Unico SENHOR E SALVADOR

Unico SENHOR E SALVADOR

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Bíblia, árvore do conhecimento


A Bíblia contém 66 livros, escritos ao longo de 16 séculos, por cerca de 40 diferentes autores, nas mais distintas condições e épocas.

Ela é formada de dois testamentos: Antigo e Novo. O Antigo Testamento contém 39 livros, assim classificados: Lei (Torah), História, Poesia e Profecia. O Novo Testamento contém 27 livros, classificados em Biografia, História, Doutrina e Profecia.

 A Bíblia toda contém l.l89 capítulos, 929 no Antigo Testamento e 260 no Novo. A divisão da Bíblia em capítulos foi feita em l.250 d.C., pelo cardeal Hugo de Sancto-Caro, abade dominicano e estudioso das escrituras.

Esses capítulos estão divididos em 3l.l73 versículos, sendo que 23.2l4 estão no Antigo Testamento e 7.959 no Novo. O número de palavras da Bíblia: 773.692. O número de letras: 3.566.480.

A divisão do Antigo Testamento em versículos foi feita em l.445 pelo rabi Mardoqueu Natã,  e a do Novo Testamento, em l.55l, por Robert Stevens, um impressor de Paris. 

Os 66 livros da Bíblia não se acham agrupados pela ordem cronológica, e sim de acordo com o assunto a que pertencem. Segundo a tradição, Jó é o livro mais antigo, sendo a sua autoria atribuida a Moisés.

Há na Bíblia 8 mil vezes a palavra “Senhor”. O capítulo 19 e 2º. Reis é idêntico ao 37 de Isaías. O primeiro livro a ser impresso no mundo foi a Bíblia, isto ocorreu em 1.452, em Mainz, na Alemanha, por Gutemberg.

As Bíblias de edição católica-romana tem 73 livros, sete a mais que a Bíblia usada pelos evangélicos. Esses livros são chamados “apócrifos”. São eles: Tobias, Sabedoria de Salomão, Eclesiástico, Baruque, lª. Macabeus e 2º. Macabeus. Sua aprovação pela Igreja Romana se deu no Concílio de Trento, em 1546.

A primeira tradução portuguesa é a do Novo Testamento, por João Ferreira de Almeida, em 1.681. É a obra de maior circulação: a primeira tiragem de The New English Bible, em 1.961, foi de 1.275.000 exemplares.

“O mundo declara que a Bíblia não é nada mais do que a obra de homens e que foi escrita sob as limitações do raciocínio humano. Segue, portanto,  conforme esse modo de pensar, que os homens, se não degeneraram em habilidade e não decaíram em sabedoria, podem atualmente produzir um livro igual à Bíblia.

Por que não o fazem? Por que não escolhem um grupo entre os melhores diplomados das suas universidades, para viajar em todo o mundo? Para consultar as melhores bibliotecas; para respigar os campos da Teologia, da Botânica, da Astronomia, da Biologia e da Zoologia: para fazer pesquisas em todos os ramos da Ciência; para empregar os meios ao dispor da civilização moderna? E depois de esgotar toda a fonte, por que não engloba a melhor parte em um livro e o oferece ao mundo como um substituto por nossa Bíblia”?

Não o fazem porque não podem!

A Bíblia é o que ela mesmo afirma centena de vezes: a palavra de Deus.

(Deusamar Borges Cardoso, advogado, escritor, jornalista, piauiense de Uruçuí (PÍ), radicado em Goiânia (GO) há 44 anos, email; deusamarcardoso.escritor@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...