Dez Tipos de homens com quem uma mulher cristã não deve casar-se!
Texto base 2 Coríntios 6:14-16
Introdução
14. Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?
15. E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel?
16. E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.
O Jugo Desigual No Namoro, Noivado E Casamento (2 Co 6.14):
Jugos desiguais na vida:
I.O jugo desigual da fé: Um vive pelo que vê e outro pelo que espera. Um vive pelo material e o outro pelo espiritual, um vive no pecado da idolatria e o outro na santidade, um vive crendo que sexo é normal antes do casamento (ensino da TV) o outro quer se guardar para o casamento.
II. O jugo desigual do caráter: Um fala palavrão e obscenidades o outro fala da Palavra de DEUS, um vê o roubo e adultério como da vida de qualquer um outro vive segundo a Palavra de DEUS.
III. O jugo desigual da idade: Um deseja e dá muita importância ao sexo o outro não tem mais tanta necessidade disso e vê como supérfluo, um é esportista o outro está muito cansado, um tem muita experiência o outro é imaturo.
IV. O jugo desigual socioeconômico: Um foi criado em berço de ouro o outro foi criado solto pelas ruas, um muito estudado e culto o outro ignorante.
V. O jugo desigual e suas conseqüências nos filhos amanhã: Um filho se parece muito com o pai e outro muito com a mãe, um é separado para DEUS o outro um idólatra, um filho gosta da Igreja outro detesta e por isso se dividem
Hoje, eu conheço muitas amigas solteiras que gostariam bastante de encontrar o cara certo.
Algumas me dizem que as opções são escassas em suas igrejas, então, então se aventurado no mundo dos encontros online.
Outras desistem em desespero, imaginando se ainda resta algum cristão decente por aí.
Elas começam a questionar se deveriam baixar seus padrões para encontrar um par.
Meu conselho permanece: não se conforme com menos que o melhor de Deus. Muitas cristãs têm terminado com um Ismael porque a impaciência as empurrou para um casamento infeliz.
Por favor, aceite meu conselho paternal: você está muito melhor solteira do que com o cara errado!
Falando de “caras errados”, aqui estão os 10 tipos principais de homens que você deveria evitar ao procurar por um marido:
1. O incrédulo. Por favor, escreva 2 Coríntios 6:14 em um post-it e cole-o em seu computador do trabalho.
O texto diz: “Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça
E que comunhão tem a luz com as trevas?”.. Essa não é uma regra religiosa antiquada.
É a Palavra de Deus para você hoje.
Não permita que o charme, o visual ou sucesso financeiro de um homem (ou a disposição dele de ir à igreja com você) te leve a comprometer o que você sabe que é certo. “Namoro missionário” nunca é uma estratégia sábia. Se o rapaz não é um cristão regenerado, risque-o da sua lista. Ele não é o certo para você.
Ainda estou para encontrar uma mulher cristã que não se arrependeu de casar-se com um incrédulo.
2. O mentiroso. Se você descobrir que o homem com quem você namora tem mentido sobre o passado, ou que está sempre cobrindo seus rastros para esconder segredos de você, fuja para a saída mais próxima.
Casamento deve ser construído sobre um fundamento de confiança. Se ele não pode ser confiável, termine agora antes que ele te engane com uma decepção ainda maior.
3. O playboy. Eu queria poder dizer que se você encontra um cara legal na igreja, pode assumir que ele vive em pureza sexual. Mas esse não é o caso hoje.
Tenho ouvido histórias tenebrosas sobre solteiros que servem na equipe de música no domingo, mas agem como Casanovas durante a semana.
Se você se casa com alguém que estava dormindo por aí antes do seu casamento, pode ter certeza de que ele estará dormindo por aí depois do casamento.
4. O caloteiro. Há muitos cristãos firmes que experimentaram o fracasso conjugal anos atrás. Desde o divórcio, eles vêm experimentando a restauração do Espírito Santo e, agora, desejam casar-se novamente.
Segundos casamentos podem ser muitos felizes.
Mas se você descobre que o homem com quem namora não tem cuidado de seus filhos de um casamento anterior, uma falha falta foi exposta.
Qualquer homem que não pague por seus erros do passado ou sustente filhos de um casamento anterior não tratará você com responsabilidade.
5. O viciado. Homens de igreja que têm vícios com álcool ou drogas aprendem a esconder seus problemas – mas você não quer esperar até sua lua-de-mel para descobrir que ele é um bebum.
