"Ora, para aquele que está entre os vivos há esperança
(porque melhor é o cão vivo do que o leão morto)."
Um passeio pelo universo da 'santidade' popular cearense
Percursos Urbanos vai ao cemitério conhecer histórias de mortos "beatificados" pela população
Para um católico praticante, devoção a um santo envolve uma pluralidade de ritos. Alguns usam medalhas com a imagem ou reservam um espaço parecido com um altar caseiro para a estatueta do santo de devoção.
Outros fazem novenas, rezam, frequentam as missas celebrativas do dia do padroeiro ou mesmo a paróquia que leva seu nome.
Outros fazem novenas, rezam, frequentam as missas celebrativas do dia do padroeiro ou mesmo a paróquia que leva seu nome.
Os túmulos da menina Lúcia e o de Cleidimar Medeiros Dantas recebem, semanalmente, devotos no Cemitério São João Batista, em Fortaleza |
Mas e quando esses santos não são os legitimados pela Igreja Católica?(Idolatria absurda!)
Para conhecer as histórias dos mortos santificados pela fé popular, o Centro Cultural Banco do Nordeste, através do programa Percursos Urbanos, promove roteiro temático em direção ao Cemitério São João Batista, a partir das 15h de hoje. Ou seja, promove ainda mais a idolatria!
Para conhecer as histórias dos mortos santificados pela fé popular, o Centro Cultural Banco do Nordeste, através do programa Percursos Urbanos, promove roteiro temático em direção ao Cemitério São João Batista, a partir das 15h de hoje. Ou seja, promove ainda mais a idolatria!
Dois túmulos se destacam no sentido da beatificação dos falecidos:
o da menina Lúcia (1915 - 1917), falecida cinco dias antes do seu aniversário,
e o de Cleidimar Medeiros Dantas (1955 - 1970), atropelada pelo tio.
Ambos recebem cerca de 40 pessoas toda segunda-feira.
Aonde estas pessoas arrumaram poder intercessor para defunto?
Em frente às suas sepulturas, já se encontram placas de mármores agradecendo pelas "graças concedidas". Os fieis também levam velas, flores e quadros. De acordo com os funcionários do cemitério, muitos visitantes dos jazidos vêm na busca pela cura de doenças, aprovação em concursos, melhorias na situação financeira, dentre outros pedidos.
"No passado vocês já gastaram tempo suficiente fazendo o que agrada aos pagãos. Naquele tempo vocês viviam em libertinagem, na sensualidade, nas bebedeiras, orgias e farras, e na idolatria repugnante.'
Hierofanias
A visita integra o projeto "Hierofanias" (a manifestação do sagrado), realizado pelos dois mediadores do roteiro, Rafael Limaverde e Henrique Viudez. "Somos dois artistas muito interessados tanto pelas histórias dos santos populares, como pela imagética em tornos dos túmulos, das histórias, do ritual", explica Limaverde, que também é xilogravurista e ilustrador.
No momento, volta sua produção para desenhos, pinturas, gravura e assemblages, cujo tema principal é a cosmovisão religiosa, baseada na simbologia, no imaginário, e na experiência transcendental humana.
Tinha que ser mesmo baseada nessas tolices de Nova Era pois na Bíblia não há respaldo nenhum!
"Hierofanias" começou como uma pesquisa contemplada pelo interior do Ceará com o objetivo de registrar as histórias dos santos populares da região do Cariri, Inhamuns e Ibiapaba.
O produto final é o documentário "Hierofanias Populares", que conta a história de mulheres beatificadas não-oficialmente em mais de 20 municípios cearenses. "A religião católica tem uma tradição forte de mártir. Muitos santos foram santificados por conta das torturas e do sofrimento que passaram.
Assim sendo, dentro deste conceito, até mesmo um ateu pode ser beatificado!
No Sertão, isso também acontece. São muitas histórias trágicas, na maioria de mulheres. Tem história de escravas, de meninas", detalha Rafael Limaverde. "A população se identifica com aquela figura e acende vela, faz ex-voto, amarra fita". O filme poderá ser assistido na volta da visita.
E JESUS fica onde nessa miscelânea?
