As vezes ouvimos alguém dizer em desespero: "Onde este mundo vai parar?" Esse é um tipo de comentário que geralmente vem em resposta a um relatório do juízo final de algum tipo.
Você sabe o tipo que estou falando.
- As estatísticas mostram que as crianças são mais sexualizadas agora do que nunca, e que 70% deles terão relações sexuais antes de se formarem no colegial!
- Um novo relatório diz que cerca 45% das pessoas pensam que Deus quer que eles sejam felizes mais do que qualquer outra coisa!
- Um relatório de pesquisa mostra que a freqüência à igreja está em sua menor marca em 20 anos!
- Hoje, estudos indicam que as administrações presidenciais atuais são os governos mais anti-cristãos da era moderna!
O que aconteceu com os bons e velhos tempos, quando um cara pode deixar seu carro desbloqueado sem medo de ter seu aparelho de som roubado? O que aconteceu com os dias em que as crianças realmente respeitavam a autoridade? O que aconteceu com os bons e velhos tempos em que os jovens, se tratavam uns aos outros com cortesia, ao invés apenas de tentar uma noite de sexo juntos?
Atrevo-me a dizer que em muitos shows conservadores de televisão e programas de rádio e blogs e podcasts, perpetuar a pergunta "onde este mundo vai parar?". Não é incomum para os anfitriões de programas de rádio passarem três horas lamentando a decadência moral no mundo.
Mas não devemos ficar chocados ou desanimados. O mundo está vindo a exatamente o que Jesus disse que viria, e isso realmente nos dá muita esperança.
Um mundo sem Deus
A simples realidade é que vivemos em um mundo sem Deus. Claro, eu não quero dizer que não há um Deus, ou que o Deus vivo e verdadeiro não está ativo em nosso mundo. Quero dizer que o estado natural de cada pessoa é maldade e impiedade. Sempre foi assim, e sempre será assim.
Em Gênesis 6.5 , Deus olhou para baixo na terra, e ficou aflito com o que viu:
O Senhor viu que a maldade do homem era grande na terra, e que toda a intenção dos pensamentos de seu coração era só má continuamente.
Deus trouxe o dilúvio sobre a terra, porque a maldade do homem era grande. Cada intenção, cada desejo, cada pensamento, inclinava-se para o mal. Não soa tão diferente de hoje, não é?
Atos 17.16 diz:
E, enquanto Paulo os esperava em Atenas, o seu espírito se comovia em si como ele viu que a cidade estava cheia de ídolos.
Como Paulo atravessou a cidade de Atenas, ele se tornou consciente de que o cidade estava absolutamente embalada com falsos deuses. Atenas não era uma cidade virtuosamente moral. Era uma cidade cheia de idolatria.
Quando vemos o mal e a maldade no mundo, não devemos jogar entrar em desespero. Não devemos ficar chocados ou surpreendidos. O mal e a maldade não são uma anomalia; é a norma. O mal que vemos no mundo não é um fenômeno novo. Não é como se as coisas de repente têm ficado fora de controle nos últimos 50 anos. A maldade tem sido prática corrente desde que Caim matou Abel.
Então, por que é que isto nos dá esperança? Aguente. Eu estou chegando lá.
Ele vai piorar
Não ser uma Debbie Downer (personagem americana que só traz pessimismo e negatividade em tudo o que fala), mas as coisas vão piorar. Antes de Jesus voltar, a maldade vai aumentar no mundo. Falando dos últimos dias, Jesus disse:
E porque iniquidade será aumentado, o amor de muitos esfriará. Mateus 24.12
A ilegalidade, a maldade e impiedade não vão diminuir; elas vão aumentar. Na verdade, elas estão aumentando a tal ponto que muitos cristãos estão vendo o seu amor por Cristo esfriando. Isso é muito sério e tenso. Ao contrário do que os Beatles proclamaram, as coisas não estão ficando melhor a cada dia. Não ficará melhor; vai piorar.
Em 2 Tessalonicenses 2.9-11 , Paulo falou do "homem do pecado":
A vinda do iníquo é pela atividade de Satanás, com todos os sinais e maravilhas do poder e falsas, e com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para serem salvos.
Em algum ponto, o "iníquo" virá, e ele virá com poder, com falsos sinais e maravilhas. Ele vai ser tão impressionante, tão poderoso, que muitos incrédulos serão enganados por ele. A maldade promovida e perpetuada pela iníquo será em uma escala colossal doentia.
Já ruim, e vai ficar pior. Mas não desespere. Há boas notícias.
Não se desespere
A boa notícia é que, apesar do mundo se encher da maldade, o evangelho de Jesus Cristo continuará salvando os pecadores! Sim, o mal é poderoso, mas Jesus é bem mais poderoso! Sim, Satanás anda em derredor, rugindo como leão, mas Jesus é o grande assassino do leão. Jesus incentivou Pedro que a igreja não seria superado, e iria até ficar contra o próprio inferno:
E eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Mateus 16:18
Jesus não está particularmente preocupado com o mais recentes relatórios, ou estudar o crescimento da igreja, ou o estado de mídia de entretenimentos. Ele vai construir sua igreja, e não há absolutamente nada que possa impedi-lo.
Mesmo quando Jesus falou sobre o pico de ilegalidade, ele também prometeu que o evangelho seria proclamado em todas as nações:
E este evangelho do reino será proclamado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim. Mateus 24:14
E quando o grande homem do pecado aparecer, Jesus vai cuidar dele também:
E, em seguida, o iníquo será revelado, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca e trazer a nada pela aparência da sua vinda . 2 Tessalonicenses 2:8
Quando Jesus voltar, ele vai dizimar totalmente o homem do pecado. Adeus, iníquo! O Rei Jesus chegou!
Não perca a esperança
Deveríamos estar preocupados com a crescente imoralidade nas escolas e na televisão, e na política? Claro. Se for caso disso, devemos ficar por justiça. E, claro, devemos instruir nossos filhos como pensar biblicamente sobre o pecado que certamente irá encontrar.
Mas se estamos constantemente indignados, revoltados, desanimados, ou em pânico, então não estamos preparados para entender o mundo sombrio que a Bíblia fala que será o futuro bem próximo.
Sim, é ruim. Sim, isso vai piorar. Mas o evangelho continuará a triunfar, Jesus permanecerá no trono, e Jesus vai finalmente livrar o mundo da maldade.
Fonte: Stephen Altrogge
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!