Unico SENHOR E SALVADOR

Unico SENHOR E SALVADOR

quinta-feira, 9 de março de 2017

O Senhor não vê como vê o Homem


"Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.'
 1 Samuel 16:7

Saul como Rei

A primeira escolha de Deus para ser rei é Saul (c. 1050-1010 a.C.), ele estava literalmente acima de todos os outros, em todos os aspectos físicos e aparentes (1 Sm 9: 2). Além disso, ele ganhou vitórias militares, a principal razão para ter um rei em primeiro lugar (1 Sam. 11: 1-11).

No princípio, serviu fielmente (1 Samuel 11: 13-14), mas rapidamente se tornou desobediente a Deus (1 Samuel 13: 8-15) e arrogante com seu povo (1 Sm 14: 24-30).

Ambos, Samuel e Deus, ficaram exasperados com ele e começaram a procurar seu substituto (1 Sm 16: 1). Mas antes de medir as ações de Saul contra as expectativas de liderança do século 21, devemos observar que Saul simplesmente fez o que os reis fizeram no antigo Oriente.

As pessoas conseguiram o que pediram (e o que Samuel havia advertido contra), um tirano militarista, carismático e auto-engrandecido.

Como vamos avaliar o primeiro rei de Israel? Deus cometeu um erro ao levar Samuel a ungir o jovem Saul como rei? Ou foi a escolha de Saul uma lição para os israelitas não ser seduzido por aparências externas, mas oco no interior?

Ao pedir um rei, os israelitas mostraram sua falta de fé em Deus. O rei que eles receberam acabou demonstrando a mesma falta de fé em Deus. A principal tarefa de Saul como rei era assegurar a segurança dos israelitas contra o ataque dos filisteus vizinhos e de outras nações.

Mas quando confrontado com Golias, o medo de Saul superou sua fé e provou ser desigual a seu papel (1 Samuel 17:11). Ao longo de seu reinado, Saul também duvidava de Deus, buscando conselho nos lugares errados e, finalmente, morrendo de suicídio, enquanto seu exército era derrotado pelo inimigo (1 Sm 31:4).

A Escolha de Davi

Quando Samuel procura a substituição de Saul, ele quase comete o erro de julgar pelas aparências pela segunda vez (1Sm 16: 1-4). O menino Davi parece inconsequente para Samuel, mas com a ajuda de Deus, ele finalmente reconhece na escolha de Davi para o rei de Israel.

Na superfície, Davi não projeta a imagem que as pessoas esperam em um líder (1Sm 16: 6-11). Davi é um candidato não-tradicional por razões além de sua juventude. Em uma sociedade baseada no direito do primogênito ele é o último filho.

Além disso, ele é etnicamente misturado, não um israelita puro, porque uma de suas bisavós era Rute (Rute 4: 21-22), um imigrante do reino de Moabe (Rute 1: 1-4). Embora Davi tenha vários fatores contra ele, Deus vê grande promessa nele.

A Escolha no Reino de Deus

À medida que pensamos sobre a seleção de liderança hoje, é valioso lembrar a palavra de Deus a Samuel: “O Senhor não vê o homem como vê: o homem olha para a aparência externa, mas o Senhor olha para o coração” (1 Samuel 16: 7).

No reino de Deus, o último ou o esquecido pode acabar sendo a melhor escolha. O melhor líder pode ser aquele que ninguém está procurando. Pode ser tentador saltar para o candidato inicialmente impressionante, aquele que transborda carisma, a pessoa que outras pessoas parecem querer seguir.

Mas a alta autoconfiança realmente leva a um menor desempenho, de acordo com um artigo da Harvard Business Review 2012. * O carisma não é o que Deus valoriza. O caráter é. O que seria preciso para aprender a ver o caráter de uma pessoa através dos olhos de Deus?

É significativo que Davi estava fazendo seu trabalho como pastor, cuidando conscientemente das ovelhas de seu pai, quando Samuel o encontrou. Fiel desempenho no trabalho à mão é boa preparação para um trabalho maior, como no caso de Davi (1 Samuel 17: 34-37, ver também Lucas 16:10; 19:17).

Samuel logo descobre que Davi é o líder forte, confiante e competente que o povo anseia, que “sairá antes de nós e lutará [nossas] batalhas” (1 Sm 8:20). Ao longo de sua carreira, Davi lembra que está servindo ao prazer de Deus de cuidar do povo de Deus (2 Sm 6:21). Deus o chama de “um homem segundo o meu próprio coração” (Atos 13:22).


A Tarefa de Escolher um Rei (1 Samuel 9-16), Teologia do Projeto de Trabalho, Copyright © 2014 Teologia do Projeto de Trabalho, Inc. Também encontrar este artigo em Teologia do Trabalho Comentário Bíblico, Volume 2: Josué através do Cântico dos Cânticos. Para obter recursos adicionais, consulte The Theology of Work Project Series.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...