Unico SENHOR E SALVADOR

Unico SENHOR E SALVADOR

quarta-feira, 27 de junho de 2018

Teologia Cessacionista: Nadar e dirigir é perigoso… para quem não sabe nadar e dirigir


Julio Severo

O homem que não tem a experiência de natação vê como extremo perigo nadar em cachoeiras e outros lugares. Ele tem como base sua própria experiência — se ele tentar nadar nesses lugares, ele se afoga.

Ele pode usar também o exemplo de pessoas que morreram afogadas em mares, lagos, cachoeiras e rios para mostrar que nadar é perigoso. De fato, não faltam exemplos de mortes por afogamento. Ele tem abundantes exemplos para desestimular as pessoas de nadar.

Isso significa que deve haver cessação de toda natação?

O mesmo caso ocorre com o volante. Há um número anual muito grande de pessoas que morrem por acidentes de automóveis. Quem não sabe dirigir pode usar os numerosos casos de acidentes de trânsito como prova de que deve-se banir pessoas do volante.

Isso significa que seres humanos não foram feitos para dirigir? Isso significa que deve haver cessação de motoristas e veículos?

De forma alguma. Mesmo que nadar e dirigir impliquem em riscos, a atitude correta é o nadador e o motorista se aperfeiçoarem na experiência de nadar e dirigir. Banir não resolve o problema; apenas remove opções necessárias.

Aplico o exemplo da proibição de nadar e dirigir à teologia cessacionista, que busca proibir na vida cristã a experiências de dons sobrenaturais do Espírito Santo. Assim como é ridículo alguém que não sabe nadar e dirigir querer impor leis e proibir pessoas de nadar e dirigir, inclusive com teorias contra nadar e dirigir, assim também é ridículo teólogos que não têm nenhuma experiência dons sobrenaturais do Espírito Santo imporem doutrinas humanas e proibirem cristãos de ter esses dons, inclusive com teorias teológicas mirabolantes contra esses dons.

Como tudo o mais na vida que é necessário e importante, o uso dos dons pode implicar em riscos, assim como nadar e dirigir sempre implicam riscos. Mas o caminho certo não é evitar nadar, dirigir e ter dons sobrenaturais do Espírito Santo. O caminho certo é aprender direito e se aperfeiçoar nessas experiências necessárias.

Se os dons sobrenaturais não fossem necessários para equipar a igreja, Jesus não os teria dado aos seus primeiros apóstolos e ele não os daria hoje.

Negar que Jesus dá hoje esses dons usando como base a falta dessa experiência nos críticos ou usando os casos bizarros é a mesma coisa que criticar a experiência de nadar e dirigir usando como base a falta de experiência dos críticos e casos horrendos de afogamentos e acidentes de trânsitos.

Proibir as pessoas de nadar e dirigir vai com certeza evitar quase 100 por cento das mortes por afogamento e acidentes de trânsito, mas vai trazer inúmeros outros problemas.

Proibir experiências de dons sobrenaturais, inclusive revelação e profecias, na igreja vai com certeza evitar casos bizarros, mas vai trazer inúmeros outros problemas, inclusive deficiência espiritual.

Só os imaturos, os medrosos e os covardes proíbem as pessoas de dirigir, nadar e ter dons sobrenaturais.

Aprenda a dirigir muito bem.
Aprenda a nadar bem no Rio do Espírito Santo.
Aprenda a nadar bem no seu dom.
Aprenda a deixar o Espírito Santo guiar e dirigir sua experiência de dons sobrenaturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, comente!!
Porém...
Todo comentário que possuir qualquer tipo de ofensa, ataque pessoal e palavrão, será excluído sem aviso prévio!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...