Na opinião do pesquisador, a visita revela o sagrado instituído pelo povo, presente em um lugar onde é possível exercer a liberdade religiosa. Para ele, o ritual de sacralização é reconstruído pelos devotos sob novas óticas, que criam para si um poder que tira da Igreja o monopólio de manipulação e instituição do santo ou imaculado.
Idolatria não passa de um joguete de poder!
"Mas os covardes, os incrédulos, os depravados, os assassinos, os que cometem imoralidade sexual, os que praticam feitiçaria, os idólatras e todos os mentirosos — o lugar deles será no lago de fogo que arde com enxofre. Esta é a segunda morte".
Irineu Siqueira Neto
Está vendo agora o fetiche que a igreja católica nutre pelos mortos? E este é um motivo principal que se deve o crescimento do espiritismo kardecista no Brasil.
Pois a rebeldia é como o pecado da feitiçaria, e a arrogância como o mal da idolatria. Assim como você rejeitou a palavra do Senhor, ele o rejeitou como rei".
Como o nosso país é uma nação majoritariamente católica, infelizmente, que ensina a intercessão comunicação e poder dos mortos, nada mais natural que o fiel católico queira buscar outra religião que atende a este anseio espiritual que todo ser humano possui dentro de si, de e contactar para com DEUS!
E o espiritismo com sua necromancia profissional é uma armadilha para as pessoas, que erram por não conhecer a DEUS e nem a Escritura que proíbe essas práticas.
E o espiritismo com sua necromancia profissional é uma armadilha para as pessoas, que erram por não conhecer a DEUS e nem a Escritura que proíbe essas práticas.
Todo esse panteão de santos católicos e pessoas ditas santas como a da matéria, inclusive Maria, nada passam de necromancia velada.
Na Bíblia não existe respaldo algum para a função que o catolicismo proporciona aos santo, pois:
Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus,
o qual se entregou a si mesmo como resgate por todos. Esse foi o testemunho dado em seu próprio tempo.
1 Timóteo 2:5,6
Se existe só um Mediador, o que são os santos??!! Nada!!
"Por isso, meus amados irmãos, fujam da idolatria." 1 Coríntios 10:14 |
A Palavra de DEUS de Gênesis a Apocalipse condena a idolatria. Todos os povos idólatras que estão descritos na Sagrada Escritura, foram alvejados pela justa Ira de DEUS.
Daí vem a minha indagação, seria a idolatria a causa da seca no Nordeste?
Será que depois de todos estes anos de um sofrimento atroz na seca inclemente, alguém ainda não se apercebeu que devem estar fazendo algo errado?
A solução para a seca nordestina é arrependimento e se voltar para DEUS em CRISTO JESUS, sem intermediários ou ídolos de barro, madeira ou invenções da crendice popular!
"Não sejam idólatras, como alguns deles foram, conforme está escrito...".
os versículos em destaque estão em cores muito ruins de se ler
ResponderExcluirPrezado Barreto, confira a atualização do post!
ExcluirE muito obrigado pelo aviso!
A BIBLIA AFIRMA LIERALMENTRE QUE A IDOLATRIA PRODUZ SECA,OK
ResponderExcluir38. Cairá a seca sobre as suas águas, e elas secarão; pois é uma terra de imagens esculpidas, e eles pelos seus ídolos fazem-se loucos.
Excluir(Jeremias, 50)
A BIBLIA AFIRMA LIERALMENTRE QUE A IDOLATRIA PRODUZ SECA,OK
ResponderExcluirAcredito que não é somente o fator idolatria que a causa, acho que tem mais "causas".
ResponderExcluir- Idolatria (sim, pq não?!;)
- Mal uso dos recursos naturais, e destruição da fauna e da flora local; (porque não?)
- Falta de apoio por parte dos governantes, vide no deserto de Arava em Israel, frutas e legumes são colhidos devido ao bom uso da ciência e tecnologia e o mais importante, há o interesse por parte das autoridades, isso ocorre em terras tupiniquins?
Idolatria existe no Brasil inteiro (nem sei como o Criador ainda não sacudiu esse país),mas, se fosse só ela a causa, o país inteiro seria um verdadeiro deserto do Saara, é que tem mais causas envolvidas!