profeta em qualidade de profeta, receberá galardão de profeta; e quem recebe um justo na qualidade de justo, receberá galardão de justo. E qualquer que tiver dado só que seja um copo de água fria a um destes pequenos, em nome de discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá o seu galardão. Mateus 10:40-42

O contexto para estas observações é Jesus enviando seus discípulos para ministrar Pelas cidades de Israel (versículos 5-15). Os discípulos não levariam nada para a viagem. Em vez disso, eles deveriam procurar uma casa “digna” que os acolhesse.

Seu sucesso como pregadores dependeria da bondade dos outros. Diante da perseguição e de um mundo hostil (10.16-39), Jesus exorta seus seguidores a cuidar do ministro viajante, não importa o custo. Os discípulos dependeriam da boa vontade dos outros para recebê-los, alimentá-los e apoiá-los em seu ministério itinerante.

Então Jesus explica que mostrar o amor desta maneira a seus embaixadores é realmente mostrar amor a Ele.

Um dos primeiros documentos pós-cânon, The Didache , demonstra que cuidar de ministros itinerantes era uma questão premente nos primeiros séculos da história da igreja. O Didache – essencialmente, uma constituição da igreja primitiva – contém 15 capítulos curtos, três dos quais tratam do protocolo para acolher evangelistas itinerantes, apóstolos e profetas.

Alguns ministros, o documento conclui, são trapaceiros. Mas quanto ao verdadeiro mestre: “acolhe-o como faria o Senhor” (11:2). Essa era uma questão premente na igreja primitiva e no cerne da preocupação de Jesus em Mateus 10 e 25.

Conclusão

Mateus 25 é sobre a justiça social no sentido de que se trata de cuidar dos necessitados. Mas os necessitados em vista são colegas cristãos, especialmente aqueles que dependem de nossa hospitalidade e generosidade para o seu ministério.

“Os pequeninos” não é uma declaração geral sobre a responsabilidade da igreja em atender as necessidades de todos os pobres.

Novamente, isso não é desculpa para ser indiferente em relação aos pobres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...