Unico SENHOR E SALVADOR

Unico SENHOR E SALVADOR

domingo, 9 de fevereiro de 2014

Por que Deus rejeitou a oferta de Caim e aceitou a oferta de Abel?



“Aconteceu que no fim de uns tempos trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao SENHOR. Abel, por sua vez, trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste. Agradou-se o SENHOR de Abel e de sua oferta, ao passo que de Caim e de sua oferta não se agradou.” 
(Gn 4.3-5)

Em primeiro lugar é preciso observar que Deus não pode ser comprado por uma oferta. Não podemos enganar Deus com bajulações. 

A visão de Deus se uma oferta é correta ou não, está mais ligada ao coração e motivação daquele que ofertou do que com a oferta em si. Observe que Deus se agradou “de Abel” e “de sua oferta”. 

Primeiro o Senhor olhou para o coração e a motivação de Abel, e depois observou que sua oferta era adequada. Da mesma forma Deus não se agradou “de Caim” e “de sua oferta”. Algo no coração e motivação de Caim não agradou a Deus. Mas que ‘algo’ era esse?

Observe que a atitude de Caim após a sua rejeição e de sua oferta mostrou o que de verdade ele tinha em seu coração. Ele não amava a Deus. Ele se irou, permitiu que a ira mudasse até o seu rosto, matou seu irmão cruelmente e foi mal criado com Deus (vs 6-10). Isso deixa claro que Deus o rejeitou porque ele era maligno.

Voltando a questão da oferta, veja que Caim trouxe uma oferta “do fruto da terra”. Algo que não lhe custou nada. Quem sabe algo que ele pegou em qualquer lugar e ofereceu a Deus. Abel, por sua vez, deu algo das “primícias do seu rebanho e da gordura deste”. 

Primícias é a parte mais preciosa de algo, a primeira parte. Abel ofereceu a Deus o melhor que tinha, enquanto Caim não se preocupou muito com o que ofereceu. Isso ocorreu por causa do que já existia dentro de seus corações. 

Caim tinha um coração maligno. 
Abel tinha um coração de adorador.

Phonte: Esboçando Ideias

9 comentários:

  1. Quem disse que colher o fruto da terra não dá trabalho? Abel que não teve trabalho, a não ser que tenha sido ele que pariu e amamentou a ovelha que ele sacrificou. Foi Abel ou seu cordeiro que morreu? Tanto o fruto da terra quanto o rebanho já pertenciam a Deus! A oferta de Caim foi rejeitada assim como a oração do fariseu, a oferta de Abel aceita, assim como a oração do publicano, isso porque um buscava aceitação pelos seus próprios esforços, o outro preferiu sacrificar um inocente, um primogênito, e aceitar o fato que a aceitação de Deus é pela graça e isso apenas através da fé. Abs.

    ResponderExcluir
  2. Oferta não é e nunca será só gratidão, mas também remissão... A expiação ou remissão só ocorre mediante derramamento de sangue (Jo 1:29; Hebreus 9:22; etc)... por isso a oferta de Abel foi superior ou mais excelente (Hebreus 11:4). Caim e Saul fizeram do jeito deles... Abel e Davi, conforme Jeová exigiu. Ofertar o que quisermos pode parecer bonito e louvável a outros, mas pra ser aceito por Jeová e ser considerado digno das bênçãos deve ser como ELE exige e não como queremos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onde está escrito em Gêneses 4 o que Deus exigiu de Caim e Abel e como deveria ser esta oferta? Muitos inferem (colocam) suas próprias interpretações nos texto bíblicos, e neste caso de Caim e Abel, existem verdadeiras pérolas de intepretações, mas nenhuma tem explicação do por quê Deus não ter aceito a oferta de Caim. Apenas nos versos posteriores(v 6 e 7) a não aceitação da oferta de Caim, é que Deus chama-lhe à atenção para o seu comportamento pós rejeição e não para a questão da oferta.

      Excluir
  3. Realmente acha que Caim e Abel quiseram bajular Deus? O sacrifício é descrito em toda a Bíblia como algo que agrada a Deus e Ele ordenou que o fizessem.

    Deus rejeitou a oferta de Caim porque ele não o amava? Deus disse para Caim que ele deveria ama-lo? A ordem de ama-lo só foi dada para Moisés depois de muitas gerações. Se amar o criador é uma lei atemporal porque então Deus teve que dita-la a Moisés.

    Se Deus conhecia o coração de Caim e sabia que ele era maligno, conforme afirmaste, porque não o matou. Se Deus matou Onam por ser masturbar e polpou Caim por matar parece que masturbar merece a morte e matar não.

    Além de não matar Caim ainda lhe colocou uma marca para quem ninguém o fizesse e se fizessem a família seria castigada. Um concito de justiça estranho, não?

    Não esta escrito em lugar nenhum que Caim era maligno. Deus pode até conhecer o coração dos homens, mas o homem conhecer o coração de Deus? Isso já beira ao absurdo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra começo Caim ofereceu frutos da terra em oblação ao Senhor, pois Caim era lavrador. Abel por seu lado ofereceu dos primogênitos e das gorduras dele, pois Abel era pastor de ovelhas; e o Senhor olhou com agrado para Abel e para sua oblação, mas não olhou para Caim, nem para seus dons. Gênese C.4 v, 2 a 5. ( Está escrito simplesmente assim! Na bíblia não está escrito antes deste acontecimento que Caim era mal e nem que os frutos que Caim ofereceu não custou trabalho. Entendam que só em colher um fruto silvestre ja é trabalho. Agora eu pergunto; que mal fez Caim oferecer frutos da terra para Deus não se agradar!? Isso é um mito e lenda como ouve de vários deses de várias crenças diferentes na antiguidade, Deus para mim tem uma outra conotação! Quem quiser acreditar do seu jeito, que acredite! Mas a minha consciência não aceita essas crenças imaginárias. Torno a dizer, Deus para mim tem outra conotação. Julgue quem quiser e se puder.

      Excluir
    2. Onde está escrito deses, lê-se deuses.

      Excluir
    3. 1 João: 3. 12. Não como Caim, que era do maligno, e matou a seu irmão. E porque causa o matou? Porque suas obras erão más, e as de seu irmão, justas. - Bíblia JFA Offline PRO

      Excluir
  4. Onde está escrito em Gêneses 4 o que Deus exigiu de Caim e Abel e como deveria ser esta oferta? Muitos inferem (colocam) suas próprias interpretações nos texto bíblicos, e neste caso de Caim e Abel, existem verdadeiras pérolas de intepretações, mas nenhuma tem explicação do por quê Deus não ter aceito a oferta de Caim. Apenas nos versos posteriores(v 6 e 7) a não aceitação da oferta de Caim, é que Deus chama-lhe à atenção para o seu comportamento pós rejeição e não para a questão da oferta.

    ResponderExcluir
  5. Deus não aceitou a oferta de caim porque ele não procedia bem e tinha um coração mal o texto e bem claro se procederes bem não é certo que sérias aceito

    ResponderExcluir

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...