Nunca se case com um homem que se recusa a pedir ajuda por seu vício. Insista que ele consiga ajuda profissional e afaste-se.
E não entre em um relacionamento codependente em que ele afirma que precisa de você para ficar sóbrio. Você não pode consertá-lo.
6. O vagal. Eu tenho uma amiga que percebeu depois de casar-se com o namorado que ele não tinha planos de arrumar um emprego fixo.
Ele tinha elaborado uma ótima estratégia: ele ficaria em casa o dia todo e jogaria videogame, enquanto sua esposa trabalhadora labutava e pagava todas as contas.
O apóstolo Paulo disse aos tessalonicenses: “Se alguém não quiser trabalhar, não coma também.” (2 Ts 3: 10)
A mesma regra aplica-se aqui: se um homem não quer trabalhar, não merece casar com você.
7. O narcisista. Eu sinceramente espero que você encontre um rapaz que é bonito.
Mas, seja cuidadosa: se seu namorado gasta seis horas por dia na academia e regularmente posta fotos de seus bíceps no Facebook, você tem um problema. Não se apaixone por um cara egocêntrico.
Ele pode ser bonito, mas um homem que está apaixonado pela aparência e por suas próprias necessidades jamais conseguirá te amar sacrificialmente, como Cristo ama a igreja (Ef 5: 25).
O homem que está sempre se olhando no espelho nunca perceberá você.
8. O abusador. Homens com tendências abusivas não conseguem controlar sua raiva quando a situação esquenta. Se o rapaz que você namora tem a tendência de perder as estribeiras, seja com você ou com outros, não fique tentada a racionalizar seu comportamento.
Ele tem um problema e, se você se casar com ela, terá de navegar por esse campo minado todos os dias evitando desencadear outra explosão.
Homens irritados machucam mulheres – verbal e, às vezes, fisicamente. Procure um homem que seja gentil.
9. O crianção. Pode chamar-me de antiquado, mas eu suspeito de alguém de 35 anos que vive com seus pais.
Se sua mãe ainda está fazendo a comida, a limpeza e passando as roupas dele, pode ter certeza de que ele está parado no tempo.
Você está pedindo pro problemas se acha que pode ser esposa de um cara que não cresceu. Recue e, como amiga, encoraje-o a encontrar um mentor que possa ajudá-lo a amadurecer.
10. O controlador. Alguns cristãos pensam que casamento se trata de superioridade masculina.
Eles podem citar a Escritura e soar super-espirituais, mas, por trás da fachada de autoridade há profunda insegurança e orgulho que pode transformar-se em abuso espritual.
1 Pedro 3: 7 manda que os maridos tratem suas esposas como semelhantes. Se o homem com quem você namora te rebaixa, faz comentários degradantes sobre mulheres ou parece esmagar seus dons espirituais, recue agora.
O poder lhe subiu à cabeça. Mulheres que casam controladores religiosos frequentemente terminam em um pesadelo de depressão.
Se você é uma mulher de Deus, não venda sua primogenitura espiritual casando-se com um rapaz que não merece você.
A melhor decisão que você pode tomar na vida é esperar por um homem que se entregou a Jesus.
CONCLUSÃO
Não confunda Jugo com Julgo
A palavra jugo tem o sentido de submissão, opressão.
Exemplos da Bíblia:
“Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” (Mateus 11: 30).
“Estai pois firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a meter-vos debaixo do jugo da servidão” (Gálatas 5:1).
Possui ainda o significado de canga, junta de bois.
Exemplo da Bíblia: “Acontecerá, porém, que quando te libertares, então sacudirás o seu jugo do teu pescoço” (Gênesis 27: 40b).
Julgo é uma das formas verbais do verbo julgar (formar juízo crítico, decidir como juiz etc).
Exemplos da Bíblia:
“Vós julgais segundo a carne, eu a ninguém julgo” (João 8: 15).
“Todavia, a mim mui pouco se me dá de ser julgado por vós, ou por algum juízo humano; nem eu tão pouco a mim mesmo me julgo” (1 Coríntios 4: 3).
Muitos crentes usam estas desculpas para poderem namorar um descrente:
1 - Estamos simplesmente namorando. Não temos a intenção de nos casar.
2 - Ele (a) não é crente, mas é legal.
3 - Nós temos muita coisa em comum.
A serviço do REI
Pr. João Nunes e Juçara Nunes Machado
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!